TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

15.- UM ALERTA QUE VEM DA CHINA


Ano 7***  MANAUS ***Edição 2358
Hoje, minha jornada amazônica principal é a quarta das cinco sessões do seminário acerca de Bases Epistemológicas para o Ensino de Ciências e Matemática, no curso de doutorado da REAMEC, onde se discutirá as revoluções lavoisierana e darwiniana.
Ontem ao lado de uma densa análise kuhniana da revolução copernicana, tive, à tarde, sessão de orientação com minhas duas orientandas Célia Serrão (Saberes primevos feitos saberes escolares) e Irlane Maia (Saberes que sabem à Extensão). Planejamos apetitosos e desafiadores voos, pois uma e outra são audazes amazônidas.
Uma notícia que preocupa ao mundo e deveria ser alerta a cidades brasileiras que tem mania de automóveis. A sugestão desta edição foi da Gelsa e a fonte é a Embaixada da China.

Beijing, 14 jan (Xinhua) — Depois de ficar sufocada em um denso smog (nevoeiro resultante da poluição) por três dias consecutivos, Beijing iniciou medidas de resposta de emergência no domingo para lutar contra a grave poluição do ar.
Os dados de monitoramento mostraram que o Índice de Qualidade do Ar na maioria das partes da capital chegou a 500, nível mais alto de poluição, no domingo, terceiro dia nebuloso e cinzento.
Medidas de emergência foram adotadas no domingo em algumas áreas para lidar com a poluição pesada, segundo um alto funcionário do Departamento Municipal de Proteção Ambiental de Beijing.
Atividades esportivas ao ar livre para escolas primárias e secundárias foram suspensas entre domingo e terça-feira nas áreas com extrema poluição, incluindo os distritos de Tongzhou, Miyun, Daxing, Mentougou e Fangshan, informaram as autoridades municipais.
A construção também foi suspensa em 28 obras, e 54 empresas foram ordenadas a reduzir suas emissões em 30%, com a Beijing Hyundai Motor Company suspendendo a produção no domingo, disse o departamento.
Quatorze equipes de inspeção foram enviadas a 14 distritos para supervisionar a aplicação das medidas de redução de poluição no domingo, acrescentou.
Beijing conta com uma população permanente de cerca de 20 milhões e aproximadamente 5,2 milhões de veículos.
Os últimos dias sem vento registraram um acúmulo gradual de poluentes, partes dos quais se originaram de resíduos de veículos e queima de carvão no inverno. O tempo poluído continuará até esta quarta-feira em Beijing, previram meteorologistas locais. [Fonte: br.china-embassy.org/

Recebo com pedido de divulgação:
O Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora informa que no período de 17 a 29 de janeiro de 2013 estarão abertas as inscrições para concurso público de provas e títulos visando o provimento de 1 (uma) vaga para professor do magistério superior na área de Educação em Química.
O concurso será iniciado no dia 26 de fevereiro de 2013. Habilitação exigida: Graduação em Química, ou Engenharia Química, ou Farmácia, ou Ciências Moleculares com Doutorado em Química, ou em Educação, ou em Ensino.
Maiores informações (edital, pontos, datas e documentação necessária para inscrição etc.): Depto. Química / ICE / UFJF - tel: 32- 2102-3310.
http://www.ufjf.br/quimica/

5 comentários:

  1. O preço pago pelos chineses pelo crescimento economico e pela entrada definitiva na liderança mundial em termos de PIB é bastante alto. E dentro destes valores cobrados pelo desenvolvimento está o meio ambiente, repetindo o modelo que colocou a Europa no século XX entre os ecossistemas mais afetados da época. A ganância é realmente uma cegueira para as administrações públicas. JB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc foi no cerne da questão....
      Isso não tem saída rápida e o custo disso será muito alto...

      Excluir
  2. No início do clássico "Assim falou Zaratustra" de Nietzsche está escrito mais ou menos assim: O mundo tem uma pele, essa pele tem doenças, uma dessas doenças é o homem.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Pois existe um planeta sufocado
    Sujo pelo homem de lado a lado
    Esse ser queixo duro
    Não pensa no futuro
    E ainda se diz um ser civilizado.

    ResponderExcluir
  4. Querido Prof. Chassot,
    Bom Dia!

    Muito Obrigada por sua divulgação em um espaço "Tão Nobre" para a educação brasileira.

    Abs,

    Ivoni Reis - UFJF

    ResponderExcluir