TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 27 de janeiro de 2013

27.- ALERTA: PRESUNÇÃO


Ano 7***www.professorchassot.pro.br***Edição 2370

Imensamente solidário com cada uma e cada um das pessoas envolvidas com dolorosa tragédia com universitários em Santa Maria.


Começo este blog domingueiro pedindo a benevolência de meus leitores por repartir com eles algo que me trouxe muita alegria. Isso porque este compartilhar pode ser entendido como uma presunção. presunção:Sentimento ou opinião de grande valorização que alguém tem em relação a si próprio. E nós sabemos como isso, no convívio com os que nos cercam, na vida em sociedade, pode ser nocivo.
Mesmo correndo este risco, decidi transcrever a mensagem abaixo, pela imensa alegria que tive em sentir que, mesmo que muitas vezes possamos ter a sensação de que nossas aulas ou nossas palestras pouca ou nenhuma marca deixem naqueles com quem interagimos (o que dizer dos ipads, notebooks, celulares e outras parafernálias que possibilitam que nossos alunos ou ouvintes estejam no facebook, no google etc, enquanto estamos dando uma aula preparada cuidadosamente), algo de nós fica nos demais...
No dia 19, sábado, recebi uma mensagem de Prof. Dr. Luiz Antonio Mazzini Fontoura, Químico Industrial e Professor de Química. Foi, talvez, a primeira mensagem pessoal que recebi do meu brilhante ex-aluno Luiz, que não vejo há muitos anos.
Fiquei emocionado. Não resisto e peco contra a presunção. Autorizado pelo seu autor a transcrevo a mensagem:
Mestre!
Ontem fui paraninfo na ULBRA no nosso curso de Química. Embora isso já tenha ocorrido outras vezes, ainda encontro significado e vejo o momento como único e especial.
No discurso de ontem, fiz uma pequena referência a ti. A propósito, muitíssimo discreta, se for pensar no respeito, na admiração, no carinho e na amizade que tenho por ti. Talvez a frase, que ouvi há muitos anos, não tenha sido esta, mas foi a mensagem que ficou na minha cabeça.
Anexei o discurso para leres, quando houver um tempinho.
Quando estava morando em Campinas, encontrei em uma livraria teu "Ciência através dos tempos", que li com enorme satisfação. Na verdade, não lia, era como se estivesse escutando a tua voz, não sei se te contei alguma vez. Volta-e-meia visito o teu blog, e a impressão é a mesma.
Aproveito para te desejar um excelente e inspirador 2013. Grande abraço,
Luiz
Eis o excerto que pinço do emotivo discurso do Luiz a seus afilhados:
Uma vez ouvi meu mestre e amigo professor Chassot, referência em educação química, dizer: compreender as moléculas é fácil, apreender a compreender a cabeça de nossas crianças é bem mais complicado.
Com pedido de absolvição por pavonear-me; ignorei o alerta presunção. Adito votos de um muito bom domingo a cada uma e cada um.

9 comentários:

  1. Não sei se "pavonear-me" é um neologismo, contudo, gostei!

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Era um mestre de enorme visão
    Aos pupilos falava ao coração
    Em termos de ciência
    Tornou-se referência
    Contudo, nunca pecou por presunção.

    ResponderExcluir
  3. Mestre Attico, tenha a certeza de que o elogio foi merecido, pois é imenso o bem que fazes ao pensamento humano. Como ja lhe contei anteriormente, suas blogadas nos proporcionam deliciosos cafés culturais em nossa mesa matinal. Quem dissemina o saber com tamanha maestria só merece boas homenagens.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  4. Mestre, a humildade é uma característica das pessoas sábias, que buscam o conhecimento respeitando o saber das outras pessoas de todas as idades, promovendo assim o diálogo. Haja vista a memorável palestra proferida em 2009 na minha escola, para um público de jovens e adultos, estudantes e professores de EJA. Todos ficamos encantados com suas palavras. Portanto, o elogio de seu ex-aluno é uma gota de chuva no oceano do seu coração.

    ResponderExcluir
  5. Limerique

    Diante dessa tragédia imensa
    Enormidade que ninguém pensa
    É grande o sofrimento
    Que assoma ao pensamento
    Aos gaúchos solidariedade intensa.

    ResponderExcluir
  6. Limerique

    Um holocausto em Santa Maria
    Onde segurança alguma havia
    Uma irresponsabilidade
    Dos próceres da cidade
    Vítimas: alunos de agronomia.

    ResponderExcluir
  7. Limerique

    Em face de estúpida conduta
    Por incúria, a sociedade enluta
    Jovens incinerados
    Morreram abraçados
    Por causa de alguns filhos da puta.

    ResponderExcluir
  8. Sou suspeita nos meus comentários, por esta razão prefiro ocultá-los na maioria das vezes. A meu ver não há presunção no post de hoje. Há um professor que marca a vida das pessoas através de décadas, e isto é digno de ser mostrado e brindado! A comunidade acadêmica agradece por sua humildade e sábias colaborações por meio de seus livros, artigos e palestras. Tive muitos professores, mas apenas três deles se destacaram como verdadeiros educadores. Entre eles incluo a sua imagem. Que possamos celebrar juntos com mais e mais alegrias as 'singelas' homenagens de seus fieis leitores, alunos, ex-alunos e de todos aqueles que tem a honra de conviver com você!
    Um forte abraço da amiga manauara,

    Ana Cláudia Maquiné

    ResponderExcluir
  9. O Prof. Dr. Luiz Antonio Mazzini Fontoura tem razão Prof. Chassot o senhor é referencia para nós jovens professores "amadores" mas apaixonas pela Educação Química. Célia Serrão (AM).

    ResponderExcluir