TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 30 de outubro de 2011

30.- Sob/sobre jacarandás

Ano 6

www.professorchassot.pro.br

Edição 1914

Desde ontem, graças à minha nora Carla Scandar, coadjuvada pelo meu filho Bernardo, minha página pessoal, com novo endereço, voltou a circular. Obrigado a ambos. Assim, está disponível www.professorchassot.pro.br a todos.

Uno-me a milhões de pessoas que no Planeta, especialmente no Brasil, rezam/torcem/enviam eflúvios ao ex-Presidente Lula para que supere sua doença. A notícia, que recebemos no começo da tarde de ontem, toldou de tristezas o sábado ensolarado.

Neste ano, como em anos anteriores, já falei muitas vezes em um dos ícones dos outubros de Porto Alegre: os JACARANDÁS. Ainda na quinta-feira, quando comentava aqui o novo jornal que a cidade ganhava. eles eram assuntos em texto e foto. Há uma matéria promocional da Feira do Livro que fala nos encontros de livros e leitores que ocorrem a cada outubro sob os anosos jacarandás da Praça da Alfândega.

Eu desfruto um privilégio especial: nesta quadra do ano, vivo sobre os jacarandás. Evidencio isto em algumas fotos que tomei esta semana deste a minha Morada dos Afagos. Elas querem mostrar como o tintar arroxeado torna a cidade ainda mais linda.











Mas nas calçadas de minha rua, se está sob os jacarandás e então pisamos sobre as suas flores caídas e estas são, de vez em vez, causadoras de repetidas quedas aos transeuntes.


Assim nestas fotos, além de alerta aos passantes das calçadas inseguras, homenageio cada uma e cada um que vive distante de Porto Alegre, e deve sentir saudades dos jacarandás, como é a situação de Guilherme Neykova que mora em Brixton, Newham no Reino Unido e é leitor deste blogue. A todos um bom domingo e que os jacarandás sirvam para colocar redes imaginárias para embalar os melhores sonhos.

11 comentários:

  1. Caro Chassot,

    ainda ontem a Ana estava comentando comigo sobre como estão lindos os jacarandás. Também tenho o privilégio de morar numa rua que forma tapetes de flores sobre as calçadas. Bom ressaltar aqui que esses jacarandás se fazem presentes por toda a cidade de Porto Alegre, RS, Brasil.

    Bom domingo!

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,
    Conheço PA arroxeada de jacarandás e, em alguns lugares, estas árvores contrastam com ipês amarelos que têm sua floração marcada para a mesma época talvez para aproveitar a complementaridade roxo/amarelo e deslumbrar o transeunte. Parabéns pelas fotos e bom domingo. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. Querido Prof. Chassot,

    Parabéns pelas fotos que mostram tão belíssima coloração dos jacarandás! Ainda não tive a satisfação de conhecer a tua Porto Alegre, daqui de casa somente meu esposo Vladimir o e meu filho Vítor já tiveram esse privilégio. Acho que após o mestrado darei uma voltinha por aí com minha filha Vitória.

    Abraço carinhoso,

    Aldalúcia

    ResponderExcluir
  4. Muy querido Profesor Chassot,
    ¡Preciosas las flores y muy bien logradas las fotos! Un saludo a la distancia,

    ResponderExcluir
  5. Muito querido colega Garin,
    que bom que a Porto Alegre que adotamos nos encanta, também com jacarandás,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Muito amigo Jair,
    colega de blogares.
    Obrigado pela apreciação dos jacarandás

    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Muito querida colega Aldalúcia,
    tomara que muito breve tu e a Vitória possam conhecer Porto Alegre e suas diferentes florações.
    Um afago

    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Muito querida Matilde,
    primeiro celebro tua volta a este blogue depois de meses. Isto é muito bom. Depois agradeço a tua preciosa avaliação de nossos jacarandás, que não se existem no teu Equador,
    Com continuada admiração

    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Ave Mestre,

    "A thing of beauty is a joy for ever".

    Os jacarandás estão maravilhosos.

    Espero que o guapuruvu da minha janela ainda tenha flores quando vieres tomar um chá aqui em casa. Dia 09/11, confirma?

    Grande abraço,
    Guy

    ResponderExcluir
  10. ...em tempo, a frase em inglês é do Keats!

    ResponderExcluir
  11. Meu caro Guy,
    para um biólogos ‘meus’ jacarandás são algo de rara beleza.
    Com estima

    attico chassot

    ResponderExcluir