TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

VII Encontro da AFHIC

Porto Alegre Ano 4 # 1288

A sexta-feira tinha duas horas quando chegava à Morada dos Afagos vindo de Três de Maio . Houve alteração no roteiro. Ao invés de voltar à Santa Rosa, para ter um ônibus mais confortável, fui a Ijuí (a uma hora de Três de Maio). Parti às 19h45min para chegar a Rodoviária de Porto Alegre seis horas depois, numa longa viagem onde só consegui dormir depois da meia-noite.

A palestra que proferi para professoras e professores das áreas das Ciências Humanas e das Ciências da Natureza Escolas: Medianeira de Santiago, Sagrado Coração de Ijuí, Teresa Verzeri, de Santo Ângelo, Sagrado Coração de São Borja e para os anfitriões da Dom Hermeto (cujo nome registrei com equívoco ontem) foi muito apreciada, apesar do desconforto causado pelo excessivo calor aos participantes e ao palestrante.

Após a cerimônia do ‘envio’ na igreja matriz, que marcou o encerramento do evento, a Professora Sonia Bianchi, diretora da Escola que recepcionou as demais, prestou uma comovente homenagem ao Luiz Francisco Massafra -- em processo de transição do sobrenome para Boassafra (que junto com Gilmar Pagnussat) da Editora Moderna foi um grande catalisador do encontro e aos palestrantes: Fabianni Brancão, Maria Helena Frantz, Silvana Grams e Attico Chassot. Ofertou-nos um par de chinelos havaianos, com a legenda ‘Colégio Dom Hermeto, Instituição Verzeri, Três de Maio – RS’ artisticamente desenhada, trazendo para esses a significação da valorização dos pés em nossos fazeres pedagógicos e do descanso que os mesmos merecem quando chegamos de nossas (ex)tensas jornadas. Gesto singelo, mas prenhe de significados.

A passagem por Ijuí oportunizou, ao deixarmos a Maria Helena em sua residência, cumprimentar ao colega e amigo Walter Frantz, ex-Reitor da Unijuí e conhecer a Antônio Inácio Andrioli, um dos organizadores do importante livro: “Sementes do mal”, que comentáramos na viagem, ao ver as extensas plantações de soja (transgênicas) nos dois lados da rodovia.

Nesta sexta-feira este blogue abre espaço para divulgar o VII Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, que deverá ocorrer em Canela, RS, Brasil de 03 a 06 de maio de 2010, cujo cartaz ilustra o final desta edição, onde terei uma comunicação a ser apresentada. Será a minha quinta participação, na sétima edição do evento.

Uma mirada nas edições anteriores mostra o quanto desde o I Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul realizado em 1998, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, organizado pelo Grupo Interdisciplinar de História e Filosofia da Ciência liderado pela Dra. Anna Carolina Regner houve, no mínimo, a persistência de a cada dois anos se realizar o evento alternando-se os locais entre Brasil, Argentina e Uruguai. Também participei do II Encontro em 2000 na Universidade Nacional de Quilmes, na Argentina; quando na cerimônia de encerramento foi fundada a AFHIC: Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.

Não participei do III Encontro de realizado em março de 2002, em Águas de Lindóia, Brasil e do IV Encontro realizado em março de 2004, na Universidade Nacional de Três de Fevereiro, em Buenos Aires (Argentina).

Voltei a participar do V Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul Florianópolis, SC, Brasil, em 22 a 25 de maio de 2006 e também do VI Encuentro de Filosofía e Historia de la Ciencia del Cono Sur em Montevidéu, Uruguai de 27 a 30 de maio de 2008.

A programação e inscrições para a VII edição, uma vez mais liderado pela Anna Carolina, também Presidente da AFHIC, pode ser vista em www.afhic.org

Com votos de uma muito boa sexta-feira, faço o convite para uma blogada sabatina, com a usual dica de leitura.

9 comentários:

  1. Tantos lugares, heim professor?

    -Quem nunca procurou Wally?-

    Acompanhando suas andanças por meio deste blogue, imaginei o lançamento da versão "Onde está Mestre Chassot?".
    O senhor vestindo aquele seu "gorro" vermelho perdido entre paisagens de Três de Maio e de todas as cidades que lhe recebem.
    Seria uma graça, diversão garantida aos seus netos, já que esta coleção não é mais editada.

    um abraço, alegre com a ponte de segunda-terça!

    ResponderExcluir
  2. Muito querida Marília,
    obrigado por teu pícaro comentário. Boa sugestão. Convido-te para acompanhar as andacás do new-Wally nas próximas três semanas.
    Um muito bom recesso burlesco para ti

    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Professor!
    Wowwww! Adorei o novo layout!
    O blogspot é tão 'funcional', não?!
    =]
    Bom, estou passando hoje para te dar uma notícia: fui aprovada na Prova Escrita do Mestrado em Ciências da Federal aqui de Goiás!
    Estou muito muito feliz, e não podia deixar de compartilhar com o senhor!
    ^^!
    Um forte abraço!
    E um bom feriado!

    ResponderExcluir
  4. Muito querida colega Thaiza,
    que bom que gostaste do no visual do blogue. Adotei-o em 01DEZ09;
    É muito melhor trabalhar com o blogspot.
    Vibro com tua vitória na seleção para o mestrado em Ciências da UFGO.
    Não me deixe sem notícias.
    Um afago com saudades do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Mestre Chassot, que bom que tudo tem corrido bem nas avaenturas de 2010. De fato, a empreitada nórdica é a mais esperada das viagens das quais tenho conhecimento.

    Quanto ao VII Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, esse parece ser um atrativo a mais para a visitação a sempre belíssima cidade de Canela. Espero pela dica de leitura de amanhã.

    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  6. Meu prezado Marcos,
    realmente as próximas três semanas já tem uma provável certeza: fugir do calor escaldante do Hemisfério Sul. Mas aqui a antecipação da manchete principal da blogada de amanhã: haverá fotos dos filhotes da Columbina que desovaram;
    Um bom dia e obrigado pela companhia aqui.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Querido Mestre Chassot, a viagem à Três de Maio foi mesmo muito interessante.O encontro da Rede Verzeri merece todos os elogios. Gostei muito de participar, conversar com os professores, conhecer a escola Dom Hermeto, conhecer a Fabianni e a Silvana, mas, acima de tudo,reencontrá-lo e ter o prazer da sua companhia sempre agradável e inteligente até Ijuí. Uma boa viagem e uma boa estada na Dinamarca. Estarei sempre visitando seu blog para saber das novidades. Grande abraço.Maria Helena Z. Frantz

    ResponderExcluir
  8. Muito estimada Maria Helena,
    Foi bom ter estado contigo. Sabes que depois pensava: quão rico foi o trecho Três de Maio / Ijuí.
    Essas são as benesses que nossa profissão oferece.
    Aqui na contemplação da neve na Ålborg Universitet um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir