TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 25 de maio de 2015

25.- UMA MEGA-SEMANA


ANO
 9
EDIÇÃO
 3043

Esta edição é uma homenagem a uma mente e coração brilhante... o grande John Nash, falecido ontem, com esposa Alícia, em um acidente de taxi, nos Estados Unidos.

Para alguns, começa hoje a última semana de maio ou a 22ª semana do ano. Cristãos, dirão que vivemos a primeira semana depois de Pentecostes. É verdade que cristãos ortodoxos protestarão dizendo que Pentecostes não foi ontem, mas, será no próximo domingo, dia 31. Aqueles de fé judaica dirão estarmos em um das mais celebradas festas do calendário judaico: Shavuot — a Festa das Colheitas ou a Festa das Primícias dos Frutos (ou Pentecostes, que significa 50 dias depois da Páscoa). Não disputarei nenhuma destas celebrações.
Eu extrapolarei, vivo a minha mega-semana. Este ano, a última semana de fevereiro, que ganhou blogada especial: foi uma super-semana. Mas esta que se inicia hoje será imbatível.
Terei as aulas Teorias do Desenvolvimento Humano, para a Licenciatura em Música, na manhã de segunda e na noite de terça, como sempre. Na segunda à tarde tenho aula na Universidade do Adulto Maior. Como o seminário “Teoria e Prática de Inclusão” no Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão ocorre em sábados alternados, e houve aula no sábado passado, neste quesito a aula no mestrado fica desfavorecido.
Algo que já ocorre noite desta segunda e desde várias semanas venho curtindo e dá sabor especial à semana é palestra de Richard Dawkins.
 Ele é dos autores que mais frequenta este blogue e fiz aqui edições especiais na esteira de sua presença na inauguração da edição de 2015 do Fronteiras do Pensamento. A propósito da última blogada, acerca da mensagem que o renomado biólogo escreveu a sua filha, tenho a integra da carta referida; posso remeter para quem desejar. Basta mandar uma mensagem para achassot@gmail.com Na manhã de sábado, José Clovis e eu desencadeamos com este texto excelente discussão na aula do Mestrado.
Claro que a noite desta segunda dá um saibo muito especial à semana. Não vou dizer que Richard Dawkins é meu ídolo, mas, é certamente o intelectual vivo que mais admiro. Acerca do novo livro “Fome de saber” (Companhia das Letras), lançada no Brasil no Fronteiras do Pensamento, acompanho o escritor e comentarista político Bill Maher que afirmou “Richard Dawkins é um dos meus heróis, então para mim é maravilhoso ler sobre como ele se tornou o homem e o pensador que é. Algumas pessoas gostam de ler sobre a origem do Batman ou do Super-Homem. Para mim, isso vale com Richard Dawkins”.
Lembro de emoções que tive quando ouvi em Porto Alegre, 1992, Eric Hobsbawm ou Ernesto Sabato, em Madrid em 2002. Esta noite deverá ser ainda mais emocionante. Não vou comentar aqui, que quando João Paulo 2º (agora São João Paulo 2º) esteve em Porto Alegre em 1980, fui à missa que ele celebrou perto do Estádio Olímpico.
Parece que estou fugindo a caracterização da semana, pois a segunda-feira já a faz esplendorosa. A semana se faz especial, por ter na quarta, na quinta e na sexta uma viagem a cada dia a um dos Estados da região sul.
Na quarta vou a Florianópolis, para no Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC integrar a banca de avaliação do Prof. Dr. Walter Antonio Bazzo, Engenheiro Mecânico, Mestre em Ciências Térmicas e Doutor em Educação que com um denso Memorial de Atividades Acadêmicas, com mais de uma centena de páginas descreve mais de 40 anos como professor, postulando a promoção à classe de Professor Titular da Carreira do Magistério UFSC.
Retorno na noite de quarta e nesta mesma noite viajo para Frederico Westphalen, onde, na quinta, a convite do Programa de Pós Graduação em Educação da URI ministro uma aula especial, onde vou discutir exigências para estar na Academia hoje. Ocorre que meus ex-orientandos, aproveitando o ensejo organizaram em suas escolas encontros com seus colegas professores. Assim pela manhã, a convite da Camila Camargo, falo na EEFM Cons. Edgar Marques de Mattos. À tarde, a convite da Izaura Ceolin vou a Caiçara onde falo a professores de um grupo de escolas. Ainda à tarde, por iniciativa do Vanderlei Farias, tenho uma fala na EEFM Sepé Tiaraju.
Na sexta chego à Porto Alegre, pela madrugada e na mesma manhã viajo a Curitiba e de lá vou a Matinho, para fazer à noite a palestra de encerramento da Primeira Semana Acadêmica de Licenciatura em Ciências da UFPR-Litoral. Na manhã de sábado, retorno à Porto Alegre, via Curitiba.
É muito bom viver oportunidades tão gratificantes. Uma semana muito especial a cada uma e cada um de meus leitores.

Um comentário:

  1. Uma mega-semana como a que se inicia se reserva tão somente para mega-sujeitos como o mestre. Imagino que, com Richard, se postem infinitas dúvidas acerca da existência por uma ciência que transcende o darwinismo científico puro, sem interferências criacionistas ou do gênero. Interessantíssimo...

    ResponderExcluir