TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

28.-A CIÊNCIA É MASCULINA? É, SIM SENHORA!


Ano 7*** PORTO ALEGRE Morada dos Afagos ***Edição 2340
Na blogada de ontem trouxe em um retrospecto do ano que se esvai, a minha campanha contra os Comitês de Ética na Pesquisa – CEPs, reconhecida como uma das minhas lutas de 2012. Há, para hoje, uma questão que me foi trazida por um leitor, que me obrigou a olhar anos passados e prognosticar os futuros.
 Eis minha resposta: Colega e amigo ACMD, interrogas se a Ciência pode vir a ser feminina, cabe lembrar que não só a Ciência, mas (quase) toda a produção intelectual — não apenas no mundo Ocidental — é predominantemente masculina. Olhemos as Artes, a Filosofia, a Literatura, os lideres políticos e religiosos. Veja as composições da ABL (Academia Brasileira de Letras) e da ABC (Academia Brasileira de Ciência). Tu já referiste o futebol e há uma supremacia masculina em todos os demais esportes.
Em compensação, quais as mulheres similares aos sanguinolentos Hitler, Mussolini, Stalin, Pol Pot, Milosevic, Idi Amin, Pinochet, Bush, Sadan, Mobarak, Kadaffi? Não temos nomes para esta lista.
Mesmo que se possa questionar pesquisa do cientista estadunidense Michael Hart, publicada no livro"The one Hundred” (London: Simon & Schuster, 1996; a lista está em meu livro* a presença de apenas duas mulheres na lista das 100 pessoas que mais influenciaram a humanidade é algo que nos tem a dizer.
Estou preparando uma sexta edição do meu livro para 2013. A primeira é de 2003. Listo a seguir para os três prêmios Nobel de Ciências o número total de laureados (desde 1901, quando começou a premiação) e os anos em que houve mulheres premiadas. Pode se ver que passados 10 anos quase nada mudou em termos de supremacia masculina. Ressalvando que reconheço que esse possa ser um indicador discutível, mas válido para significativas inferências.
FÍSICA 194 laureados com 02 mulheres premiadas: 1903 e 1963# (#dividido com homens)
QUÍMICA 163 laureados com 04 mulheres premiadas: 1911, 1935#, 1964 e 2009#.
MEDICINA ou FISIOLOGIA 201 laureadas com 10 mulheres premiadas:1947#, 1977#, 1983, 1986#, 1988#, 1995#, 2004#, 2008# e 2009(2)#
Desde 1901 a 2012 houve 558 laureados três prêmios Nobel de Ciências dos quais 16 mulheres (o que significa em torno de 2,8%). Desde 2009 não houve mulheres laureadas. 2010, 2011 & 2012 só homens nas premiações de Ciências.
Mas para ratificar que não é só a Ciência que masculina, vale acompanhar os outros três prêmios Nobel:
LITERATURA entre 102 premiados há ONZE mulheres laureadas.
PAZ entre 98 pessoas e 31 organizações premiadas há QUINZE mulheres laureadas.
ECONOMIA: Distribuído desde 1969, para 61 pessoas; apenas UMA mulher, Elinor Ostrom (1933 USA) foi premiada em 2009 juntamente com um homem.
Assim, meu muito querido amigo ACMD, a Ciência e ‘alguns algo mais’ continuam masculinos. A eleição de uma presidente no Brasil e várias mulheres se fazendo respeitadas líderes políticas certamente diminuem a misoginia, mas estão distantes os tempos que nós teremos
mais igualdade na presença de mulheres na Ciência.
Talvez os filhos, mais provavelmente os netos minhas netas Maria Antônia, Maria Clara, Carolina e Cecília — esta expectativa desta virada de ano —, contemplarão estes tempos. Vivamos, agora, embalando expectativas.
*CHASSOT, Attico. A Ciência é masculina? São Leopoldo: Editora UNISINOS. (2012, 5ª. ed.) 2003 ISBN 978-85-7431-448-8

5 comentários:

  1. Limerique

    Pois era uma ciência masculina
    Que separava menino de menina
    Aqueles eram cientistas
    Estas, outras conquistas
    Distintas lidas desde pequeninas.

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Representava aquela conquista
    Aquele trabalho super machista
    Mulheres segregadas
    Homens às carradas
    Na nobre carreira de cientista.

    ResponderExcluir
  3. Chassot,

    as cobranças para publicar são incontáveis e plúmbeas, entretanto, cada dia torna-se mais difícil fazê-lo.
    Além dos famigerados comitês de tudo que se possa imaginar, um verdadeiro mar infestado de tubarões da burocracia,
    temos que nos submeter aos prazos sem fim e aos amalucados referees dos periódicos...
    Muitas vezes fazem julgamentos espúrios e até destrutivos de artigos que são aceitos em outras revistas de bom grado.
    Estou com um artigo submetido à Ciência em Tela adiado às calendas: 14 meses de espera por uma resposta...
    Realmente, temos que ter persistência adamantina para fazer um trabalho sério.
    Desculpe o desabafo...
    Abraços do hemisfério norte

    ResponderExcluir
  4. Um pouco tardio meu comentário, mas não feito com menos apreço e respeito merecido. Ilustro-o com um pequeno relato de nossa historia. Justiniano Imperador Romano, sobrinho de Justinianeu, que o fez imperador apesar de sua origem humilde, conheceu uma artista circense, Teodora, a qual tinha uma apresentação erótica onde com o corpo nu coberto por grãos permitia que diversos pombos a desnudassem ao comer as sementes. Justiniano, apesar do repúdio da sociedade da época, desposou Teodora que se mostrou o seu braço forte até o final dos seus dias.
    O que chamo atenção para este pequeno episódio é que o nosso machismo não nos deixa aquiescer que por tras de todo sucesso masculino sempre houve a ingerência feminina que arquiteta, edifica ou até destroi.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  5. Caros, "atrás de todo grande homem, há uma grande mulher". "Atrás de toda grande mulher, existe homem nenhum". Simplesmente, porque, é impossível vencer tendo por companhia a inveja masculina, que não compartilha, nem soma, só competi e usurpa a autoria.

    Abraços de um país latino, conhecido por Brasil.
    Ana Clara.

    ResponderExcluir