TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

10.- RETRATO DE NOSSO FRÁGIL PLANETINHA AZUL



Ano 7***    WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR  ***Edição 2022
Na evocação do aniversário de uma das fotografias mais importante, a edição desta segunda-feira se tece com o texto A frágil Esfera Azul de Marcelo Gleiser, publicado ontem na p. C5 da Folha de S. Paulo, onde o professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover (EUA) mantem coluna dominical. O autor de "Criação Imperfeita” discorre acerca da imagem clássica da Terra vista do espaço marcou transição entre exploração cósmica tripulada e robótica.
A frágil Esfera Azul Sexta-feira passada, dia 7, foi o aniversário de 40 anos de uma foto histórica da Terra inteira, vista pela tripulação da Apollo 17. A foto [acrescentei ao texto], tirada de uma distância de 45 mil quilômetros, mostra o planeta em "fase cheia", isto é, com o Sol iluminando-o por trás da Lua, no arranjo Sol-Lua-Terra; para vermos a Lua cheia, o arranjo é invertido: Sol-Terra-Lua.
Vemos a África, parte da Antártida e muitas nuvens. Foi a última vez que humanos pisaram num mundo que não o nosso, a sexta missão Apollo a conseguir tal feito.
A foto, uma das mais reproduzidas da história, marca um momento de transição: por um lado, a percepção de nosso planeta como uma frágil esfera flutuando na vastidão cósmica deu grande força ao movimento ecológico nos anos 1970.
Por outro, a própria exploração do espaço também se transformou, já que tripulações humanas ficaram restritas a órbitas "baixas", isto é, próximas da órbita da Terra. Esse é o caso da Estação Espacial Internacional, por exemplo.
Outros mundos, como Marte e os outros planetas e luas do Sistema Solar, passaram a ser explorados por máquinas, devido a avanços de tecnologia em robótica e computação. Estendemos nosso alcance ao espaço e aprendemos muito, mesmo que perdendo um pouco do lado heroico que sempre marca viagens ao desconhecido.
No início deste ano, comemorando os 40 anos da foto histórica, a Nasa lançou uma nova versão da Esfera Azul -compilada remotamente pelo satélite meteorológico Suomi NPP, no dia 4 de janeiro.
Desta vez, foi uma máquina, e não os olhos humanos, que controlou a câmera. E são muitas fotos retratando a Terra em hemisférios e ângulos diferentes. Na primeira semana desde seu lançamento no portal Flickr, a imagem -chamada de "Esfera Azul 2012" (a tradução literal é Bola de Gude Azul, mas fica horrível em português), foi vista por mais de 3 milhões de visitantes.
Do ponto de vista econômico, não há dúvida de que enviar robôs a Marte ou pelas vizinhanças de Saturno é bem mais barato e "safo" [usado]. Do ponto de vista científico, que não pode ser separado da questão econômica — missões muito caras são, obviamente, muito mais raras —, o ganho tem sido enorme.
É o que vemos com a incrível sonda Opportunity, que continua explorando a superfície marciana desde 2004, mesmo que projetada para fazê-lo por apenas 90 dias; e mais recentemente com sua "prima" maior, o jipe-robô Curiosity.
Segundo a Nasa, o Curiosity acaba de completar sua primeira análise da composição química do solo marciano, encontrando uma rica variedade de compostos, incluindo alguns com carbono. Mas nenhum sinal de vida; não se sabe se esse carbono é nativo de Marte ou se veio de meteoritos ou cometas.
Apesar dos avanços, nada se compara à presença humana; o que a sonda faz, com grande lentidão, humanos poderiam fazer rapidamente. Se quisermos manter vivo o espírito da exploração, temos de continuar enviando humanos a outros mundos. Talvez a solução esteja em colaborações internacionais ou na iniciativa privada. Mesmo com sérios riscos, tenho certeza de que não faltariam candidatos. Grandes exploradores querem voltar, mas sabem que nem sempre voltam.

7 comentários:

  1. O eterno dilema "de onde viemos, para onde vamos?" continua sendo o propulsor da raça humana. E com nosso imaginário caem os grilhões de nossas limitações, e assim tudo podemos. Somos deuses, amantes ideais, heróis, conquistadores somos "o cara". Sócrates antes de beber sua sicuta condenátória fez uma última afirmação - O meu pensamento é livre. E com essa fórmula de curiosidade, pensamento e coragem que o homem supera-se a cada dia.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Chassot,
    Nada que desmereça o texto, mas a foto da Terra que você apresenta não mostra a África. Destaca-se na foto a América do Norte (não podia ser diferente, visto que os astronautas eram de lá) com o Golfo da Califórnia (que fica no México) bem em evidência como um dedo apontando para baixo. Também não aparece a Antártida, o que se vê (como muito boa vontade) é uma leve insinuação da região ártica bem no alto à direita. O Golfo do México também está retratado quase todo coberto de nuvens esparsas. A Antártica ficaria ao Sul da América do Sul que sequer aprece na foto. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Astronautas como meros turistas
    Saíram do alcance das nossas vistas
    Fizeram fotografia
    De tudo que cabia
    Para da viagem dar uma boa pista.

    ResponderExcluir
  4. Hey! Someone in my Facebook group shared this website with us so
    I came to look it over. I'm definitely loving the information. I'm bookmarking and will be tweeting this to my followers!
    Great blog and wonderful design.

    Feel free to surf to my blog: potterybarnkids

    ResponderExcluir
  5. I encountered this post on http://mestrechassot.blogspot.
    com/ and if I can I'd like to point out to you some helpful things or ideas. Maybe you can write your next articles referring to these ideas. I would like to read more things about what you're talking about.



    Here is my weblog; uktop40charts.com

    ResponderExcluir
  6. bookmarked!!, I love your site!

    my site: parches

    ResponderExcluir
  7. I'm studying at Mississippi State University and I wish to convey my appreciation for your help toward individuals that need help with this one subject. Your serious commitment to getting the solution out there appears to be quite beneficial and has allowed students much like me to reach their desires. Do know that this work means a lot to all of us.

    Also visit my site: natoktube.com

    ResponderExcluir