TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 9 de janeiro de 2011

09.- Ridendo curat mores

Porto Alegre Ano 5 # 1620

A frase que hoje se faz manchete "Ridendo curat mores" é atribuída a Esopo – o lendário autor grego, que teria vivido na Antiguidade, ao qual se atribui a paternidade da fábula como gênero literário. Ele acreditava que "Pelo riso corrigem-se os costumes". As fábulas de Esopo serviram como base para recriações de outros escritores ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine.


Uma delas mereceu ser particularmente evocada por aqui ontem. Nos últimos meses, Ronaldinho, que em outros tempos fora por duas vezes o melhor do mundo no futebol, era desejo de quase a unanimidade da torcida do Grêmio. No final da manhã, as pesquisas de opinião mostravam que menos de 10% o desejava de volta ao Olímpico. A garrafal manchete de primeira página de um jornal na sexta-feira: “A esperança é azul” hoje certamente cambiará para “A esperança é rubro-negra”. Assis – o irmão e empresário-explorador do craque –, uma vez mais, traiu o Grêmio e Ronaldinho vai para o Flamengo.

E a fabula? A Raposa e as Uvas atribuída a Esopo – que aparece na ilustração numa imaginação de Diego Velásquez (Sevilha-1599 Madrid 1600) – foi reescrita por Jean de La Fontaine e se adapta agora à imensa torcida gremista.

Com pequenas variações, é basicamente a história de uma raposa que tenta, sem sucesso, comer um cacho de convidativas uvas penduradas em uma vinha alta. Não conseguindo, afasta-se, dizendo que as uvas estariam verdes e só cães as poderiam tragar. A moral afirmada no final da fábula é algo como: É fácil desprezar aquilo que não se pode obter.

Os brados de mercenário que Ronaldinho ouviu em 2001 quando ele abandonou o Grêmio e foi para o Paris Saint-Germain, se ouviram de novo, ontem. Eu que torcia para que o Grêmio não fizesse este investimento milionário (e sim, investisse nas categorias de base para formar muitos Ronaldinhos) devo dizer que melhor que este desfecho foi a gostosa chuva que caiu na tarde de ontem.

O melhor domingo a cada uma e cada um! Aqui o dia é mais uma vez ensolarado. Que seja assim na região Sudeste do país, onde as chuvas assolam inclementes. Amanhã também começa a segunda semana de 2011. Lemo-nos, então.

2 comentários:

  1. Salve Mestre Chassot! Comentário inteligente e apropriado para essa tragicomédia. Oxalá o presidente Odone faça aquilo que o senhor deseja: invista essa fortuna que seria oferecida ao biltre dentuço nos jovens talentos que estão nas categorias de base do Grêmio. Para o senhor, o meu melhor abraço e a minha amizade.

    ResponderExcluir
  2. Muito estimado colega Éder,
    obrigado por teu comentário. É significativo poder dourar a pílula de “uma historia de paixão, traições e ódio” (da manchete desta segunda-feira da capa de jornal de Porto Alegre) com uma fábula bimilenar.
    Uma muito boa semana,
    a admiração do
    attico chassot

    ResponderExcluir