TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

31.- UM TRIÁLOGO: BAUMAN, LEAL & CHASSOT


Ano 7***www.professorchassot.pro.br***Edição 2374
Num dia deste janeiro que se esvai, um professor, que só conheço de parceria de leituras, mandou-me uma interrogante mensagem. Sérgio Henrique Bezerra de Sousa Leal, do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC escreveu:
Boa noite! Já havia lido em seu blog que tem um diário íntimo e, no momento, estou lendo seu livro "Memórias de um Professor", onde também cita tal prática. Uma dúvida que me surgiu: porque utiliza o diário convencional sob a forma de papel e não um arquivo digital, como, por exemplo, no word, onde conseguiria digitar mais rápido, anexar fotos etc. Pergunto isso porque também tenho o hábito de escrever diários e o faço sob a forma digital e nunca havia cogitado em fazê-lo da forma convencional. Grande abraço, Sérgio.
O tema me empolga. Já escrevi mais de um artigo sobre o assunto. O mais recente Chassot, A. (2005). Escrever diários como uma forma de colecionismo. Episteme, 10 (20), 55-70. Nem sempre está acessível no Scielo, mas posso enviar a quem desejar. Um dia uma agenda exigente determinou uma resposta despretensiosa.
Muito caro colega e amigo Sérgio, realmente conservo — ou melhor: tento — o hábito de calígrafo e faço diário suporte papel. Estou no trigésimo volume — desde 1983, na me falta nem um dia.
No meu viés colecionista o ponderável faz diferença. É o momento de exercitar a escrita. Há dias que fazer o diário é o único momento que escrevo algo em suporte papel.
Tua pergunta me faz interrogante. Sucessos ao piauiense arranchado no ABC.
Com admiração attico chassot
Minha resposta poderia se mais completa. Poderia ter contado que tenho páginas escritas em UTI — antes da cirurgia peço para colocar o dispositivo por onde entra o soro na mão esquerda. Mas mesmo assim o Sérgio foi elegante:
Prof. Chassot, realmente parabéns pela disciplina de escrever diariamente e ainda preservando o hábito de escrever em suporte de papel. É algo tão interessante que até me fez questionar se não é hora de também voltar ao hábito de escrever em papel. Grande abraço, Sérgio
Quando, autorizado pelo Sérgio, pensei em contar este diálogo, ocorreu-me convidar um tertius para palpitar: Zygmunt Bauman*. Claro que ele nos supera fácil. Mas dá brilho a nossa conversa quando nos conta porque e como escreve:
Um dia sem escrita parece um dia perdido ou criminosa abortado, um dever omitido, uma vocação traída.
Prosseguindo, o jogo das palavras é para mim o mais celestial dos prazeres. Gosto muito deste jogo — e o prazer atinge os píncaros, quando reembaralhadas as cartas, meu jogo parece ser fraco e preciso forçar o cérebro e lutar para preencher as lacunas e superar as armadilhas. [...]
Outro motivo: sinto-me incapaz de pensar sem escrever.
Imagino que seja primeiro um leitor e depois um escritor. Pedaços, retalhos, fatias e frações de pensamentos em luta para nascer, suas aparições fantasmagóricas/ espectrais rodopiam, comprimindo-se, condensando-se e novamente se dissipando; devem ser captados primeiros pelos olhos. Antes que se possa detê-los, coloca-los no lugar e lhe dar contorno. Primeiro precisam ser escrito em série para que um pensamento razoavelmente bem-acabado possa nascer, ou se isso falhar, ser abortado, ou enterrado como natimorto. [...]
Por fim, embora não menos importante, suspeito que eu seja um grafômano, por natureza ou criação... Um viciado que precisa de mais de uma de suas doses diárias ou que se arrisca até as agonias da abstinência. Ich kann nicht Anders (Não posso fazer diferente). Esse provavelmente é o motivo profundo, aquele que torna a busca por motivos tão desesperada e inconclusiva quanto inescapável.
*Isto não é um diário, p. 8, Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

7 comentários:

  1. Meu Caro Chassot,
    Continuo admirando sua disciplina diária de escrever utilizando o papel como suporte. Particularmente, devo confessar que continuo a fazer meus registros do cotidiano em arquivos digitais para que um dia, quem sabe, possa imprimi-los, manuseá-los e deixa-los repousar em minha estante, como faz com os seus. Seja pelo modo convencional ou digital, a importância reside em exprimir-se pela escrita. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Como saudosista do papel e caneta, ainda tenho a pecha de uma péssima caligrafia, herança de quinze anos a frente de um pronto-socorro onde a escrita imperava-se em celeridade. Em minha agenda tenho colada na capa uma reprodução de uma página da "Oração aos Moços" onde se pode ver a ânsia de Rui Barbosa esmerando-se em achar a forma ideal, quando ele emenda e reemenda tornando a caligrafia nã tão estética. Fraca justificativa minha aos meus garranchos.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Chassot diarista escreve a granel
    Nada do que registra fica ao léu
    Tece iluminuras
    Relata aventuras
    Conservador, seu suporte é papel.

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    Um lápis ou uma caneta esperta
    Produzem letra um tanto incerta
    Porém a modernidade
    Deu-nos oportunidade
    Do pecê e do teclado que liberta.

    ResponderExcluir
  5. Caríssimo prof. Chassot.

    Tudo bem com o senhor? Sou o Vinícius, professor da Universidade Federal de Viçosa.

    Gostaria de dizer que diariamente tenho o privilégio de acompanhar o seu BLOG. Muito obrigado por disponibilizar boas reflexões e algumas de suas vivências. Como sempre, "bebo" um pouco das suas ideias, muitas das quais me inspiram a começar um dia com profícuas discussões em sala de aula, nas disciplinas que ministro para o curso de licenciatura em Química. Além disso, tenho aproveito muitas das suas dicas de leitura (sabáticas). Atualmente, por exemplo, estou finalizando a leitura do livro "Mãe dos Fiéis" e já coloquei na fila "Isso não é um diário", do Bauman.

    Aproveito a oportunidade do contato para solicitar ao senhor dois textos (ou seja, mais duas boas leituras):

    Chassot, A. I. (1995). Nossos três Interrogantes Capitais. In: Catalisando transformações na Educação (Capítulo 3). Ijuí: Ed. Unijuí, p. 37-55. [Uso esse texto em minhas aulas de Instrumentação para o Ensino de Química I. Entretanto, a minha cópia se encontra apagada e com partes difíceis de serem lidas].

    Chassot, A. (2005). Escrever diários como uma forma de colecionismo. Episteme, 10 (20), 55-70. [Texto sugerido na blogada de hoje]
    Para tentar retribuir ao senhor, trago um breve texto (ou "historieta") cuja autoria é atribuída ao Paulo Freire. Quando o li, imediatamente remeti às discussões que várias de seus textos fazem sobre os Saberes Populares. Discussões essas que me é reconhecidamente muito caras...
    ********************SEGUE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ************************CONTINUAÇAO *** Para tentar retribuir ao senhor, trago um breve texto (ou "historieta") cuja autoria é atribuída ao Paulo Freire. Quando o li, imediatamente remeti às discussões que várias de seus textos fazem sobre os Saberes Populares. Discussões essas que me é reconhecidamente muito caras...
      “Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro:
      - Companheiro, você entende de leis?
      - Não, respondeu o barqueiro.
      E o advogado compadecido:
      - É pena, você perdeu metade da sua vida.
      A professora, muito social, entra na conversa:
      - Seu barqueiro, você sabe ler e escrever?
      - Também não, respondeu o barqueiro.
      - Que pena! Condói-se a mestra. Você perdeu metade de sua vida!
      Nisso, chega uma onda bastante forte e vira o barco. O barqueiro, preocupado, pergunta:
      - Vocês sabem nadar?
      - NÃO! Responderam eles rapidamente.
      -Então é uma pena, conclui o barqueiro. Vocês perderam toda a vida.
      Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes.”
      Com bem coloca Marcel Proust, no livro À sombras das raparigas em flor: “A sabedoria não se transmite, é preciso que a gente mesmo a descubra depois de uma caminhada que ninguém pode fazer em nosso lugar, e que ninguém pode evitar, porque a sabedoria é uma maneira de ver as coisas.”

      Um cordial abraço.

      Com estima e admiração,

      Vinícius

      Excluir
    2. Muito obrigado,
      Vinicius,
      pelo prestígio oferecido a este blogue!
      Em correio separado segue um dos textos.
      Recordo com alegria minha estada em Viçosa!
      A estima do
      achassot

      Excluir