TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

31.-OS ‘PRODUTOS’ APAGAM O HOMENAGEADO



Ano 7*** PORTO ALEGRE Morada dos Afagos ***Edição 2343
Último dia do ano: Hoje é dia de São Silvestre. Há que convir que a homenagem ao santo, colocando sua celebração litúrgica no último dia do ano, paradoxalmente, apagou a memória do homenageado. Este desapareceu à medida que ‘produtos’ com seu nome cresceram.
Pelo menos na cultura brasileira falar em São Silvestre é falar na corrida (ou nas corridas, pois agora há também: São Silvestrinho) que ocorre na tarde do último dia de cada ano. Há também anúncios de ‘bailes de São Silvestre’ ou de ‘réveillon de são Silvestre’. São Silvestre é topônimo de bairros e distritos no Brasil e freguesia em Portugal.
Mas, ¿e o santo? O São Silvestre hoje evocado foi um papa. Há outro (Silvestre II) que foi papa de 999 a 1003, num dos ápices do milenarismo no mundo ocidental. Mas como papas já são quase três centenas... qual o destaque deste que é o apagado ‘santo do dia’?
Defendo a tese que não devemos apenas espiar o mundo, mas adentrar nele. Assim convido meus leitores a fazer isso.
São Silvestre I — nascido em Roma em 285 — foi o 33º Papa, por 21 anos, entre 31 de janeiro de 314 até 31 de dezembro de 335 [por isso sua celebração é hoje], durante o reinado do imperador romano Constantino I, que determinou o fim da perseguição aos cristãos, iniciando-se a Paz na Igreja. Constantino entra na História como primeiro imperador romano a professar o cristianismo, na sequência da sua vitória sobre Magêncio na Batalha da Ponte Mílvio, em 28 de outubro de 312, perto de Roma, que ele mais tarde atribuiu ao Deus cristão.
Silvestre I foi um dos primeiros santos canonizados sem ter sofrido o martírio. Como papa Silvestre I enviou emissários para presidirem ao sínodo de Arles (314) e ao Primeiro Concílio de Niceia (325), convocados por Constantino, a sua ausência é motivo de debate, provavelmente deve-se ao seu estado de saúde. Durante o seu pontificado a autoridade da Igreja foi estabelecida e se construíram alguns dos primeiros monumentos cristãos, como a Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém, e as primitivas basílicas de Roma (São João de Latrão e São Pedro), bem como das igrejas dos Santos Apóstolos e de Santa Sofia em Constantinopla.
Assim é no papado de Silvestre I que a o cristianismo se torna hegemônico no Império Romano (leia-se mundo ocidental). É também quando a igreja se transmuta de perseguida em perseguidora, assunto usualmente apagado. Assunto que já perambulou neste blogue ultimamente.
E, agora, quando nos lermos de novo, já será 2013. Assim, até o próximo ano, quando colocamos mais um marco balizador de nossos fazeres.

14 comentários:

  1. Bravo Mestre Chassot!
    Mais uma oportunidade de rara aprendizagem!
    Num balanço dem 2012 contabilizo ter conhecido este blogue quem faço exigência de leitura aos meus alunos!
    Serei leitor aqui em 2013.
    Com admiração
    Laurus Lima Loureiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Laurus,
      sermos parceiros no fazer alfabetização científica assegura um plus para um ainda melhor esperado 2013,
      Com agradecimentos
      attico chassot

      Excluir
  2. Tudo que o Laurus Lima Loureiro escreveu vale pra mim também, tirando a parte dos alunos, já que estou sem alunos de química e física ultimamente. Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  3. Só uma ressalva, já li duas menções a eu ser diplomata. Não sou, sou há 10 meses oficial de chancelaria, carreira administrativa do Itamaraty, em uma breve interrupção a 19 anos de magistério, lecionando Química e Física, entre outras disciplinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estimado Juliano,
      como não sei a gradação do Itamaraty, penso que fiz uma honrosa e merecida promoção. Releva meu engano.
      Mas agradeço a parceria intelectual do colega professor e permita-me amealha-lo como um dos ganhos deste final de 2012 catalisado pelo ‘Dialogo de aprendentes’.
      Que venha 2013 para curtirmos juntos, também, aqui

      attico chassot

      Excluir
    2. O seu blogue e a sua amizade que foram ganhos meus em 2012.

      Excluir
  4. Querido amigo prof. Chassot:
    Último dia do ano, cabe-me registrar o prazer que foi acompanhá-lo quase diariamente pelo seu frutuoso blogue. Espero continuar a fazê-lo no ano que se inicia amanhã. Mesmo sabendo - como dizia o meu pai - que os dias se repetem, é bom acompanhar o calendário produzido pela fértil mente humana. Que o ano novo possa lhe mantar com a vitalidade conhecida e, mais do que isso, com a sapiência tão bem espargida por tantos leitores. Em anexo segue, com o meu abraço, o meu modestissimo artigo de final de ano.
    do

    José Carneiro (e Conceição)

    ResponderExcluir
  5. Meus queridos Conceição e José!
    obrigado pelos emocionantes votos para 2013. Os retribuo ‘ex imo corde’ para usar uma expressão de quem teve latim no Ginásio.
    Agradeço também a muito lúcida análise ofertada aos leitores na imprensa belenense As perdas e os ganhos de 2012 que me brindaste em separado.
    E agora meus amigos, depois de sermos abençoadas por São Silvestre,
    que venha 2013,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Limerique

    Era uma vez um papa Silvestre
    Uma espécie de deus terrestre
    Hoje, santo do último dia
    Homenageado com elegia
    Do grande Chassot, egrégio mestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Jair,
      tu és um trovador pós-moderno que aproveita a deixa para poetar até com Silvestre, o Papa,
      Parabéns
      attico chassot

      Excluir
  7. Curioso como o costume de batizar ruas e eventos para homenagear personalidades, não poucas vezes nos faz deparar com antigas ruas com novos nomes. Senador Tal, Frei tal, comendador etc. ajudam a enterrar doces lembranças da história de muitos. Aquela avenida Capitão fulano de nossa infância de uma hora para outra vira Ministro cicrano.
    Um 2013 de muita luz, e que muitos saiam de suas "cavernas" através da ajuda de quem ensina.

    Abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Antônio Jorge,
      que esta parceria iniciada em 2012 dê ao nascente 2013 um plus com muita Paz
      O reconhecimento
      attico chassot

      Excluir
  8. Termina 2012 com uma com uma felicitação, a de ter conhecido o Mestre Chassot, de ter tido a oportunidade de conhecer sua obra e de quão ele é importante para o nosso Brasil, dando como contribuição o seu intelecto cientifico.
    Que 2013 seja bastante produtivo para todos nós. Saúde e paz a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estimado colega e amigo Hugo,
      que bom que minha estada em Campina Grande tenha dado frutos.
      Que em 2013 façamos juntos alfabetização científica,

      attico chassot

      Excluir