TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 20 de outubro de 2012

20.- ENCICLOPÉDIAS: ¿QUE REVOLUÇÃO?



Ano 7*** WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR ***Edição 2271
Vivo um sábado esperado que encerra uma de minhas mais densas semanas: três eventos com falas em Joinville, Rio Grande e Porto Alegre; aulas na graduação e na pós-graduação, tudo isso imerso em 28 horas de ônibus. Realmente é preciso um sábado para curtir evocações de tantos amigos: uns reencontrados e outros aditados.
Vestibularmente faço referência ao 32º EDEQ que nestas 5ª e 6ª feiras foi assunto aqui. Na manhã de ontem envolvi-me com um dos 21 minicursos que cadeiras extras (as salas do IF-RS Tem lotação para 40 lugares). A tarde assisti temas em debates e apresentações orais.
Dois detalhes — ao lado do destaque a excelente densidade teórica do evento e excelente organização —: 1) o numero de jovens participando do evento, o que traz expectativa de continuidade; 2) o espraiamento para além das fronteira do RS de um evento estadual, com participação de mais uma dezenas de estados incluindo Norte e Nordeste.
Na clausura houve uma homenagem ao Roque Morais, na presença de sua filha Márcia, revisitando a presença do Roque desde o 1º EDEQ, na PUC em 1980 a participação do 31º em Rio Grande no ano passado, que já não pode assistir.
Ainda o anúncio sempre esperado — onde nos encontraremos em outubro de 2013 — o 33º será na Unijuí. Ainda fui a aulas no Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão e valeu muito.
Mas guardo a tradição: as edições sabáticas são para falar em livros. A busca de assunto para tal levou-me a enciclopédias. Quando olhamos o mundo do trabalho encontramos profissões que alguns de nós vimos surgir e desaparecer; por exemplo: perfurador de cartões. ¿Outra? Vendedor de enciclopédias? E como eram tentadoras suas ofertas. Como sonhávamos adquirir coleções que hoje não quereríamos nem de graça. Não temos mais espaço para alojar 20 volumes que nem se abre uma vez por ano.
Mas não precisar mais ter enciclopédia(s) — logo desatualizadas. Ou mais recentemente em versão digital, com custo para atualizações. Isto me enseja contar algo desta semana. Mas antes um alerta.
Como não tenho compromissos evangélicos, mesmo que usualmente me agrade seguir tais recomendações, hoje desobedeço uma delas: “Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita” Mateus 6:3
Isto posto, estou justificado para fazer pública mensagem que recebi:
Caro Attico,
Você é maravilhoso. Muito obrigado pelo seu donativo para a Fundação Wikimedia!
É assim que pagamos as nossas contas -- são pessoas como você, doando cinco euros, vinte euros, cem euros. O meu donativo favorito no ano passado foram cinco libras de uma menina em Inglaterra, que havia persuadido os seus pais para que lhe permitissem doar a sua semanada. São pessoas como você, juntamente com essa menina, que tornam possível que a Wikipédia continue a disponibilizar o acesso gratuito e fácil a informação imparcial, para toda a gente por todo o mundo. Para todos os que ajudam a pagá-la, e para aqueles que não podem ajudar. Muito, muito obrigado.
Eu sei que é fácil ignorar os nossos apelos, e fico contente por você o não ter feito. Em meu nome, e em nome das dezenas de milhares de voluntários que escrevem a Wikipédia: obrigado por nos ajudar a fazer do mundo um lugar melhor. O seu dinheiro será usado cuidadosamente, e quero agradecer-lhe a confiança que deposita em nós.
Obrigada,
Sue Gardner
Diretora Executiva da Fundação Wikimedia

3 comentários:

  1. Vejo com tristeza o fim das enciclopédias em tipografia. Apesar do advento da internet, que também é uma fonte em certos momentos duvidosa, o fascínio mágico desta ferramenta sempre me encantou. Lembro-me na infância do sonho de possuir a "Barsa", mas só tínhamos condições de possuir a "Larousse", anos depois já "burro velho" comprei a "Barsa". E ratifico, por mais que a teconologia tenha trazido celeridade nas pesquisas, nada substitui a consulta de um livro.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Muy caro Chassot!
    Observo que a semana foi extremamente densa e que nem pudemos trocar aqueles "alôs" corriqueiros que nos fazem saber como estamos um e outro. Mas também sinto orgulho de um Mestre que me orientou e que continua em plena essência e capacidade.
    Que tal uma pausa prá um almoço nos próximos dias? Aguardo teu ALO.
    Abraços do JB

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Jairo,
    realmente foi uma hiper-semana. Nesta não tenho viagem. Somente três falas (além das aulas) no Centro Universitário Metodista do IPA.
    Assim te espera para um almoço em data que propuseres.
    Viste que ontem despedi-me do Olímpico.
    Conto no blogue de hoje.
    Uma boa semana

    attico chassot

    ResponderExcluir