TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

22.- KINDER versus AVENIDA BRASIL



Ano 7*** WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR ***Edição 2273
De repente, na noite da última sexta-feira, especialmente, quando me deslocava do encerramento do 32º EDEQ no Planetário da UFRGS para atividade acadêmica no Centro Universitário Metodista do IPA, me senti um alienígena.
Noticiava-se (já ouvira, algo nos noticiosos ao desjejum) que o Brasil ia parar, devido ao imprevisível final de uma novela. Falava-se que o país teria colapsação de energia. E eu não sabia nada do assunto. Sinto uma sensação de excluído quando não entendo de uma notícia.
Era informado que naquela noite terminaria uma novela. Soube então o título da mesma. Será que teria ver aquela desgrenhada e quilométrica avenida que se serpenteia lentamente quando se chega ao Galeão, ou melhor, ao ‘Aeroporto Maestro Antônio Carlos Jobim’ na Cidade Maravilhosa, que no percurso da Avenida Brasil não assim tão maravilhosa.
Quando se dizia que o Brasil inteiro parava, professores e mestrandos ouvíamos de dois muito competentes profissionais, durante aula no Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão apresentar a “Kinder”.
Não sei das emoções que teve o encerramento da novela, mas para mim jamais me impactariam como ao saber, pelos depoimentos de Carla Rejane Crixel Fernandes e Guilherme Barnasque Duarte, que desde 1988, há em Porto Alegre uma instituição presta atendimento interdisciplinar a bebês, crianças e adolescentes portadores de deficiências múltiplas, sem condições financeiras. Ela é a única no gênero que oferece educação especial para deficientes múltiplos com comprometimento grave, integrando a reabilitação e habilitação.
A Kinder acredita no potencial de aprendizagem do ser humano, independente do grau de lesão física, sensorial ou mental, propiciando a estas crianças e jovens o direito de ir à escola (www.kindernet.org.br).
Parece não haver dúvidas que pelo menos uma fração de brasileiros na noite teve uma programação muito mais relevante. Mas ontem minha leitura de jornais me atualizou um pouco.
Os noticiosos contaram que o último capítulo de Avenida Brasil, exibido nesta sexta-feira pela Globo, teve muitas emoções. Carminha confessou ter matado Max, foi presa, saiu da cadeia três anos depois e foi recebida por Lucinda no lixão. Se reconciliou com Nina e Jorginho. Cadinho acabou casando oficialmente com suas três mulheres, que largaram Jimmy após uma discussão – elas queriam só dinheiro e ele se+xo.
Realmente ‘emocionante’. Mas li mais: a novela 'Avenida Brasil' ganhou destaque na mídia internacional
Rendeu assunto também para a mídia internacional. O site do jornal britânico “The Guardian” destacou o fato de a presidente Dilma Rousseff ter adiado o comício que faria com Fernando Haddad, candidato do PT à prefeitura de São Paulo, para não perder quórum por conta da novela (o evento aconteceria no mesmo horário, às 21h). O assunto ainda rendeu reportagens no site da BBC da América Latina e Caribe.
O jornal francês “Le Figaro” creditou a popularidade da novela ao “inovador” retrato da ascensão social dos brasileiros. “O Brasil está apaixonado por uma novela”, defendeu a publicação logo no título.
Realmente, há que por reserva a manchetes consagradas como estas: “O Brasil inteiro pulou carnaval durante três dias” (nos jornais de quarta-feira de cinza); “O país inteiro parou para assistir o jogo do Brasil” (recorrente durante a Copa do Mundo); “Nesta sexta-feira todo o Brasil aguarda emocionado para saber quem...” (nos noticiosos de 19OUT2012). 

9 comentários:

  1. Muito boa noite, Ms. Chassot,
    muito impressionante a sua percepção,
    de como foi a novela,
    és sem dúvida genial,
    muito grato em ler suas sábias palavras,
    abraço,
    Irineu Batista.

    ResponderExcluir
  2. O povo, alimento do capitalismo, é ensinado a não pensar, não questionar. E obras "primas" como essas são o remédio certo. O infeliz é levado a viver a irrealidade na telinha mágica. Ali ele enriquece, trai, mata, é bigamo, frequenta os melhores espaços, aprende novos bordões. E a sua estupidez e ignorância cresce exponencialmente. Pra que pensar? Tem quem pense por mim, decida por mim, diga o que é certo e errado, que roupa e cabelo usar. Não me importa se meu filho se droga, se minha mulher ou meu marido me trai, se meu aluguel está atrazado, se meu país está afundando, se meu planeta vai pras "cucuias". O importante é que naquele determinado horário vou sentar a frente do meu oráculo e lá ficarei por uma hora, e terei assunto para o dia inteiro seguinte. Plim! Plim!

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Mestre!
    Bem, se o final da novela fez a Dilma adiar um discurso de apoio ao Haddad, pelo menos alguma coisa boa gerou!
    Se bem que os paulistas estão sem opção, com aquelas duas porcarias como candidatos!
    Mas, parabéns à Kinder, que merece toda a divulgação e apoio que for possível!
    Dúvida: é a única instituição do genero em Porto Alegre ou no Brasil?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Muito estimado Leonel,
    obrigado pelo alerta. Não fui crítico na informação que colhi no sítio da Kinder.
    Preciso averiguar, mas é provável que seja em Porto Alegre.
    Com estima e admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Chassot, aqui no Rio de Janeiro e Niterói a Apae Associação de pais e amigos dos exepcionais desenvolve um trabalho bem similar.

      Antonio Jorge

      Excluir
  5. Parabéns Professor. Estas Instituições precisam sempre de muito apoio de todos os níveis. Um abraço Marlis Polidori

    ResponderExcluir
  6. Prezado mestre,
    a análise feita por Antônio Jorge, na minha opinião, diz tudo. A Rede Globo, emissora com maior índice de audiência, cria o que ela quiser, desde moda, o que vai ser comido, falado usado pelo povo noticiado por outras emissoras até políticos-o que é o mais pernicioso, como ocorreu na eleição e posterior impeachman de Fernando Collor. O poder da telinha e de outras mídias é imenso.
    Abraços,
    Malu.

    ResponderExcluir
  7. Maria Lúcia querida, o brado kantiano precisa ser repetido: “Tem coragem de pensar e pensa! Liberta-te daqueles que querem pensar por ti, e pensa!” Então Kant vituperava contra a Igreja e o Rei; agora, parece ser que devamos bradar contra a Globo.
    Obrigado por teu retorno,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Olá a todos! mas me mantive atenta a todas as postagens, e não seria eu se não deixasse aqui minha humilde opinião que possui o objetivo apenas de somar ao que já foi destrinchado anteriormente! Mas o foto é:
    Não é a Globo a grande vilã, ou manipuladora de mentes, mas a televisão por si só que não assumiu seu papel de revelar fatos as pessoas ou fazer justiça, e sim desvirtuando seu papel para uma ação em massa de alienadores que possuem papeis diferentes desde alienar crianças, depois jovens e por fim adultos e o mais interessante disso é que realmente se temos coragem de pensar que pensemos, mas a grande questão é: Para conseguirmos nos desvincular daquilo que quer pensar por nós é preciso primeiro que vejamos uma razão disso,ou seja, que vejamos que existe um certo alguém ou coisa querendo controlar nosso pensar, o que é muito difícil dentro de uma mente alienada e viciada por algo!

    Naillin Ruiz

    ResponderExcluir