TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 2 de janeiro de 2011

02.- Uma página emocionante

Porto Alegre Ano 5 # 1613

Ontem, especialmente ao entardecer, parecia que se estava numa vigília de segunda-feira. Assim este primeiro domingo de 2011 sabe atípico. Há, também por isto, sobejas razões para guardar a tradição de blogadas dominicais curtas e mais leves.

No sábado, pela manhã e à tarde, rádio, televisão e internet foram recursos para nos inteirarmos das posses. Aqui, pela manhã a de Tarso Genro como governador do Rio Grande do Sul. À tarde, a emocionante posse de Dilma Rousseff com primeira mulher a assumir a Presidência do Brasil.

Neste blogue não há a pretensão de fazer um noticioso da memorável tarde de ontem, mas permito-me um destaque.

Durante seu primeiro discurso como Presidenta – como deseja ser chamada, na Câmara dos Deputados, Dilma chorou ao se lembrar dos seus amigos que morreram no combate à Ditadura Militar no Brasil. A presidente participou de grupos que faziam o enfrentamento armado aos militares e foi presa durante dois anos. Tinha como convidas em lugar de destaque 11 companheiras de cela dos anos do Presídio Tiradentes.

“Dediquei toda a minha vida a causa do Brasil. Entreguei minha juventude ao sonho de um país justo e democrático. Suportei as adversidades mais extremas infligidas a todos que ousamos enfrentar o arbítrio. Não tenho qualquer arrependimento, tampouco ressentimento ou rancor”, disse.

“Muitos da minha geração, que tombaram pelo caminho, não podem compartilhar a alegria deste momento. Divido com eles esta conquista, e rendo-lhes minha homenagem”, disse Dilma, chorando em seguida.

Nesta emocionada sagração à Democracia adito a maior torcida para que o consistente plano de governo trazido ontem à nação brasileira – centrado fundamentalmente na erradicação da miséria – se transforme numa sonhada realidade. O melhor domingo nesta estreia dominical de 2011.

Aos meus leitores que não leram o texto de ontem, permito-me recomendá-lo.

4 comentários:

  1. Muy querido Profesor Chassot,
    ¡Felicitaciones por la nueva Presidenta! Que todo sea por el bien de Brasil.
    Que este 2011 lo acoja con cariño: lleno de auroras de ilusión, mediodías frescos, atardeceres de esperanza y noches para hilvanar promesas de sueños que se cumplan cada día.
    ¡Feliz Año! Con cariño,

    ResponderExcluir
  2. Muito estimada Matilde,
    permito-me receber na tua homenagem à Presidenta Dilma como representativa do carinho de 5 uruguaios, 4 argentinos, 2 equatorianos, 1 mexicano, 1 português e 1 estadunidense que já acessaram este blogue hoje.
    Agradeço também teus tão poéticos votos para 2011.
    Oxalá muitos dos mesmos se transformem em realidades para todos nós,
    um afago carinhoso do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Muitas felicidades para este ano que começa da mano duma mulher..só a mulhersabe do sufrimento das almas de todos os habtantes do mundo.
    Bon 2011 para Brasil
    Desde Mendoza Argentina..Susana

    ResponderExcluir
  4. Muy amable Susana,
    es muy grato, como latino-americano, recibir tan calorosa mensaje. Que Argentina, Brasil y todas la naciones encuentren, también con la decisiva participación de las mujeres el camino de la justicia social.
    Con gratitud
    attico chassot

    ResponderExcluir