TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

22.- MANUAL DO MUNDO



Ano 7***www.professorchassot.pro.br***Edição 2365
Graças a meu colega e amigo Emiliano Chemello — um ardoroso e reconhecido disseminador da Ciência — conheci ontem o MANUAL DO MUNDO. Meu colega caxiense publicou no grupo Professores(as) de Química isto:
“Uma das coisas mais emocionantes que já fiz na vida foi subir em um palco em Porto Alegre para falar sobre o que eu havia aprendido com o Manual do Mundo. Isso aconteceu em 29 de novembro, quando participei do evento TEDx Unisinos, onde várias pessoas discutiam sobre inovação na educação. A palestra foi gravada, e agora está disponível no Youtube. Confiram abaixo! :-)
Conheci então o Iberê. Realmente um showman. Na apresentação acima ele convence como um vídeo do Manual do Mundo — e ele é autor de centenas — é melhor que uma aula ao vivo ou mesmo na televisão.
Vi diversas de suas produções. Algumas realmente ensinam Ciências; outras, talvez, estimulam um ‘pensamento mágico’. Mas, muitas nos fazem parecer um inábil sem nenhuma chance de ser um prestidigitador.  Falo de meu sentimento de incapacidade.
Aprendi muitas dicas e para mim foi uma boa pedida para estes dias nos curto férias.

10 comentários:

  1. nem preciso dizer que mergulhei neste manual! ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá Mestre, temos usado alguns experimentos do manual do mundo com alunos e alunas do ensino fundamental 1º ao 5º ano. Trilegal!
    Jorge e Alana

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Era um mundo nem assim tão normal
    Talvez profundo intransponível a vau
    Mas para compreendê-lo
    Desfia-lo como novelo
    Agora temos à mão belo manual.

    ResponderExcluir
  4. Como saudosista e amante do saber sou suspeito para comentar. Sensacional!!!
    abraços,

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  5. Um colega professor já me indicou algumas experiências do manual do mundo. Preciso conhecer melhor. Na minha família tem um menino que não gosta muito da escola, mas faz experimentos do manual do mundo!!

    ResponderExcluir
  6. Mestre, assisti ao vídeo, achei muito importantes as considerações sobre o ensino de ciências apontadas pelo Iberê, como tenho muitos colegas professores no facebook, já compartilhei! abraços,
    Malu.

    ResponderExcluir
  7. As explicações não são 100 %, mas ele tem jeito para coisa. Abraço! Emiliano - www.quimica.net/emiliano

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Manual do Mundo é um dos vídeos mais assistidos do youtube no Brasil. E realmente é, muitas vezes, uma fonte de aprendizado importantíssimas. Seria bom as escolas e os profissionais da educação trabalharem um pouco esse lado cênico do aprendizado. Valeu!

    ResponderExcluir