TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

04.- Trocando de instituição

Ano 6

Em trânsito POA/FWP

Edição 1919

Esta sexta-feira para mim inicia e termina a bordo de ônibus indo a / vindo de Frederico Westphalen. Deixei Porto Alegre, às 22h45min. Nesta manhã, às 5h, depois de percorrer 450 km, chegar ao meu destino.

Frederico Westphalen é um município gaúcho na microrregião do Médio Alto Uruguai, com cerca de 30 mil habitantes, quase na Fronteira com Santa Catarina, próximo a Iraí (antiga: Águas do Mel). Principal centro comercial da região, na cidade o comércio representa a maior percentual de seu PIB.

A economia industrial em Frederico Westphalen se dá através de indústrias expressivas nas áreas de metalurgia, produtos em fibra de vidro, lapidação de pedras semipreciosas (o subsolo da região é repleto de jazidas de pedra ametista, uma pedra de coloração roxa mundialmente conhecida). Possui um dos maiores abatedouros de suínos do estado e também é forte seu potencial agroindustrial, com agroindústrias familiares, de pequeno porte.

Os primeiros migrantes chegaram em 1918, época em que aconteceu a abertura das primeiras picadas. Os primeiros carreteiros, sob o comando de um comerciante estabelecido na Boca da Picada (hoje Seberi), faziam o transporte de produtos manufaturados e da produção agrícola. Numa dessas viagens, um barril de aguardente caiu da carroça, danificando a tampa e, para não jogar fora a vasilha, eles tiveram a ideia de colocá-lo de boca para baixo sobre uma fonte, sob uma sombra, introduzindo uma taquara no orifício lateral. A localização do barril à beira da estrada, com água limpa e muita sombra, colaborou para o surgimento da expressão “vou descansar, comer e dormir no barril”. Assim o lugarejo foi crescendo na selva do Vale do Alto Uruguai, e passou a chamar-se simplesmente “Barril”, nome que permaneceu por anos. Mais tarde, foi fixado o nome de Vila Frederico Westphalen, homenageando o Engenheiro que muito se envolveu na colonização da região.

Pois é na antiga Barril, hoje próspera Frederico Westphalen que acrescento um capítulo novo na minha história de professor. Esta tarde ratifico minha vinculação com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). A URI é uma instituição comunitária localizada na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Foi a primeira universidade multicampi instalada no Brasil.

Os campi são: Erechim (onde está a Reitoria), Frederico Westphalen (na foto), Santo Ângelo e Santiago. A URI possui uma editora (EdiURI) e duas estações de rádio próprias. Além do ensino superior, mantém 4 escolas de educação básica. O número total de alunos, incluindo os da educação básica, técnicos, graduandos e pós-graduandos, é de cerca de 20 mil alunos.


É na URI-FW que me integro formalmente hoje no Programa de Pós-Graduação em Educação, pois com o término deste período letivo, estarei deixando o Centro Universitário Metodista, do IPA depois 4,5 anos. É uma mudança sentida, mas importante por estar mais perto (mesmo que troque em termos de acesso seis minutos por seis horas) dos meus fazeres mais usuais em um Programa de Pós-Graduação em Educação algo que ainda não tem no IPA. Esta é a sétima instituição de ensino superior com a qual estabeleço vinculo empregatício.

Hoje pela manhã já me reúno, pela primeira vez, com duas orientandas: Bianca Alves Madruga e Camila Guidini Camargo. À tarde tenho reuniões acadêmicas e administrativas (para formalizar a contratação) e à noite tenho uma aula, cujo convite encerra esta blogada. Volto de ônibus depois da aula.


10 comentários:

  1. Querido Mestre,

    parabéns por esta conquista. A URI tem muito a ganhar e crescer com tua presença no corpo docente.
    Desejo-te sucesso e que esta nova navegação te gere muitas alegrias e boas produções.

    Também gostei muito de conhecer melhor esta cidade.

    Grande abraço,
    Guy.

    ResponderExcluir
  2. Muito querido Guy,
    que que acompanhas um pouco minha viagem. Isto é símbolo de nossas parcerias intelectuais.
    Uma vez mais uso de tecnologia que há tempo poderia parecer ficção científica. Escrevo a bordo do ônibus que me leva a Frederico Westphalen. É quase 1 hora. Devemos estar perto de Lajeado pelo tempo, mais de 2 horas das 6 ¼ h de viagem. Já passamos por Lajeado. Ouvia a UNIVATES FM.
    Nosso plano papa areia persiste.
    Para ti votos de uma boa sexta-feira.

    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,

    eu também sinto a tua saída do IPA, que se aproxima. Além da nossa parceria no Seminário sobre História e Filosofia da Ciência, desenvolvemos uma grande amizade além do coleguismo. Espero que a amizade se estenda e possamos continuar com as parcerias de blog.
    Como disse o Prof. Guy, a URI vai ganhar muito e espero que tu também te realizes bastante nessa atividade virtual/peregrina.

    Um grande abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  4. Meu querido companheiro de vida,ao te acompanhar em mais um recomeço profissional, regado com o entusiasmo e energia de sempre, cresce minha admiração - e amor - por ti. Assim como em outros espaços em que exerceste teu brilho intelectual e tua generosidade acadêmica, certamente encontrarás na URI colegas e alunos que saberão te valorizar, como mereces, colegas e amigos que se farão amigos, como os muitos que, ao longo destas décadas de professor,amealhaste. Um carinhoso afago, tua Gelsa

    ResponderExcluir
  5. Caro Chassot,
    Meu parabéns pela nova etapa que se inicia, sendo que deve representar um desafio maior. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  6. Isabel Gravato escreveu:
    "Prof Attico, li seu blog e fico feliz que o PPG URI ganha um profissional como você. (Des)agrecimentos a parte, quero dizer que tenho certeza que os profissionais da URI irão lhe receber com a mesma emoção que eu o fiz no morro milenar. Para mim, foi uma oportunidade indescritível, ter meu autor referência materializado e, melhor, convivendo comigo. Obrigada por fazer parte da minha vida pessoal e profissional, os tempos juntos foram maravilhosos!!! Com muito carinho e admiração, desejo sucesso neste novo ciclo. Bjs com saudades!!!"

    ResponderExcluir
  7. Muito apreciado colega Garin,
    quando alinhavo perdas com minha saída do Centro Universitário Metodista, do IPA tu és uma das que reputo importantes,
    Com respeito e crescente admiração

    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Gelsa,
    mulher amada,
    há um quartel acompanhas despedidas / chegadas de meu ser professor.
    Hoje vivemos mais uma, na qual és presença solidária na tomada de decisões.
    Obrigado também pela incondicional parceria intelectual em minha história
    Com carinho,
    attico

    ResponderExcluir
  9. Muito estimado Jair,
    muito obrigado pela torcida.
    A admiração e o apreço do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  10. Muito querida Isabel:
    lembro bem agosto de 2007. Coordenavas as licenciaturas do Centro Universitário Metodista, do IPA. Fizeste-me as boas vindas. Hoje não estás lá para despedir-me.
    Obrigado pelo carinho, então e agora.
    Um afago do

    attico chassot

    ResponderExcluir