TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

31.- EVOCANDO UM HISTÓRICO 31 DE OUTUBRO



Ano 7*** WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR ***Edição 2282
Hoje é feriado em alguns munícipios do Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e, provavelmente, em outros estados. Vibro quando religiões não hegemônicas conseguem algum feriado. Feriados religiosos nacionais, estaduais e municipais são em sua maioria católicos.
Em Rondônia, dia 18 de junho é feriado estadual: ‘Dia do evangélico’. Por que hoje é um feriado não católico em vários municípios brasileiros?
Porque em algumas comunidades grupos religiosos usualmente dominados tiveram vez. No dia 31 de outubro, celebra-se o Dia da Reforma Protestante. Assim comunidades luteranas, em geral, originárias de colonização alemã, conseguiram entre os feriados municipais, fazer de cada dia 31 de outubro, dia festivo.
Neste dia, no ano de 1517, Martinho Lutero, em alemão Martin Luther, (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546), um sacerdote católico agostiniano e professor de teologia afixa nas portas da Igreja de Wittenberg, na Alemanha, as 95 teses contra a venda de indulgências. Na pintura cena da afixação com uma das teses; a outra ilustração mostra teses em alemão gótico.
Indulgência é o mérito, por boa ação ou compra, da remissão da pena dos pecados. Verdadeiros abusos eram cometidos nesta época. As pessoas achavam que não precisavam mais da graça, da fé, da palavra de Deus, nem de Jesus Cristo, compravam uma carta de indulgência e pronto, a salvação estaria garantida. Era o pensamento da época. Era a onda religiosa do momento.
Martim Lutero argumentou contra isso. Ensinou que a Igreja devia pregar a salvação pela graça e fé, mediante a ação de Jesus Cristo, revelado nas Sagradas Escrituras. Com certeza, nem ele tinha consciência das proporções que tomaria este movimento. Novas rupturas e até novas guerras se justificaram a partir de então. Mas também uma autêntica e verdadeira vivência do Evangelho volta a se fazer presente, entre católicos e protestantes, motivada pela atitude de Lutero.
Esta denúncia pública às práticas da igreja romana não tinha o intuito de cisão. Mas, esta houve e foi muito maior que separar de Roma a igreja alemã, igrejas outros países — especialmente os europeus escandinavos — se fizeram protestantes (ou luteranas). Todavia, muito mais significativo que o cisma, foram as consequências políticas, sociais, econômicas, culturais e educacionais.
Na edição inaugural de novembro o assunto volta à analise. Aguardem a blogada de amanhã.
Não sei de muitos leitores em cidades onde hoje é feriado. Faço votos de um bom feriado à Elzira, de Maravilha, Santa Catarina. Agradar-me-ia saber de outros leitores que hoje curtem a evocação daquele histórico 31 de outubro de 1517.

5 comentários:

  1. É curioso lembrar que muitas bandeiras levantadas à época de Lutero tomaram curso totalmente diverso. Por exemplo, questionava-se a intolerância da igreja Católica, hoje vemos protestantes e católicos se matando na Irlanda. Atacaram a venda das indulgências; hoje vemos o recolhimento do dízimo até com maquininha da "cielo", quando chamam os fieis de "colaboradores", "associados" etc. O Defeito não está na religião, os preceitos de Calvino e Lutero foram e são os mais justos e éticos possíveis. O defeito está no homem.

    Abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot
    Que riqueza este resgate teu da memoria luterana, que hoje se faz lembrar pela data. Toda vez que leio teu blog com estas memorias, me remete à época da formação histórica no Planalto Central.
    Abraço - JB

    ResponderExcluir
  3. Prof. Chassot vendo o título do seu texto, imaginei que abordarias sobre bruxas e fantasias, mas encontramos algo sobre a Revolução Luterana, surpreendente. Conheci algumas cidades no interior gaúcho e lembro-me do feriado da Reforma Protestante em Agudo, Lajeado, Arroio do Meio, Candelária, entre outras, porém em Garibaldi, hoje é feriado pela data de sua emancipação (31/10/1900). Proposital esta data? Abrs Sandro

    ResponderExcluir
  4. Meu caro colega Sandro,
    primeiro obrigado enriquecendo esta edição com adição de munícipios do RS que celebram o significativo 31 de outubro (amanhã volto ao tema). Garibaldi de colonização italiana certamente amaldiçoou o luteranismo.
    Ontem em aula, quando referi o feriado de hoje vários lembraram o colonialista Halloween, que não tem nada de nossa história.
    É bom te saber leitor aqui,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Limerique

    Lutero demonstrou ao mundo inteiro
    Que Vaticano travestiu-se vendeiro
    Se você é rico, usa terno
    Jamais irá pro inferno
    O papa representa Deus por dinheiro.

    ResponderExcluir