TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 15 de dezembro de 2012

15.-UM MESMO LIVRO/VÁRIOS ÓCULOS PARA LÊ-LO



Ano 7*** PORTO ALEGRE Morada dos Afagos ***Edição 2027
Cada leitor, uma leitura. Esta é uma máxima já longeva. Hoje a retomo, mostrando que um mesmo livro pode ter sua leitura com diferentes óculos.
Sem querer atiçar polêmicas, posso pensar na Bíblia como instrumento para um cristão conhecer a palavra de Deus. Valeria o mesmo para a Torá ou o Corão para um judeu ou para um islâmico. Um ateu poderia ler um ou outro destes livros e encontrar ali instigantes textos de ficção científica. Assim o relato da construção de uma arca, o amealhar de casais de animais para escaparem do dilúvio universal pode parecer uma instigante história de ficção, assim como a situação de uma virgem ser fecundada por um anjo e gerado um Deus.
Numa terceira situação, um crente ou um não crente, pode ler texto de livros ‘ditos’ sagrados por deleite literário. A mim, por exemplo, encanta ler parábolas do Novo Testamento como fruição intelectual.
Ainda, nesta semana, elaborava um texto que envolvia uma discussão acerca de germinação de sementes; isto ensejou outra leitura à parábola do semeador, um texto muito bonito, ligado a minha infância:
5 Saiu o semeador a semear a sua semente. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; e foi pisada, e as aves do céu a comeram. 6 Outra caiu sobre pedra; e, nascida, secou-se porque não havia umidade. 7 E outra caiu no meio dos espinhos; e crescendo com ela os espinhos, sufocaram-na. 8 Mas outra caiu em boa terra; e, nascida, produziu fruto, cem por um (Lucas, 8, 5-8).
Pois, me lembrei de algo que aprendi no cotidiano que reabilita aquelas sementes que foram comidas pelas aves e na leitura bíblica foram consideradas não produtivas.
Quando nos anos trinta do século 20, no Rio Grande Sul, especialmente nos vales do Taquari e do Caí, foi introduzido o cultivo da acácia negra, para a produção do tanino, usado no processo de curtição do couro, as primeiras sementes foram importadas da Austrália. Depois de várias tentativas, sem qualquer êxito, de fazê-las germinar no usual processo de lançá-las a terra, Júlio Carlos Lohmann, no município de Estrela, desiste e resolve usá-las como alimento para galinhas. Ocorre então uma surpresa, que determina uma prática para o cultivo de acácia. Ao passarem pelo trato intestinal das aves, as sementes tiveram amolecida a quitina, membrana celulósica que faz parte da película envoltória e se observou, em função disso, a germinação de acácia em locais onde as galinhas alimentadas com sementes haviam depositado fezes. Assim, se aprendeu acerca da necessidade de que sementes de acácia devem ser previamente escaldadas em água fervente ou tostadas levemente em um braseiro, antes de serem semeadas.
Ouvi este relato em 1962 de Hélio Alves de Oliveira. No seu livro Acácia Negra e tanino (Porto Alegre: Mercantil, 1960) ele dá o pioneirismo a Lohmann no cultivo da acácia, mas não refere o fato.
Ofereço esta blogada ao meu amigo e colega Norberto Garin, um homem de fé que le a Bíblia com Ciência.

8 comentários:

  1. A fé é subjetiva pois depende da predisposição de cada um. Porém assim como a religião tem limitações científicas em suas afirmações, a ciência tambem não consegue explicar o grande enigma da criação. E nesse ponto o ateu fica sem resposta, perdido em seus momentos de aflição. Prefiro concordar com Sócrates: " Só sei que nada sei".

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Belíssima história para iniciar o sábado. Parabolicamente, também semeamos sementes que necessitam serem digeridas antes de fruticarem nas salas de aula


    Grande abraço,
    Paulo Marcelo

    ResponderExcluir
  3. Belíssima história para iniciar o sábado. Parabolicamente, também semeamos sementes que necessitam serem digeridas antes de fruticarem nas salas de aula


    Grande abraço,
    Paulo Marcelo

    ResponderExcluir
  4. Professor!
    Não lhe cabe mudar a palavra do Senhor Jesus. Ele disse que: 8 Mas outra caiu em boa terra; e, nascida, produziu fruto, cem por um. Não disse que aquelas que “parte da semente caiu à beira do caminho; e foi pisada, e as aves do céu a comeram” e que estas produziram frutos. O que está escrito, está escrito e é imutável;
    Arrependa-se, se quiser ter Paz;
    Pastor David Crown II

    ResponderExcluir
  5. Limerique

    Porque livro conhecimento semeia
    Sementes que crescem até na areia
    Tudo que o livro traz
    A alguém sempre apraz
    O livro faz do mundo uma aldeia.

    ResponderExcluir
  6. Mestre Chassot,
    Parabéns por sua releitura de uma das mais lindas histórias contadas por Jesus. Estava em dúvidas acerca do que pregaria amanhã. Vou, inspirado no seu texto, mostrar que aquelas pessoas mortas ontem em Newtown nos EUA são como as sementes comidas pelos pássaros que depois frutificarão.
    O senhor é um abençoado por ouve a voz do Espírito e a põem em prática.
    Pastor Eliezer de Jerônimo

    ResponderExcluir
  7. Olá Professor,
    Adorei o texto de hoje. Quando vou ao culto, muitas vezes sinto falta de o pastor fazer estes entrelaçamentos entre as escritura bíblica e a vida cotidiana na sua prédica... Assim, as coisas ditas na igreja atingiriam mais pessoas...
    Como sempre: parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Caro Chassot,

    muito obrigado pela dedicação da tua blogada de sábado. Nesse 14/12 só consegui me liberar às 23h50min. Estava envolvino na representação (releitura) das cenas bíblicas sobre o nascimento de Jesus Cristo.

    Hoje, recuperando-me da jornada de ontem, reporto-me com muita alegria e prazer à tua blogada.

    Disseste bem que há diferentes olhares sobre um mesmo texto dependendo de quem à espreita: pura verdade. Mais que isso, o mesmo texto, lido diversas vezes pelo mesmo leitor, é capaz de provocar distintos entendimentos. Em alguns casos, bem diverso do anterior. Quando um texto é produzido, seja um texto sagrado ou não (é necessário questionar o que significa "sagrado"), ele pertence ao seu autor. Depois, pertence a quem o ler, com direito de entender o que desejar. Mesmo sobre um texto doutrinário (sagrado) não pode ser dominado, nem pela própria divindade a quem o texto se refere. Ele está à disposição da subjetividade do leitor. Talvez, seja essa disponibiliade que tenha gerado, no mundo inteiro e no decorrer da história, as piores manifestações de fanatismo. A "invocação" de que se está inspirado pela divindade não elimina a subjetividade de quem lê o texto. Muitas vezes, a declaração de que essa ou aquela é a vontade da divindade, não passa do desejo e da vontade de quem a declara: nisso há um tênue limite entre o charlatanismo e comprometimento científico com as prescrições hermenêuticas.

    Evidentemente que, no contexto da Parábola do Semeador, trabalhavva-se com uma noção de agricultura de subsistência e precária, na qual as sementes lançadas em bom solo produziam. Aquelas que os pássaros comiam não eram consideradas produtivas porque mesmo que germinassem não seria na lavoura de quem as semeou. Porém, a tua sugestão hermenêutica está coerente pois uma semente perdida passou a ser a semente da "salvação" dos curtidores do RS.

    Um forte abraço,

    Garin

    ResponderExcluir