TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 9 de outubro de 2012

09.- LEITURA DESRECOMENDADA A PESSOAS MAIS SENSÍVEIS


Ano 7*** WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR ***Edição 2260
Ontem à noite, estava escrevendo um texto que seria para edição de hoje. Tergiversava acerca de um assunto recorrente aqui: a rapidação vertiginosa do trocar de idade. Dizia o óbvio; quando se tem 7 anos demora muito mais [a troca de idade] que quando se passou dos 70. Mostrava isto em mirada a frações.
Eis que me chega um alerta do respeitado Diário de Notícia, de Lisboa, daquele dia. Olho manchetes. Dá dó de se ler a crise em Portugal. Tarrafeei meia dúzia:
Estado despede quase 50 mil funcionários com contratos // Primeiro-ministro é "mais mentiroso que o Pinóquio" // Subsídio de Natal vai ser pago em duodécimos mensais // Setor público tem de reduzir em 50% trabalhadores a prazo //
Rossio solta balões por um trabalho digno//
Pagamento de trabalho em feriado na Função Pública passa para 25%//
Lembrei-me, condoído dos portugueses. Eis que em meio ao pescar notícias, surge algo exótico. Estranhei o peixe. Não precisei muito para identificar algo como a baleia que hospedou por um tempo o teimoso profeta Jonas.
Parece incrível, mas está lá no confiável diário português de ontem 08OUT2012. Atenção a notícia não é de 2012 a.C. e muito menos um trote de primeiro de abril. Eis a fábula:
Paul Brown, um congressista republicano e membro da Comissão da Ciência da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos nega a teoria da evolução, o Big Bang e a embriologia.
Candidato no estado da Geórgia à sua reeleição nas eleições de 6 de novembro, Paul Brown fez o comentário durante um discurso numa igreja batista. Mas só agora um vídeo desse momento chegou ao YouTube.
Nas imagens, reproduzidas pelo site do diário britânico The Guardian, o congressista, que é médico, afirma que "enquanto cientista" descobriu provas de que a Terra não tem mais de nove mil anos e foi criada em seis dias. O pensamento científico dominante acredita que a Terra tem 4,5 mil milhões de anos.
Broun explica ainda que as teorias sobre a origem do universo e da evolução das espécies representam "mentiras vindas diretamente do Inferno".
Logo entendi, porque no jornal está colocada esta advertência: Os textos aí escritos podem, por vezes, ter um conteúdo susceptível de ferir o código moral ou ético de alguns leitores, pelo que o Diário de Notícias não recomenda a sua leitura a menores ou a pessoas mais sensíveis. Talvez, se devesse recomendar a algumas pessoas não ler um jornal tão perigoso. Com esta fantástica notícia, postergo minhas lucubrações acerca das divergências de Cairós e Cronos na contagem do tempo. Uma boa terça-feira a cada uma e cada um.

4 comentários:

  1. Infelizmente o bom senso também parece demorar para alguns mais do que para outros. Um dia destes atrevi-me a fazer um comentário sobre a injustiça sofrida por Hipatia na antiguidade em intervalo de sala de aula, em menos de cinco minutos a sala toda brigava fervorosamente acerca de religião. Eu já não conseguia nem falar, limitei-me a tentar ouvir.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Realmente a mim causa espanto
    Mente criacionista no entanto
    Subverte ordem natural
    Com maior cara de pau
    Que até Darwin está em pranto.

    ResponderExcluir
  3. Notícias preocupantes. Darwin deve está se revirando no túmulo! Um forte abraço e ótima terça-feira, professor! Ana Cláudia Maquiné

    ResponderExcluir