TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

13.-VIVA! OS LIMERIQUES VOLTARAM



Ano 7*** PORTO ALEGRE Morada dos Afagos ***Edição 2025
A edição desta quinta-feira foi definida por um leitor. Conhecido de há muito aqui, tendo merecido uma edição especial, laudando sua originalidade nos comentários. O Jair ‘Limerique’ Lopes, depois de sentida ausência reapareceu e com uma verve que justificou a abstinência que nos impusera. Outro, neófito em comentários, faz uma pergunta na edição de ontem que será assunto amanhã. Agora o Jair tem vez e voz agora.
No dia 04AGO2012 escrevi aqui: Há um tempo, um comentarista diário deste blogue, passou trazer seus comentários em verso. Ele faz seu poetar com limeriques, modalidade literária que aprendi, a partir de seus distinguidos versos.
Limerique, como me ensinou a Wikipédia, é o nome da forma de poema, geralmente considerado como uma referência à cidade irlandesa de Limerick, que é onde se acredita tenha tido origem.
Os versos 1, 2 e 5 são maiores, geralmente com três pés de três sílabas (anapestos ou anfíbracos), rimando entre si, e os versos 3 e 4 menores com dois pés de 3 sílabas, também rimando entre si. O esquema de rimas é AABBA.
O Jair há um tempo silenciou. Preocupado, em mensagem particular, ele tranquilizou-me. Concedera-se tempo.
Ontem uma surpresa. O Jair voltou. Mas não foi qualquer volta. Um retorno napoleônico. Dava quase para ouvir o repicar dos sinos e o troar dos canhões que fazem a ouverture da Sinfonia 1812 de Tchaikovsky.
Foram 32 postagens em diferentes edições de novembro e dezembro. A maioria em poéticos (e às vezes ácidos) limeriques. A edição de ontem, por exemplo, foi assim comentada:
Uma igreja que no seu dia-a-dia
Só se preocupa com a apostasia
Mas nos claustros esconsos
Jovens seminaristas sonsos
São alvos primários da pedofilia
A edição de segunda-feira última recebeu um comentário que é importante ser transcrito aqui, pois trata-se da reparação de um engano, que traz autoria de um piloto que cruzou muitos céus: Chassot, nada que desmereça o texto, mas a foto da Terra que você apresenta não mostra a África. Destaca-se na foto a América do Norte (não podia ser diferente, visto que os astronautas eram de lá) com o Golfo da Califórnia (que fica no México) bem em evidência como um dedo apontando para baixo. Também não aparece a Antártida, o que se vê (como muito boa vontade) é uma leve insinuação da região ártica bem no alto à direita. O Golfo do México também está retratado quase todo coberto de nuvens esparsas. A Antártica ficaria ao Sul da América do Sul que sequer aprece na foto. Abraços, JAIR.
Obrigado pelas instigantes postagens, Jair, especialmente pelo retorno.

4 comentários:

  1. Será sempre um prazer inenarrável ter a companhia do prof. Jair em nossa "roda" de comentários.
    Abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Mestre Chassot,
    desde Portugal festejo o retorno de Jair, o polímata.
    Confesso que era saudoso da sapiência deste comentarista.
    Aproveito para louvar a acuidade dos comentários cotidianos do Antonio Jorge.
    A admiração de
    Pedro João Agrícola

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Porque não podia ser diferente
    Agora que desbloqueou minha mente
    Retornei onde há qualidade
    Blogue do Chassot confrade
    E, se der, aqui estou veemente.

    ResponderExcluir