TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

18.- MAIS UMA VEZ DIAS DE EDEQ



Ano 7*** WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR ***Edição 2269
Já era 19h quando, depois de cinco horas de ônibus, chegava de Rio Grande depois de participar de uma manhã frutuosa no II Seminário Internacional de Educação em Ciências, que reuniu na Universidade Federal do Rio Grande, participantes de mais de 20 estados do Brasil.
Assisti às palestras da Anna Maria e do Demétrio, em companhia Cachapuz (os três referidos aqui ontem) quando ele e eu soubemos ser ‘indisciplinados’ comentando com discretos cochichos as duas falas. Também na janta de terça e no almoço de quarta, conversei bastante com o Prof. Dr. Francisco Januário da Universidade de Maputo em Moçambique. Falamos sobre a não história de Moçambique e Brasil antes de 1500.
Na noite de ontem recebi na Morada dos Afagos cinco colegas e amigos da Universidade Federal do Pará. Alegraram-me com a presença Silvia Chaves, Geziel e Lívia Moura, Sandra Bastos e Ivete Brito. 

As duas fotos são da Lívia registram a estada dos colegas que participam do Congresso Internacional de Produção Autobiográfica, nesta dimensão de estudos os visitantes fizeram autografar exemplares de Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto.
Há mais de 30 anos os dias que se aproximam do primeiro fim de semana da segunda quinzena de outubro têm agenda cativa: a realização no Rio Grande do Sul do EDEQ: Encontro de Debate de Ensino de Química. Pois hoje na UFRGS, com o IF-RS será inaugurado o 32º EDEQ, com a Conferência de Abertura: Saber e Conhecimento na Sociedade da Informação que será proferida pelo Prof. Dr. Alfredo Veiga-Neto.
Hoje e amanhã vivo intensamente mais um evento, que se constituiu em 1980 como algo dos professores de Química gaúchos, mas se espraiou além-fronteiras.
Estive envolvido na organização da série de eventos e também participei dos mesmos, com uma exceção: faltei ao XVI EDEQ, em 1996, da Universidade de Santa Cruz do Sul, pois recém fizera uma cirurgia de tíbia e perônio; mas me fiz presente em reuniões de organização e com o envio de um texto que foi lido na abertura pelo meu colega e amigo Edni Oscar Schroeder.
Por ser algo significativo em minha história é que EDEQs se fazem um capítulo do Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto, que nesta semana recebeu o seguinte comentário no Facebook de Claudionei Vicente Cassol, que foi meu aluno no Mestrado de Educação no curso Unisinos/URI: "Professor Attico Chassot, parabenizo-te na passagem do dia do Professor pelo Mestre que tem sido, que és e sempre o serás, com alegria da partilha, após a conclusão de MEMÓRIAS DE UM PROFESSOR. Digo apenas: Uma VIDA garbosa passada à limpo no amealhar das experiências, e com elas conhecimento, desde a Estação Jacuí até a Morada dos Afagos. Qualquer palavra torna-se insuficiente, mínima, precária, ante a grandiosidade dos hologramas significados profunda e sinteticamente nas 501 páginas: um trem ainda mais misto, mais qualificado. Destaco, por alguma identificação ou gosto particular do rememorar ou remembranças, como diz João Chagas Leite, o ano 2006. Grande abraço. Parabéns pela excelente biografia: ela, verdadeiramente, consegue continuar ensinando."
Nestas evocações de 31 outros EDEQs, circulando nas mais diversas Universidades gaúchas, me envolvo hoje e amanhã no 32º EDEQ. Será bom, também, reencontrar amigos.

3 comentários:

  1. Nada mais justo do que o reconhecimento por um trabalho bem feito. Num Brasil de discrepâncias e injustiças insistir na disseminação da cultura, só por vocação.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Pai

    Lindas fotos !

    Daqui a pouco quando eu acordar inicio o retorno

    Um beijo e Saudades !!

    ResponderExcluir
  3. Já estamos com saudades da Morada dos afagos e de seu anfitrião, simplesmente maravilhoso o jantar.

    ResponderExcluir