TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

21.- UM POUCO DE INFERTILIDADE


Ano 7***www.professorchassot.pro.br***Edição 2364
O pôr-do-sol do domingo de São Sebastião encontrou-me ouvindo Bach e folheando um dos muitos livros que foram importantes quando escrevia, há 20 anos A ciência através dos tempos. Lia, num momento que parecia mágico, ‘Livros que revolucionaram o mundo’ de Robert B. Downs [Porto Alegre: Globo, 1977]. Nele são apresentados 16 livros que trouxeram ideias tão vitais e candentes de autores — por exemplo: Marx, Copérnico, Newton, Darwin, Freud, Hitler — que tiveram poderoso impacto na história da civilização (ocidental). Reler Downs levantou pistas a uma dica de leitura de um próximo sábado.
Buscava reler acerca de um dos livros mais importantes que ainda destaquei na ultima terça-feira em Manaus: Ensaio sobre o Princípio População. Obra revolucionária publicada em 1798, por um jovem de 38 anos, clérigo da Igreja Anglicana, Thomas Robert Malthus. Uma síntese ligeira do livro: há bocas de mais a alimentar, logo é preciso controlar os nascimentos. Um contraponto a Malthus: em 1968, Paulo 6º edita a Humanae Vitae, com restrições a contracepção.
Quem catalisou a minha busca de Malthus foi Ruy Castro, com uma oportuna em bem humorada crônica sobre infertilidade, publicada nesta sexta-feira, dia 18, na p. A-2 da Folha de S. Paulo. Espero ter oferecido um aperitivo ao saboroso texto do articulista carioca ao qual aditei ilustração.
Antes de preliba-lo, atendo, com satisfação, aqui e agora, um pedido de um colega e amigo muito querido. O filósofo Renato José de Oliveira, que comigo organizou Ciência, ética e cultura na educação [São Leopoldo: Unisinos, 1998] pede divulgar entre estudantes e professores:
A realização do I Seminário Internacional de Estudos Éticos e Retóricos em Educação
~~ I SIEERE ~~
A página do evento é : http://sieere.blogspot.com.br/
Um pouco de infertilidade A revista "Human Reproduction", da Universidade de Oxford, na Inglaterra, acaba de publicar uma pesquisa reveladora. Cientistas estudaram 26 mil homens pelos últimos 17 anos e concluíram que o sêmen desses senhores piorou em quantidade e qualidade. A taxa de espermatozoides por mililitro caiu em 32,2% no período (significando bilhões de espermatozoides demissionários). Já a de espermatozoides morfologicamente "anormais"  — ou seja, sem cabeça, sem cauda ou que não sabiam nadar — cresceu.
Como se não bastasse essa quebra (provocada, segundo eles, por poluição, drogas, junk food, obesidade, estresse e outras pragas modernas), há também os contraceptivos, que podem tornar frustrante a vida de um espermatozoide. Como se sabe, dos milhões de espermatozoides que saem nadando feito loucos numa ejaculação, só um vencerá a prova — apenas para, ao bater a mão no ladrilho, descobrir que foi em vão, porque, se a mulher usar pílula, por exemplo, não haverá um único óvulo na piscina para fecundar.
Ou quando os espermatozoides, depois de quebrar todos os recordes no nado de peito, dão de cara com uma parede de látex  — a camisinha. Ou ainda, se for um "ato solitário", os infelizes simplesmente cairão no abismo, quase sempre no vaso sanitário, e irão embora com a descarga.
Os peritos em fertilidade se preocupam. De minha parte, não vejo nada de muito grave. O mundo já tem gente de sobra, e um pouco de infertilidade garantirá cidades mais confortáveis, filas menores nos restaurantes e menos fãs do padre Marcelo.
O inexplicável é que, apesar de tudo isso —espermatozoides meia-bomba, pílula, camisinha—, a população não para de crescer. E, com toda a poluição, drogas, junk food, obesidade e estresse de seus pais, as crianças estão cada vez mais altas, saudáveis e bonitas.

3 comentários:

  1. "Caríssimo amigo e mestre Attico Chassot. Agradeço pela divulgação do I SIEERE.
    Com relação a Malthus, devo dizer que ele não poderia prever que metade da comida produzida no mundo é jogada no lixo, segundo matéria recente da Globo News. Isso é mais chocante do que o pragmatismo chinês (um filho por casal) ou que o conservadorismo da Igreja Católica no que concerne às políticas de natalidade. Isso, o desperdício, tem nome: CAPITALISMO."

    ResponderExcluir
  2. Concordo integralmente com o comentário do filósofo Renato Oliveira. O mal do mundo não é a falta de espaço, não é falta de alimento, nem o excesso de população. O mal do mundo é capitalismo selvagem que nos faz escravizar uns aos outros. Todo o mal vem do capital. Por detrás das drogas temos o interesse financeiro, alavancando a prostituição está o lucro sórdido do aliciador, a política se transforma em via de enriquecimento levando países inteiros a extrema miséria. Filhos matam pais, herdeiros se degladiam em pugnas amorais. Obras primas se perdem na história quando seus autores não acham o viés do mercador. Casamentos são pactos, e ao final o "meu bem" termina em "meus bens".

    Abraços (gratuitos)

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Descobriu-se que há infertilidade
    Espermatozoides quase sem vontade
    Diminuem os nascimentos
    Vai devagar o crescimento
    Mas quem ganha é a humanidade.

    ResponderExcluir