TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

23*O período já sabe a (quase) recesso

Porto Alegre Ano 4 # 1238

Abro essa blogada na antevéspera de natal com a apresentação de uma alteração de proposta editorial. Anunciara para hoje a publicação dos textos aquinhoados com o presente de natal deste blogue. Por modificações de pauta editorial só farei isso no domingo. Isso aumenta as possibilidades de mais leitores se candidatarem ao prêmio. Sábado, 12 hora, passa a ser a data e hora limite. Já há quatro ganhadores. Aos interessados em ganhar o livro A Ciência é masculina? autografado vale conferir o regulamento em Algo apetecível para um domingo, com um desafio, na edição 1222 de 06DEZ1009. Há ainda 16 exemplares destinados a ser um presente .

Minha denúncia de ontem não teve a repercussão que eu esperava. Houve um muito bem posto comentário daquele que foi cognominado comentarista ‘estrela’ deste blogue por outra leitora: O Marcos Vinicius Bastos foi contundente: “Não vejo palavras melhores para descrever essa ação da CMPC Celulose Riograndense do que ‘lobos em peles de cordeiro’. Por um acaso nós abriríamos a porta de nossas casas a um conhecido bandido, portando uma arma na cintura, só por que ele pediu "com licença"? É a mesma situação que temos agora: é um bandido conhecido, querendo minar nossas riquezas minerais e usar extensas quantidades de terra para criar desertos de eucaliptos, sendo que esse espaço poderia ser utilizado na plantação de alimentos. Qual a maior necessidade da população paupérrima no Rio Grande do Sul: papel ou comida?

A querida leitora Carina Viegas, minha ex-aluna da Unisinos e educadora muito competente, enviou mensagem para sua lista de cerca de meia centena de participantes tendo como assunto ‘denúncia de degradação ambiental’ dizendo: “Pessoinhas queridas que estão entre meus contatos, mesmo sabendo que a semana é de festividades, não posso deixar de contribuir com uma pessoa que me é de extrema importância. Esta manhã li um pedido muito especial de meu professor e resolvi compartilhar essas informações com todos vocês. Poderia apenas explicar rapidamente e mandar o link do Blog dele para que vocês lessem tudo na íntegra, mas, sabemos que nem todos abrem links anexados em e-mails, por isso, copiei o texto e colei no corpo deste e-mail para que todos possam saber do que realmente se trata essa denúncia que diz respeito a todos nós. Ainda assim, ressalto que, para quem se interessa por ciência, vale a pena acessar esse Blog, riquíssimo em Alfabetização Científica, desse queridíssímo mestre, que compartilha seus saberes e fazeres com todos nós. Um grande abraço a todos, com votos de que as festividades da semana sejam de muita paz e harmonia e que 2010 nos mantenha vigilantes para com a nossa Grande Casa! Se puderem, repassem essa denúncia a todos os seus.”

Carina muito querida, dois obrigados: o primeiro pelas palavras generosas que tens para mim. Comoves-me. O segundo, tua linda adesão para que cuidemos mais de nossa casa.

E quem não leu a edição de ontem, um convite: ultrapasse essa edição e olhe É tempo de Paz, mas é preciso denunciar. O assunto parece ser de utilidade pública.

O período já sabe a recesso natalino. Mesmo que esse ‘legalmente’ só comece amanhã, sentimos o gosto do período. Ontem recebi, mais de uma mensagem do tipo: ‘Prezad@ coleg@ Estarei sem acesso ao email até segunda-feira, dia 4 de janeiro. Tão logo seja possível, responderei sua mensagem. Um abraço, xvx’. Uma mensagem assim também traduz a sabedoria de pessoas que se desligam do computador por uns dias, algo que ainda não sei fazer. Claro que isso traduz leitores a menos nesses dias.

Mesmo eu me estranhei ontem em mais de um momento em ações (quase) de recesso: pela manhã quando recebi visita querida do Bernardo, convidei-o para chimarrearmos no jardim. Aliás, esse jardim recebeu lindas petúnias e gerânios, de uma visita ‘na hora do almoço’ a floriculturas com um trânsito já quase caótico. Também me presenteei -- não sem culpas -- com gostosos momentos de leitura de Teoria da viagem, poética da geografia – um livro muito recente do filósofo Michel Onfray. Antecipo que no sábado será essa a dica de leitura.

A marca de nossa inserção no espírito natalino está traduzida na maneira como inicio a edição de hoje: “Abro essa blogada na antevéspera de natal”. Qual é outra data que nos referimos como ‘antevéspera’? Repito religiosos ou não, estamos imerso em um mundo religioso. Ou mundo mí(s)tico?

Sempre me dou conta que uma vez todos nós acreditamos em papai noel. Esse mito, quando se esboroou representou um pouco a perda da inocência. Outros plantados com ele subsistiram/subsistem. O significativo é que esse, mesmo perdido, voltamos a semear em nossos descendentes. Por quê?

A propósito de Papai Noel ainda nesse recesso natalino quero trazer algo acerca dessa figura que nos envolveu / envolve / envolverá. Mas, isso fica por outro momento.

Por ora uma muito boa quarta-feira. À noitinha participo de confraternização com colegas dos Programas de Pós-Graduação do Centro Universitário Metodista - IPA. A noite um momento familiar importante: a chegada da Júlia e do Benjamin, desde Paris, para estarem conosco nas festas que se avizinham.

Um convite especial: amanhã receberem minha mensagem muito especial preparada para a data.

4 comentários:

  1. Querido Chassot,
    Sua foto ficou ótima! Fiquei olhando teus livros e estou feliz, pois tenho, li/leio todos. Esta idéia de presentear os participantes com A Ciência é Masculina? Foi genial, mesmo porque esta obra é excelente. Lembro que eu e meu aluno Marcus escrevemos um trabalho sobre o papel das mulheres na ciência e submetemos para apresentação em congresso e foi um sucesso. Todos sempre tinham alguma pergunta para nos fazer. Para nossa escrita nos baseamos neste livro( A Ciência é masculina?) que tem uma leitura muito especial.


    Estarei aguardando a sua mensagem natalina muito especial. Até amanhã.

    ResponderExcluir
  2. Muito querida Joélia,
    Obrigado pelo teu ‘retorno’ a esta blogue.
    Ainda é tempo para te candidatares a um Ciências Masculina? Mesmo já o tenhas. Alegra-me saber que tenhas (e os leias e trabalhe em sala de aula) todos os seis que estão na abertura do blogue.
    Certamente vais gostar da mensagem natalina de amanhã. Será muito bonita,
    Votos de alegrias pelas festas,
    Um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Mestre Chassot, que triste que não houve grande repercursão da denúncia de ontem, mas que bom que fizemos a nossa parte.
    Estava esperando os textos que também serão agraciados com um livro seu, livro que, aliás, eu já possuo, pois ganhei-o na ocasião em que o Rafael e eu fomos à Morada dos Afagos.
    O espírito natalino já nos envolve, e mesmo para os mais críticos, não há como desvencilhar-se dele. Esperemos pela meia-noite de amanhã.
    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Marcos,
    Estamos fazendo a nossa parte, como o beija-flor da parábola, Os textos sairão domingo. Vou no dia da formatura dar-te um outro livro (Educação conSciência), pois já tens aquele que fora o prêmio.
    Aproveito para desejar, a ti e aos teus, muitas alegrias nos dias de festas que vivemos e que 2010 seja pleno de realizações, às quais associemos juntos redobrados cuidados com o Planeta.
    Uma boa noite,
    attico chassot

    ResponderExcluir