TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 14 de fevereiro de 2010

14* Despedindo de Porto Alegre rumo ao frio



Porto Alegre Ano 4 # 1291

É o domingo de carnaval. Ouço distante alguma bateria talvez encerrando um desfile. Há um chuvisco tênue que desejamos se faça abundante. Na madrugada, a blogada de ontem recebeu um muito apreciado comentário do André Bugallo – mais um historiador manifestando-se sobre Uma Breve História do Mundo”. Mas volto ao as comemorações do domingo. Um jornal local tem uma manchete dolorosa, para a qual não se precisa aditar mais nada: Carnaval, caos e morte nas estradas.

Essa é uma blogada muito especial. A próxima será amanhã, já com a segunda-feira avançada, talvez de Aalborg. No começo da tarde embarco com Gelsa para São Paulo. Às 21h15min, de Guarulhos devemos partir para Paris, onde a previsão de chegada são cerca de 12 horas depois, em torno do meio-dia no horário da França. De Paris partiremos depois de 2 horas para Copenhagen, numa viagem de quase duas horas. Da capital dinamarquesa, às 17h30min partiremos para Aalborg, num voo de 45min. Assim, na melhor das hipóteses esse blogue terá sua edição postada no final da tarde. Vale recordar que nesta semana – última de horário de verão no Brasil – a diferença de horário é de +3 horas; assim quando em Brasília for 12h (meio dia) na Dinamarca já será 15h.

Eu volto a Porto Alegre em 8 de março depois de três semanas na Escandinávia, que inclui estágio de docência e seminários na Universidade de Ålborg. No último fim de semana iremos a Suécia. De Stockholm – quando me despeço da Gelsa que fica mais três semanas em compromissos acadêmicos em Berlin e em Paris – eu, então, retorno à Porto Alegre via Paris e Rio de Janeiro. A cada dia trarei notícia desse périplo que também é uma fuga desses dias muito quentes que ora vivemos. Assim a partir de amanhã as blogadas virão do frio.

Ontem ao entardecer e à noite tivemos uma boa despedida do intenso calor que viemos sendo assolados nos últimos dias. Mas desta vez foi muito bem curtido. Tivemos a visita de Bernardo, da Carla e da Maria Antonia. Usufruímos piscina e jantamos juntos. As fotos:

uma eu com o trio e a outra a Gelsa com a Maria Antônia certamente dão perspectivas muito diferentes, em termos de trajes, que a Gelsa e eu ilustraremos esse blogue a partir de amanhã. Em um momento a roda de chimarrão teve que mudar de lugar; a Columbina que me aceita compartilhar de seu espaço não resistiu a um grupo maior. Ela foi arredia em voltar ao ninho, fazendo-o só depois de cuidados inspeção.

Pela quarta vez consecutiva repito que domingos é dia de falar aqui de algo leve. As blogadas dominicais de 2010 falaram de sagu, de pinturas do Educador matemático Ole Skovsmose e de desvantagens da beleza e da fama de Angelina Jolie. Em três outras edições (24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro) – parte de uma série de quatro edições trouxe obras de arte que associam desenho e fotografia. Hoje completo a série com mais uma obra também obtidas de seleção de desenhos de uma coleção que me enviou minha ex-aluna e leitora deste blogue Mauriane Pacheco, aquém sou grato. Lamentavelmente, uma vez mais não identifico o atista da obra de hoje. Nesta semana Matilde Kalil, do Equador, localizou o autor da obra do dia 31 de janeiro – Henrik Moses – e postou em comentário, ao qual faço público reconhecimento, oferecendo endereço onde se pode encontrar mais informações sobre o artista holandês: http://www.artility.nl/en/home.html
Como nos domingos anteriores, vou expedir comentários. As obras são geniais e merecem ser admirada.


Votos de um muito bom domingo a cada uma e cada um. Lemo-nos, amanhã de Ålborg, cuidados pelos deuses que deverão proteger os quatro vôos que nos separam. O horário não será usual; talvez ao anoitecer do Brasil. Na terça-feira volto aos horários matinais.

6 comentários:

  1. Que os bons ventos soprem um pouquinho deste frio aqui pra Goiânia, Professor! Estamos em uma estufa por aqui! hehehe!!
    .
    Imagem maravilhoooooosa!
    Adorei!
    Pena tbm não conhecer o autor da mesma.
    .
    Um ótimo feriado ao senhor!
    Sou tbm das que preferem aproveitar o feriado descansando, lendo, brincando com meu filho!
    ^^!

    ResponderExcluir
  2. Muy querido Profesor Chassot,
    ¡Lindísimos los polluelos de la colombina! Y muy buena dica de lectura, junto con certeros comentarios de Marcos y André.
    Ahora, puede sonar extraño, pero ... hoy se celebra acá el día del amor y la amistad, así que... ¡Feliz Día de San Valentín!! para usted y todos sus lectores.
    Quedamos pendientes por conocer a través suyo esas tierras nórdicas. Que tenga muchos éxitos en el nuevo periplo que iniciará pronto. ¡Buen viaje!!! Un abrazo,

    ResponderExcluir
  3. Muito estimada colega Thaiza,
    obrigado por teu comentário desde a quente Goiânia. Um obrigado especial pelo votos para o meu debut escandinávio.
    Curta o recesso momesco como o bem desenhaste,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Muy atenta lectora Matilde,
    gracias primero por los cumplimientos a los lectores de este blogue y a mi por ese Día de San Valentin. En Brasil esa data no es referida; recuerdo en Europa como el día de los enamorados. Ustedes o amplían como día de la amistad, Así, por tal muchas gracias,
    Hago copia de ese mensaje a Marcos y André por endosares los certeros comentarios de elles.
    Agradezco los deseos por mi viaje a Escandinavia. Tomara que cada blogada traga algo rico para lectores tan amables como tú.
    Un bueno receso de Carnaval, que sey es bien celebrado en Ecuador.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Mestre Chassot, antes de mais nada, agradeço ao comentário da Matilde, e faço eco ao que o André disse. Esse é, ao meu ver, o motivo de livros deste tipo venderem tanto: a história fascina.

    Tomara que a empreitada nórdica nos auxilie, pelo menos em imaginação, a aliviar esse intenso calor que sentimos.

    Muito boa viagem, e os votos de um ótimo dia.

    PS: Novamente viajarei ao litoral, o que me colocará em estado de "suspensão" a sua blogada. Acredito que retornarei quarta-feira.

    ResponderExcluir
  6. Mestre Chassot, antes de mais nada, agradeço ao comentário prestigioso da matilde, e afirmo que faço eco ao que o André disse. acredito que seja este o motivo de livros desse tipo venderem tanto: a História fascina.

    Tomara que a empreitada nórdica sirva para amenizar, também, o calor daqueles que ficam por aqui. Aproveitando, informo-lhe que irei para o litoral nesse feriado, e isso me colocará em estado de "suspensão" dos comentários. Devo retornar na quarta-feira.

    Votos de uma boa viagem e um ótimo dia.

    ResponderExcluir