TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 13 de novembro de 2011

13.- Um domingo com registros sabáticos.

Ano 6 *** www.professorchassot.pro.br

*** Edição 1928

Se ontem me blasonava aqui com o sucesso da edição de sexta-feira catalisado pelo simpático 11.11.11, devo dizer que a manchete “Uma dica de leitura apimentada”, muito menos “Teresa, namorada de Jesus” e/ou “Santa Teresa d’Ávila” que deram a este blogue chamada na primeira página do Google, quando a busca era por esta personagem, trouxe leitores.

Os quase meio milhar de sexta-feira transformaram-se numa magra centena no sábado. E, convenhamos: esta era uma edição sabatina muito mais produzida. Mas um dia é da caça, outro é do caçador.

Neste domingo, honro a tradição de blogadas curtas. Limito-me a trazer registro de reencontros de amigos que já faziam saudades. Adito a chegada de ampliação de amizade reais, que nem de longe têm a velocidade das amizades virtuais.

No meio da manhã de céu azul esplendoroso recebi nos jardins da Morada dos Afagos o meu Enrique del Pércio, professor de Filosofia Social em universidades argentinas e em vários países. Ao chimarrear trocamos figurinhas’ sobre indisciplinaridade, Ciência e gênero, História da Igreja, Filosofia do futebol. Recebi também a notícia da morte recente de Oswaldo Filidoro, outro filósofo argentino que já acolhera em minha casa.

Já passava do meio dia quando o Enrique e eu recebemos o Gustavo Silveira Borges, aluno de

doutorado na Universidade de Buenos Aires na área jurídica e tradutor de livro do Enrique. Foi um privilégio conhecer um porto-alegrense quase vizinho meu.

Passava das 13 h, quando encontramos a Isabel Rosa Cabral (na mesa a minha direita), uma doutora em Genética da Universidade Federal do Pará. A Isabel está desde terça-feira em Porto Alegre e programáramos encontros, mais de uma vez postergado. Assim acertamos nos encontrar neste sábado. Fomos, então, Enrique, Gustavo e eu a restaurante onde nos aguardava, com a

também belenense Milena Veloso, uma psicóloga que faz doutorado sanduiche na UFRGS. Os cinco tivemos um saboroso papo indisciplinar, pois cinco éramos ‘insatisfeitos’ nas limitações de nossas ‘disciplinas’. Muitos assuntos nos reuniram num almoço que poderia se prologar pela tarde. Depois fomos ao mercado publico, onde o Gustavo e eu, mostramos para os três visitantes um pouco do bairrismo gaúcho.

A programação prossegui, agora sem o Gustavo na Feira do Livro e depois nos armazéns do cais do porto onde apreciamos a 8ª Bienal do Mercosul. Então eu, que lá já tinha estado três vezes, pude monitorar as duas amigas belenense (que como 58% dos paraenses são contra a triparticipação do Pará – dado do

DataFolha de ontem) e o amigo argentino. Os três fruíram muito a proposta para a linda tarde às margens do lago Guaíba. Na foto estamos na instalação ‘fronteira’ Brasil/Uruguai dos ‘Cadernos de Viagem’ da 8º Bienal.

E por hoje é só. O domingo já está iniciado e com esta postagem cumpro a blogada nossa de cada dia. O melhor domingo para cada uma e cada um!

8 comentários:

  1. Caro Chassot,

    um dia com amigos vale o significado de cada segundo em nosso existir: não há tempo melhor investido do que numa relação assim.

    Votos de um bom domingo!

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,
    Depois de um sábado cheio, aproveite bem o descanso dominical. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. Ave Chassot,

    que sábado agradável na companhia de tantas pessoas interessantes!

    Abraços,
    Guy

    ResponderExcluir
  4. Caro Professor Chassot fiquei muito feliz em poder conhcê-lo. Vou ser semore grata a minha querida amiga Isabel por ter me dado essa oportunidade !! Sem dúvida um sábado maravilhoso !! Um grande abraço e um excelente domingo !!

    ResponderExcluir
  5. Caro Professor Chassot fiquei muito feliz em poder conhcê-lo. Vou ser sempre grata a minha querida amiga Isabel por ter me dado essa oportunidade !! Sem dúvida um sábado maravilhoso !! Um grande abraço e um excelente domingo !!

    ResponderExcluir
  6. Mestre,

    estou escrevendo minha dissertação e estás sempre presente no meu escritório. As lombadas da literatura Chassot já estão cheias de cicatrizes, as páginas auriculadas e os textos marcados com lápis.
    Obrigado por teres produzido todo este conhecimento brilhante que está me ajudando tanto nesta jornada.
    Abraço afetuoso! Guy

    ResponderExcluir
  7. Muito amável Guy,
    para quem escreve, não poderia ter algo mais saboroso que este teu comentário. Ele engrandece o meu final de domingo. Quando escrevo a blogada de amanhã, que é catalisada por esta postagem no Facebook esta noite:
    Professor, na sua penúltima aula fez uma afirmação que me deixou muito intrigada: "A escola é dogmática". Em aula, o senhor me respondeu que os dogmas são em decorrência da origem da escolas nas Igrejas, entretanto, não consigo perceber dogmas na escola atual. Por isso a questão ainda me incomoda, quais dogmas a escola atual possui e de que forma se manifestam?
    Aproveito a oportunidade para dizer que me sinto privilegiada em ter aula com o senhor e que tem toda minha admiração. Obrigada por ser meu professor, Maríndia.
    Às 00h03min haverá uma resposta à Marídia e a cada uma e cada um de meus leitores.
    Tu é deles que dá estímulos.
    Sucesso no teu dissertar,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Prof. Chassot, nossas conversas são sempre prazerosas e não foi diferente nesse encontro na primavera portoalegrense.
    Foi um prazer conhecer o Prof. Enrique Del Pércio e confirmar que encontros triviais, nos bares da vida, podem ser academicamente ricas.
    Adorei meu novo adjetivo de um ser "indisciplinado", palavra que passou a ter outro significado e que se adapta perfeitamente à minha história de vida e, consequentemente, à minha personalidade.
    Abraços, com o calor do clima e do povo do Pará, que (oxalá!) não será dividido.
    Isabel Cabral

    ResponderExcluir