TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

21.-FELIZ VERÃO/FELIZ INVERNO



Ano 7*** PORTO ALEGRE Morada dos Afagos ***Edição 2033
Não sei a que horas o prezado leitor me lê. Certamente o dia 21 já tem algumas horas, e não se verificou ~~ ainda ~~ nenhum estertor de fim do mundo. Se não for hoje e os maias estiverem certos, preparem-se para daqui a 5.126 anos, quando se completar o segundo ciclo.
Assim a prosseguir a vida por aqui, que se bem me recordo dela rezava “A vós bradamos os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas” por primeiro desejo feliz verão aos meus leitores do Hemisfério Sul; feliz inverno para aqueles do Hemisfério Sul e aos das regiões equatoriais ventos suaves e frescos.
Ontem, mesmo sendo ainda oficialmente primavera, nestas plagas tivemos uma amostra de verão com temperaturas de 40ºC a isto seguiu um temporal com ventos com velocidades quase 100 km/h, com várias horas sem energia elétrica e sem internet. Na foto: Porto Alegre ontem pelas 16h. Como em vários países já era então dia 21, pode parecer cenas dos próximos momentos. Mas além de muitos transtornos tivemos gostoso refrigério na temperatura.
Mas não ter fim do mundo nos enseja viver um solstício: Época em que o Sol passa pela sua maior declinação boreal ou austral, e durante a qual cessa de afastar-se do equador. Os solstícios situam-se, respectivamente, nos dias 22 ou 23 de junho para a maior declinação boreal, e nos dias 22 ou 23 de dezembro para a maior declinação austral do Sol. No hemisfério sul, a primeira data se denomina solstício de inverno e a segunda, solstício de verão; e, como as estações são opostas nos dois hemisférios, essas denominações invertem-se no hemisfério norte. Aqui teremos hoje o maior dia (ou menor noite) e no Hemisfério Norte a maior noite (ou menor dia).
Uma pergunta sempre recorrente: o que este solstício tem haver com a data do Natal?
O Natal — diferentemente da Páscoa, uma festa móvel (celebrada entre 22 de março e 25 de abril), pois determinada pelo calendário lunar — ocorre sempre em 25 de dezembro, com data definida pelo calendário solar, provavelmente para fazer-se sincrética às festas pré-cristãs celebradas pela passagem solstício de inverno no hemisfério Norte.
A data de 25 de dezembro começou a ser celebrada como o Natal de Jesus, a partir do século 4º e foi escolhida porque que esta era a data que no Império Romano se celebrava o início das saturnais, uma das festas mais populares e que coincidia com o solstício do inverno no hemisfério Norte. Os incas realizavam sua festa maior ao Deus Sol, no solstício de inverno. As fogueiras, ainda tão populares na celebração da vigília de São João Batista (23 de junho) são resultado do sincretismo com as comemorações do solstício de inverno do hemisfério Sul. Há nos relatos bíblicos indícios que parecem fortalecer a tese que Jesus tenha nascido no verão e não no inverno. Lucas (2, 7) fala de pastores que estavam no campo naquela noite e dificilmente estes ficariam ali em uma noite de inverno.
Assim, que bom que possamos curtir este solstício de hoje, mesmo que exageradamente chamado de ‘vale de lágrimas’.

6 comentários:

  1. É isso aí meu Caro Chassot! Felizmente mais uma vez nos salvamos deste interstício preconizado pelos Maias para o fim dos tempos e vamos vivendo nossa vidinha normal na transição de 2012 prá 2013. E como isso ocorrerá novamente só daqui a 5.126 anos, como referes, posso ficar mais tranquilo.
    Grande abraço e viva 2013....
    JB

    ResponderExcluir
  2. E como sempre o capital, prostituto sempre atento as oportunidades, negociou pelo mundo afora diversas parafernálias próprias para o evento. Abrigos nucleares, cursos de sobrevivência, estâncias com direito a conclaves espirituais etc. etc. E interessante, tudo a vista e também a prazo. O importante é vender.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Aquilo que era fim virou ressaca
    Ontem torrei tudo com a macaca
    Hoje ainda mais pobre
    No bolso nada que sobre
    Não sei porque, me sinto um babaca.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Limerique

    Ontem gastei tudo que não tinha
    Tudo indicava que o fim vinha
    Hoje estou por um fio
    Com meu bolso vazio
    Me escondo na casa da vizinha.

    ResponderExcluir
  6. Limerique

    Ontem, dia vinte, queimei as pontes
    Porque não mais haveria horizontes
    Parece que não foi o fim
    Portanto agora, ai de mim
    Então vou pedir desculpas aos montes.

    ResponderExcluir