TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 20 de março de 2011

20.- Para um domingo: o humor paroquial

Porto Alegre * Ano 5 # 1690

A blogada dominical abre com votos de um agradável outono para os leitores do hemisfério Sul e o uma igual primavera para aqueles do hemisfério Norte. Como já se faz tradição aqui, para os da região equatorial o desejo que os dias tórridos sejam abrandados por brisas frescas. Neste período sempre vemos adequação do nome da estação para os de língua inglesa: fall, pois as caducifólias já se tintam de amarelo, para logo os pisos se fazerem revestido de um tapete foliar.

Um domingo para um recesso também de temas mais árduos. Não podemos esquecer as tragédias que nos impactam, mas as lides acadêmicas podem ser minimizadas ou até dispensadas.

Eis um bom desopilante. Aqueles que foram leitores de Seleção de Reader’s Digest, conheceram os calhaus (aqueles textos que se colocava para aproveitar os saldo de páginas): Por exemplo: Piadas de caserna ou Rir é o melhor remédio. Hoje, é esse o mote para que tenhamos todos um ótimo domingo.

Estes avisos paroquiais foram fixados nas portas de igrejas, todos eles são reais, escritos com boa-vontade e má redação.

AVISO AOS PAROQUIANOS
* Para todos os que tenham filhos e não sabem, temos na paróquia uma área especial para crianças.
* O torneio de basquete das paróquias vai continuar com o jogo da próxima quarta-feira. Venham nos aplaudir, vamos tentar derrotar o Cristo Rei!
* Quinta-feira que vem, às cinco da tarde, haverá uma reunião do grupo de mães. Todas as senhoras que desejem formar parte das mães, devem dirigir-se ao escritório do pároco.
* Na sexta-feira, às sete hora, os meninos do Oratório farão uma representação da obra Hamlet, de Shakespeare, no salão da igreja. Toda a comunidade está convidada para tomar parte nesta tragédia.
* Prezadas senhoras, não esqueçam o próximo bazar para beneficência. É uma boa ocasião para se livrar das coisas inúteis que há na sua casa. Tragam seus maridos!
* Assunto da catequese de hoje: Jesus caminha sobre as águas.
* Assunto da catequese de amanhã: Em busca de Jesus.
* O coro dos maiores de sessenta anos vai ser suspenso durante o verão, com o agradecimento de toda a paróquia.
* O mês de novembro finalizará com uma missa cantada por todos os defuntos da paróquia.
* O preço do curso sobre Oração e Jejum não inclui as refeições.
* Por favor, coloquem suas esmolas no envelope, junto com os defuntos que desejem que sejam lembrados.

Recebi estes avisos de minha colega Maristela Padilha: os agradecimentos foram assim: Pra secretária do padre, pra que tu mandou esses avisos pra mim? Já sei tudo iço ou tu non sabe que eu vivo em cima do padre, Irmam Bentinha

2 comentários:

  1. Ave Chassot,

    ridendo castigat mores!

    Rolei de rir.

    Grande abraço,
    Guy.

    ResponderExcluir
  2. Muito querido Guy,
    bem posta a máxima que trazes que uns atribuem a Esopo, outros a Fedro ou a La Fontaine.
    Realmente há uns avisos paroquiais gostosos e como se diz que “rir não é uma formar de desprezar a vida, sim homenageá-la!”
    A admiração do

    attico chassot

    ResponderExcluir