TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

11.- Hoje, 11.11.11, NÃO é um dia cabalístico

Ano 6 *** www.professorchassot.pro.br

*** Edição 1926

Se as sextas-feiras 13 têm atratividade e são alvos de especulações uma sexta-feira como a de hoje 11.11.11 excita os supersticiosos. Não vou imaginar que tenha algum leitor lendo-me às 11:11. Esta referência ao tempo permite-me um alerta lateral: ainda, não consegui acertar o relógio deste blogue ao horário de verão. Limitações do editor.

Tenho visto chamadas, referente a esta sexta-feira, do tipo: esta é uma data cabalística. É preciso dizer que não é uma data cabalística. Este adjetivo – relativo à cabala – é mal usado.

A "Cabala" é uma filosofia esotérica que visa conhecer a Deus (D'us) [o judeu, para evitar tomar o nome de Deus em vão nunca o escreve completo, daí o porquê da elisão de uma das vogais] e o Universo.

Formas antigas de misticismo judaico consistiam inicialmente de doutrina empírica. Mais tarde, sob a influência da filosofia neoplatônica e neopitagórica, assumiu um carácter especulativo. Na era medieval desenvolveu-se bastante com o surgimento do texto místico, Livro da Luz, do qual há menção antes do século 13.

Porém o mais antigo monumento literário sobre a Cabala é o Livro da Formação, considerado anterior ao século 6º, onde se defende a ideia de que o mundo é a emanação de Deus.

Grande parte das formas de Cabala ensinam que cada letra, palavra, número, e acento da Escritura contêm um sentido escondido e ensina os métodos de interpretação para verificar esses significados ocultos.

Desde o final do século 19, com o crescimento do estudo da cultura judaica, a Cabala também tem sido estudada como um elevado sistema racional de compreensão do mundo, mais que um sistema místico.

Mas e daí o que tem de especial o 11.11.11? Nada mais que uma admirável coincidência numérica.

Outra semelhante (22.22.22) não haverá. Talvez algum bisavô de um de nossos tataravôs assistiu algo igual na aurora do segundo milênio em 11 de novembro de 911 ou no inicio da era cristã, mesmo que este calendário nas duas situações ainda não existisse. Mas no futuro nem algum tataraneto nosso verá algo parecido.

ERREI: Adito esta correção às 6h, quando já havia 40 acessos. Há repetição da coincidência é secular – houve em 11 de novembro de 1911 e haverá em 11 de novembro de 2111 – e não milenar como referi. Assim meu pai e minha mãe assistiram ao ‘fenômeno’ e meus netos assistirão. Peço que me deem por escusado.

Há muita curiosidade em torno do número 11 especialmente a partir de 11 de setembro de 2001. Trago uma, coletada de um blogue, que recebeu de uma leitora esta interrogação: Por que você não funda a associação dos desocupados de plantão?

Seja algo de vagal ou de estudioso, trago esta curiosidade aqui com meu desejo de um feliz 11.11.11 e que às 11:11 receba os melhores eflúvios. Eu nesta hora vou fazer a minha ‘melhor torcida’ se não me esquecer.

O 11 passou a ser um número inquietante. Podem pensar que é uma casualidade forçada ou simplesmente uma tontice, mas o que está claro é que há coisas interessantes, senão, vejamos:

1) New York City tem 11 letras.
2) Afeganistão tem 11 letras.
3) ‘The Pentagon’ tem 11 letras.
4) George W. Bush tem 11 letras.

Até aqui, meras coincidências ou casualidades forçadas (será???).
Agora começa o interessante.

1) Nova Iorque é o estado Nº 11 dos EUA.
2) O primeiro dos voos que embateu contra as Torres Gêmeas era o Nº11.
3) O voo Nº 11 levava a bordo 92 passageiros; somando os numerais dá: 9+2=11.
4) O outro voo que bateu contra as Torres, levava a bordo 65 passageiros, que

somando os numerais dá: 6+5=11.
5) A tragédia teve lugar a 11 de Setembro, ou seja, 11 do 9, que somando os numerais dá: 1+1+9=11.

E agora o inquietante.
1) As vítimas totais que faleceram nos aviões são 254: 2+5+4=11.
2) O dia 11 de Setembro, é o dia número 254 do ano: 2+5+4=11.
3) A partir do 11 de setembro sobram 111 dias até ao fim de um ano.
4) Nostradamus (11 letras) profetiza a destruirão de Nova Iorque na Centúria número 11 dos seus versos.

Mas o mais chocante de tudo é que, se pensarmos nas Torres Gêmeas, damo-

nos conta que tinham a forma de um gigantesco número 11.
E, como se não bastasse, o atentado de Madrid aconteceu no dia 11.03.2004, que somando os numerais dá: 1+1+0+3+2+0+0+4=11.
E se esqueceram que o atentado de Madrid aconteceu 911 dias depois do de New York, que somando os numerais 9+1+1=11"


9 comentários:

  1. Caro Chassot,

    é interessante todas essas construções a respeito do 11, ou seria do 1? É importante nos darmos conta de que tanto o calendário quando o sistema numérico são construções culturais que o ser humano construiu para melhor se organizar.

    Um bom 111111!

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Jesus Cristo = 11 letras.

    e agora?

    ResponderExcluir
  3. Ola Mestre Chassot!
    O dia de hoje será tão normal talvez como o 12.12.2012. Mas vejo ainda algumas pessoas se aproveitarem da inocencia alheia apregoando mistérios sobre a coincidência. Certamente, hoje em algumas seitas haverá reflexao e temor a respeito. E que o final de semana estendido por este feriado republicano seja pleno de descanso e paz, pois depois da semana turbulenta que tive, creio ser merecedor. Abraço do JB

    ResponderExcluir
  4. Caro Chassot,
    Bem curiosas as referências cruzadas com o número 11. Não acredito nas previsões vistas pelo ângulo "já acontecido". Se alguém disser o que vai acontecer baseado nos números daí é outra coias. A única coisa que me pareceu curiosa é que agora são 11:11 Hs. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  5. Attico,
    Adorei o blog de hoje.
    Abracos!
    Bom feriado

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Jair,
    (com copias aos de mais comentaristas de hoje)
    dos comentários de hoje, nesta proposta de não responder a todos os comentários, há sobradas razões para eleger o teu: neste 11.11.11.11 escreveste 11:11
    Hoje esta sendo um dia histórico para este blogue, 21:12, superou 411 visitas, quando chegar a 150 é algo muito bom.
    Com agradecimentos pelo continuado prestígio que ofereces com teu comentários diários

    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Curioso, realmente cabe perguntar: coincidências ou casualidades forçadas?
    Carla Cristina

    ResponderExcluir
  8. Caro Chassot,

    às 11h11 do dia 11/11/11, o sítio das pirâmides no Egito foi fechado, para evitar manifestações de grupos religiosos em torno dos monumentos.

    Parece que ainda há pitagóricos andando entre nós.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir