TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

17.- À LEVEZA DO MESTRE-RIO CHASSOT



Ano 7***                 MANAUS                       ***Edição 2360
Esta é a última de oito postagens desde a Amazônia. Deixo Manaus depois das 23h, de quarta-feira, quando pelo horário de Brasília já é mais de 01h de quinta-feira. Devo chegar a Porto Alegre, quase 10h.
Ontem pela manhã teve o encerramento dos cinco encontros da disciplina Bases Epistemológicas para o Ensino de Ciências e Matemática, os doutorandos prosseguem por mais duas semanas com a Profa. Maria Clara Silva-Forsberg. A despedida não foi sem emoção. Liguei-me densamente com o grupo.
Um dos mestrandos fez um texto metaforizando minhas aulas. Essa edição se faz com essa produção mergulhada as águas dos rios Negro e Solimões formando o Amazonas, no encontro das águas, mostrado na ilustração. Assim, a seguir a produção de José Ivanildo de Lima, Doutorando REAMEC e Professor do Depto. de Matemática/ UFRR.
À leveza do Mestre-Rio Chassot
Ou
(Como o rio forma futuros formadores de professores?)
Primeira vez que sou motivado a olhar com “olhos de estudante” para alguns problemas da História das Ciências. Como sou aluno de doutorado, poderia me definir como pesquisador, mas o fato, é que pesquiso outro campo de conhecimento e não me vejo como pesquisador desta área. O que quero é apenas registrar esse momento que me fez buscar compreender sobre alguns problemas da História das Ciências.
Como estamos à margem esquerda do Rio Amazonas, aqui em Manaus, lanço mão do que vou chamar de “a metáfora do rio”, para ilustrar o que acontece quando somos imersos em situações de aprendizagem (e, portanto de ensino quando é formal) quando devemos apreender determinado conceito, ideia ou teoria.
Suponhamos que a fluidez das águas do rio seja a dinâmica das informações que hoje nos circunda. Como estamos tratando do querer aprender sobre os problemas da História das ciências, o termo motivação surge como propulsor da atenção ao querer aprender. Dessa forma, vamos definir que as margens do rio, representam as válvulas de escape quando a motivação a mergulhar no conhecimento, não é por nós a desejada, isto é, quando não queremos que esse conhecimento torne-se parte das nossas interpretações e explicações sobre o mundo. Como falamos em conhecimento, vamos defini-lo como espaço que toma sentindo quando submergimos a partir da flor da agua e passamos a enxergar o que as águas ali escondem. Quanto mais profundo no rio, mais temos noção sobre o que existe lá, e talvez seja por isso que às vezes nos pegamos dizendo: tenho que aprofundar o conhecimento sobre tal coisa.
Mas é bem no fundo, lá no leito que podemos entender com mais detalhes o que acontece ambientalmente com os seres que ali vivem. É contextual os saberes ali envolvidos! Quando conseguimos compreender a riqueza dos mais variados conhecimentos existentes e o seu entrelaçamento (não vou usar as expressões rede ou malha para não danificar as vidas ali existentes) com aquele ambiente, percebemos que é um mundo novo, e que tudo que ali existe tem sentido e significado.
Uns rios são mais mansos, outros são mais agitados e cheios de obstáculos. Naturalmente mergulhar em rios mais mansos, que se mostram mais límpidos, nos remete a compreender e apreender os saberes ali existentes porque são transparentes, puros, serenos, viçosos, polidos e até ingênuos. Não me refiro a claro ou escuro. Aliás, rios claros, barrentos ou escuros são ambientes distintos com mesmo grau de importância, os quais podem formar um novo rio com outra natureza. Basta lembrar a grandiosidade do Rio Amazonas formado pelos rios Negro e Solimões. Mistura perfeita para abrigar nele, uma complexidade fantástica de ambientes, e portanto, saberes.
Mesmo os rios agitados, turbulentos e cheios de obstáculos possuem essa gama de saberes. Mas são mais difíceis de permitir e nos deixar mergulhar neles, para apreendê-los. São mais trabalhosos, mas não menos interessantes, nos guardam desafios radicais. Alguns geram lembranças marcantes e boas, outras, dolorosas. Geralmente esses rios costumam nos sacudir de encontro às margens, ou fazem com que retornemos à flor d’água. Temos que lembrar que sacudir às margens pode ser realmente nos colocar “às margens” empurrando-nos para a desmotivação.
Talvez o educador seja como um rio em toda sua complexidade, dotado de todas as características aqui descritas. Uns mais mansos e outros mais agitados. Geralmente os mais mansos são aqueles que deixam marcas boas e sinceras sobre os saberes que emanam. Mostra sempre em suas ações, a postura ética que lhe é peculiar. Tem compromisso com o mergulhador, abrindo as cortinas sempre que é solicitado, deixando o mergulho acontecer. É tolerante com os métodos de mergulho... Às vezes até se deixam magoar, para fazer com que o mergulhador consiga enxergar seus próprios erros, necessitando estes, sempre que isso ocorra, voltar à flor d’água e respirar... O mestre-rio nunca deixa o mergulhador ultrapassar margem a fora. Sabe o momento de colaborar em sua retomada e mostra com segurança quando o mergulho também seguro deve ser retomado. O mergulhador em sintonia e harmoniosamente, quase que em simbiose, consegue ler e sentir as águas do rio como se fosse a seiva que alimenta a “árvore do conhecimento”.
Esse é o momento que o educador Mestre-Rio se mostra sereno, com toda sua leveza, deixando que o mergulho seja para sempre uma vivência emancipadora.

9 comentários:

  1. Parabens ao Jose Ivanildo pela metafora do Mestre-Rio. Demonstra ele o conhecimento mais aprofundado de um dos maiores recursos naturais da região, dentre tantos ali existentes. Realmente o verdadeiro mestre é como o rio, abrindo suas cortinas quando o mergulho ocorre, tolerante com os métodos do mergulhador. Meus votos de uma grande trajetória neste percurso doutoral.
    Bem-vindo Mestre Chassot, ou Mestre-Rio. JB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido colega e amigo Jairo,
      obrigado por tua adesão ao Ivanildo,
      Em minha viagem de volta já estou em Guarulhos. No primeiro trecho MAO/GRU, 3,5 horas um privilegio inenarrável: frui uma conversa maravilhosa com Thiago de Mello. O blogue de amanhã contará um poucos desta emoção.
      Com amizade

      attico chassot

      Excluir
  2. Boa viagem querido mestre Chassot,
    Foi imensa a alegria que ter passado momentos tao especiais em sua companhia, que tenhas feliz retorno e que continue nos ensinando por longos anos com sua vida e humildade,

    Grande abraço fraterno

    Cláudia Silva de Castro

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    O professor desenvolveu sua lida
    Na Amazônia, região tão querida
    Com muita competência
    Falou sobre ciência
    Retorna então com missão cumprida.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional a metáfora do jovem doutorando. Porém é impossível se pensar em educação sem pensar em um de seus maiores obstáculos, a política. Seria, seguindo a linha da metáfora, como o esgoto que jorra no rio a tolher, dificultar, minar e contaminar o conhecimento. Transcrevo um pequeno dizer de Rui Brabosa em seu pronunciamento "A questão social e política no Brasil" de 20 de março de 1919: "Se os manda-chuvas deste sertão mal roçado, que se chama
    Brasil, o considerassem habitado, realmente, de uma raça de homens, evidentemente
    não teriam a petulância de o governar por meio de farsanterias,..."

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  5. Limerique

    Chassot, professor de fluido algarvio
    Com conhecimento preenche o vazio
    Príncipe da destreza
    Rei do jeito e leveza
    Ele é o próprio educador Mestre-Rio.

    ResponderExcluir
  6. oi Professor bom dia

    Nós já estamos com saudades das suas aulas, bom retorno e descanso.
    abraços
    enia UERR

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia Prezado Professor Chassot,

    Que maravilhoso receber notícias suas e que esta tudo ótimo. Também estamos com saudades.
    Um forte abraço,
    Professora Irlane Maia de Oliveira, UFAM

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Professor,
    Hoje nossa sala estava mais vazia do seu encanto científico, sentimos sua falta!

    Kátia Costa

    ResponderExcluir