TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 8 de março de 2011

08. – Mulheres: homenagem sempre merecida

Porto Alegre * Ano 5 # 1678

Mais que ser carnaval, hoje é uma data muito especial. É o dia de homenagear – merecidamente – as mulheres. Divido minha homenagem em duas dimensões: uma universal e outra pessoal.


Na primeira, rendo meu preito às operárias de uma fábrica de tecidos, de Nova Iorque, que no dia 8 de março de 1857fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.

Na dimensão pessoal, rendo emocionado minha homenagem a todas as mulheres que das mais diversas maneiras estiveram/estão/estarão em minha vida.

Lembro minhas duas avós, minha mãe, minhas duas irmãs, minhas filhas e noras, minhas netas, minhas tias – destas de uma maneira muito especial a tia Rosinha, com quem morei logo que vim para Porto Alegre –minhas primas, a mãe dos meus filhos e minha ex-sogra e ex-cunhadas, a Gelsa – minha esposa, a minha sogra, cunhadas e sobrinhas.

Um reconhecimento especial àquelas mulheres que trabalh(ar)am em minha casa e aquelas que, enquanto exerci função de direção me ajudaram nos meus fazeres.

Minha primeira professora e todas as outras professoras. Minhas ex-alunas e alunas e de maneira especial, minhas orientandas (ex e atuais).

As minhas amigas do Orkut e do Facebook. E por último, mas não menos importante: um acarinhamento especial as minhas leitoras, em especial as que me acompanham já há um tempo nesse blogue, musas inspiradoras das blogadas de cada dia.

Por cada uma das recordadas e das muitas que não mencionei tenho muita gratidão.


6 comentários:

  1. Olá professor, bom dia!
    Inicialmente, obrigada pela homenagem ao Dia Internacional da Mulher!!! Ah, adorei o "memórias de um mestre bloguista".
    Tenha um bom restinho de feriado!
    Um abraço da sempre leitora
    Ieda (igiongo@univates.br)

    ResponderExcluir
  2. JOSÉ CARNEIRO escreveu:
    Carissimo amigo:

    Bela e envolvente homenagem às suas e a todas as mulheres do mundo. Faço coro com o amigo. Elas merecem.
    Grande abraço,

    José Carneiro

    ResponderExcluir
  3. Muito querida Ieda,
    minhas queridas leitoras como tu, são extensamente homenageadas por mim hoje.
    Tu mereces. Obrigado pela sugestão quanto ao nome do livro. Como vês a escolha é difícil e os leitores se dividem.
    Um bom saldo de feriado
    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Meu querido amigo José,
    realmente elas merecem. O pagão continua sem nome e os leitores como eu se dividem em sugestões. Ontem houve uma proposta de ‘conversas de bodega’.
    Um bom saldo destes dias momescos, agora que temos no brasil um santo vivo: o venerável rei Roberto Carlos.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Atrasada, mas li!
    =]
    E, carinhosamente agradeço pela parte que me toca.

    ResponderExcluir
  6. Thaiza, minha queridíssima leitora e Mulher fabulosa,
    a tua parte estava explicita. Que bom que a recolheste.
    Um afago
    attico chassot

    ResponderExcluir