TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

09.- UM RESCALDO EM NOVA JORNADA AMAZÔNICA



Ano 7*** WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR ***Edição 2352
Uma quarta-feira que marca abertura de meu ciclo de viagens de 2013, depois da abstinência dezembrina. Esta manhã viajo Porto Alegre/Guarulhos/Manaus. À tarde tenho uma reunião com colegas do curso de doutorado da REAMEC — Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (pretendo em outro momento falar da REAMEC) para ajustar o curso de Bases Epistemológicas para o Ensino de Ciências e Matemática. Lecionarei a primeira parte desta disciplina nesta 5ª, 6ª, 2ª, 3ª e 4ª feiras. No sábado devo estar em Boa Vista, RR para duas bancas.
Quando chego a minha casa depois de uma ausência de alguns dias, usualmente, envolvo-me num rescaldo ‘de jornais velhos’ acumulados na ausência. É uma tarefa xaroposa, mesmo que envolvente. Pagaríamos pequena fortuna se alguém nos preparasse um release deste material, descartando aquilo que não precisássemos mexer.
No meu imaginário, agora — mais uma vez — devo estar na companhia de mais da metade de meus leitores. Desde que começou o recesso, a média diária de mais de 300 leitores baixou nos primeiros dias para um pouco mais de 100. Desde a última sexta-feira houve uma leve melhora.
Pensei naquilo que meus leitores que momentaneamente me abandonaram (e voltaram) perderam. Claro que eu — não sem um viés de convencimento — penso que houve perdas sumarentas. Os fiéis que aqui estiveram todos os dias podem atestar isso.
Por tal, resolvi preparar algo como boas vindas aos retornados. Fiz um breve rescaldo destes dias que houve algumas sentidas ausências e faço um ofertório a todos. Assim, aqui e agora, amealho algo do que foi assuntado nos dias de recesso, tendo cada uma das edições pelo menos um limerique do Jair Lopes nos comentários.
20DEZ12 Apresentou-se aquela que poderia ter sido a última blogada, pois se anunciava para o dia seguinte o fim do mundo. O texto foi propósito para falar do calendário maia.
21DEZ12 Não veio o fim dos tempos e assim se celebrou o solstício de verão/ inverno para os hemisférios Sul/Norte evocando uma reza “A vós bradamos os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas”
22DEZ12 Era dia de dica sabática e falei, estimulado desde Hanói, no Vietnã, por um brasileiro, de meu texto que mais me agrada: “Diálogos de aprendentes”.
23DEZ12 No domingo uma divertida e mal comportada domingueira: apresentação do curso 'The Book is on the Table', com muitas palavras para serem usadas durante a Copa do Mundo de 2014.
24DEZ12 Uma edição para preparar a noite mais esperada do ano e por tal blogada da data se fez silente para deixar aflorar lembranças e sonhar que estas tragam alegrias para crentes ou não crentes no mistério de um Deus se fazendo homem.
25DEZ12 Na cristandade não há data que tenha o apelo cultural (e comercial ¿e comércio não é cultura?) como a celebração de Natal, por isso se seguiu o conselho de Carlos Drummond de Andrade e se poetou.
26DEZ12 Uma anedota escolar sempre aflora quando se traz esta discussão especialista versus generalista. Nesta edição se fez a narração da mesma em dois cenários.
27DEZ12 Uma campanha que levei a pelo menos 10 Estados (AM, BA, ES, PB, PI, RJ, RR, RS, SC, SP) denunciando as ações ditatoriais dos Comitês de Ética na Pesquisa (CEP) foi assunto para fazer sonhos para 2013.
28DEZ12 Uma interrogação: a Ciência pode vir a ser feminina? Determinou lembrar que não só a Ciência, mas (quase) toda a produção intelectual — não apenas no mundo Ocidental — é predominantemente masculina. Há conjecturas e futurições na resposta.
29DEZ12 Um pedido de opinião sobre um dos livros que marcou um leitor: The Demon-Haunted World, science as a candle in the dark, que Carl Sagan escreveu pouco antes de morrer, e que foi traduzido como Mundo Assombrado pelos Demônios, teve o livro elogiado e o autor criticado.
30DEZ12 As lépidas e fagueiras blogadas dominicais, no último domingo de 2012 trouxeram o registro de uma visita insólita à Morada dos Afagos: um urubu.
31DEZ12 Na cultura brasileira falar em São Silvestre é falar na corrida, de ‘bailes de São Silvestre’ ou de ‘réveillon de são Silvestre’. A última blogada do ano resolveu falar do santo.
01JAN13 A edição de abertura fez conjecturas de ano com final 13 e limitou-se a desejar “feliz 2013!”
02JAN13 O texto Mulheres e as guerras que mostra que a condição social das mulheres guarda relação direta com as guerras, publicado pela revista "Science" foi assunto da edição.
03JAN13 A notícia que em Utah, o Conselho de Tiro Esportivo local oferece treinamento em armas para professores de escolas públicas deste Estado americano, assunto que mereceu uma crítica.
04JAN13 Sofro mais uma invasão de cupins. Minha biblioteca está em risco. Sou obrigado a matar em legítima defesa.
05JAN13 A dica sabática é de um dos livros mais significativo que li: “A Mãe dos fiéis” minha resenha recebe este comentário do autor, o paquistanês Kamran Pasha: Dear Mestre Chassot, Thank you for your wonderful review and kind words about my book. I was able to translate the Portuguese to English and was very moved by your comments. I would love to visit Brazil one day and do a book reading. Perhaps I will be able to do so soon. Inshallah as we say, if God wills. Peace, Kamran
06JAN13 A propósito do ‘Dia de Reis’ — poucos episódios foram tão incrementados de maneiras mirabolantes — conta-se uma original modalidade de amigo secreto.
07JAN13 No completar-se a primeira, com a trazida da dolorosa situação do estupro a mulheres na Índia, encerra-se este review dos dias de ‘maré baixa’ de leitores. Agora celebro novo momento.

5 comentários:

  1. Ave Magister,

    a visita vulturina lembrou-me o filme "O colecionador de ossos", no qual Denzel Washington interpreta um genial detetivo tetraplégico que é visitado em sua janela em Manhattan por uma ave de rapina.
    Não sabia que o autor do livro tinha comentado tua resenha, achei fantástico!
    Abraços, com votos de que estes dias de estréia em 2013 sejam auspiciosos.
    Abraços,
    Guy

    ResponderExcluir
  2. Novos dias, velhos problemas. A vida segue sua rotina e lidamos com as mesmas mazelas de sempre. Ameaças de apagões, racionamento de água e energia, desabamentos, alagamentos. E as novas adminstrações culpam os antigos gestores. A única coisa que evolui é a fome, a pobreza, a violência e a falta de vergonha política em nosso país. Afinal, em tudo somos os maiores. O maior estádio, a maior ponte, o maior rio, o maior festival, o maior fiasco...

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Attico,

    que tua viagem inaugural de 2013 possa lançar boas sementes aos e às colegas que te recebem neste alvorecer de ano.
    Votos de sucesso!

    Abraços,

    PAULO MARCELO

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    Lá vai Chassot para a terra dos Barés
    Voando sobre o mundo com asas nos pés
    Seu périplo inicia
    Feliz, com alegria
    Ao som de violinos, flautins e oboés.

    ResponderExcluir
  5. De fato, os leitores estão voltando após a "farra" de fim de ano (e com uma massa maior, sinto dizer). Desejo um ótimo início de ciclo de viagens e em especial, ao trajeto Porto Alegre/ Guarulhos/ Manaus.

    ResponderExcluir