TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

27.- UM (QUASE) VÍRUS INFECTANDO A PESQUISA


Ano 7*** PORTO ALEGRE Morada dos Afagos ***Edição 2335
As viradas de ano são invenções salutares daqueles que as propuseram em um calendário que acompanha a transladação anual da Terra em redor do Sol. Vale o mesmo para os ciclos diários marcados pela rotação da Terra em redor de seu eixo.
Os primeiros ensejam balanços do ano que passou e planos (envolvendo mudanças) para o novo ano. Não vou, quando 2012 se despede, fazer miradas do ano que passou. Já disse que foi de muitas viagens. Na nova ‘pasta’ do Lattes que acolhe registros de ‘divulgação da Ciência' neste ano registrei 53 palestras.
Mas, para 2012 há um destaque que merece, uma vez mais registro aqui. Em 16jul2012 publiquei uma blogada histórica: Um (quase) vírus infectando a pesquisa. Ela não determinou apenas a retirada, por uma instituição do convite de uma palestra, mas desencadeou uma campanha que levei a pelo menos 10 Estados (AM, BA, ES, PB, PI, RJ, RR, RS, SC, SP) denunciando as ações ditatoriais dos Comitês de Ética na Pesquisa (CEP).
Observação óbvia: a campanha não é contra a ética na pesquisa. Esta defendo e postulo, mas é contra as intransigências de (alguns) CEPs e, também, contra o burocratismo da Plataforma Brasil.
O chicote dos CEPs ~~ novo algoz do fazer pesquisa ~~ é o TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO ou TCLE. Quem não teve o (des)prazer de se envolver com o mesmo coloque a sigla TCLE — a varinha mágica do comportamento ético dos pesquisadores brasileiros — no Google e encontrará centenas de modelos, alguns verdadeiras peças jurídicas que envolvem minudências mais complexas que escrever o capítulo ‘metodologia da pesquisa’ de uma proposta de tese de doutorado.
O pedido de assinatura do TCLE ao entrevistado implica em situações de constrangimento como informa-lo que ele não receberá nem valor monetário ou material pela sua colaboração (levando-o a inferir que o pesquisador está levando vantagens, da qual ele fica de fora).
Hoje a instituições que já pedem TCLEs com assinaturas de testemunhas, aditadas de CPF e RG, pois se exige ‘O respeito devido à dignidade humana exige que toda pesquisa se processe após consentimento livre e esclarecido dos sujeitos, indivíduos ou grupos que por si e / ou por seus representantes legais manifestem a sua anuência à participação na pesquisa!’
Espera-se para 2013 novos ares do medieval e torturante exercício de poder dos CEPs, para evitar que se faça em certas áreas pesquisas apenas documentais. 
Sonhar é preciso, mas se mais gente sonhar junto.... Façamos isso!

3 comentários:

  1. É curioso observar que também há um interesse não tão ético na coleta nos dados dos pesquisados. Hoje um dos artigos mais valiosos é a informação. E estes dados cadastrais, nome, enderêço, RG, CPF etc. vão sendo negociados a rodo, por isso não raras vezes somos surpreendidos com cartões que não pedimos, ofertas de "premiações" milagrosas por um preço "módico" etc.etc. .

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Era uma vez uma burocracia
    Que pesquisas sérias tolhia
    Sem anuência do autor
    Você não será doutor
    Tudo que fazes não tem valia.

    ResponderExcluir
  3. Como exigir de uma maioria uma burocracia tão grande, quando na verdade estamos imersos uma educação degradante,sem compromisso e desorientada. Sou professor e observo a nossa educação cada dia mais desqualificada, onde uma pequena minoria de status privados ( educação privada) possui o privilegio de obter uma informação adequada e de qualidade.
    Como exigir algo de qualidade, se não é ofertada a qualidade para nossa grande maioria de estudantes brasileiros ?

    ResponderExcluir