TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 21 de fevereiro de 2010

21* No meu primeiro domingo danês


Ålborg Ano 4 # 1298


Meu domingo escandinavo começa com neve e a temperatura dos serviços meteorológicos anuncia registra – 8ºC. Ainda não fomos para rua. Mas de uma das janelas de nossa sala vemos que a te a parte inferior com neve. Pode-se ver como o estacionamento do prédio está interdito na outra foto.


Ontem nevou o dia inteiro. Saímos pela manhã. Precisávamos fazer algumas compras para subsistência em um supermercado. Depois caminhamos nas ruas centrais onde há sedutoras liquidações de artigos de invernos. A seguir há algumas fotos – e a blogada de hoje será mais de fotos, para compensar a perda de ontem. Não recordo, e Gelsa também não, que enquanto pedestres tenhamos sido tão fustigados por neve como na manhã de ontem.

Almoçamos no apartamento e depois de necessária sesta saímos pelas 17h, quando já era noite. A nevasca alterou planos. Por quase uma hora estávamos em uma parada descoberta de ônibus de ônibus, esperando transporte para nos levar a Kestrup, uma cidadezinha próxima, onde mora a Paola. Ela nos convidara para um jantar. Depois de desconfortável espera somos informados que os ônibus foram suspensos, devido à neve.

Voltamos para casa com as roupas brancas pela nevada. A Gelsa preparou gostosa janta. Ver neve pela janela tem também romantismo e é mais confortável.






Trago nesse domingo comentário do leitor Marcos Vinicius Pacheco Bastos à Blogada desta terça-feira. Ele adita significados a “Jutlândia” a península que forma a parte terrestre da Dinamarca e o extremo norte da Alemanha que merecem ser trazido aos leitores:

Mestre Chassot, quando li a referência à península denominada Jutlândia, não pude esquivar-me de lembrar duas origens para o nome.

Uma é histórica: refere-se aos jutos, um dos três grandes povos "bárbaros" que invadiu a Grã Bretanha, juntamente com os anglos e saxões. Jutlândia seria traduzido, logicamente, como Terra dos Jutos.

A outra explicação é mitológica: dentre os povos míticos e monstros que compõe a mitologia nórdica, havia os Jotuns, os gigantes inimigos dos deuses Aesires e Vanires. Logo, na demarcação dos mundos representados pelos ramos de Yggdrasil, a árvore sagrada dos mundos, Jutlândia corresponderia ao domínio desses seres.

Assim com excelente contribuição do Marcos votos de um muito bom domingo ou Jeg ønsker en rigtig god søndag.




6 comentários:

  1. Querido Chassot,
    As fotos ficaram ótimas! Adorei a paisagem. Boa viagem para vocês!!! Aproveitem!!!!
    Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Joélia querida,
    obrigada pela companhia nessa viagem, cuja geografia tão diferente da tua Bahia.
    Tivemos um lindo domingo. Chegamos à noite em casa com temperatura de – 10ºC.
    Uma muito boa semana,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Muy querido Profesor Chassot,
    Las fotos están muy lindas, hasta hacen "sentir" frío. Este viaje suyo nos abre las puertas de un país muy poco conocido y la lectura de su cotidiano resulta tan interesante como sus dicas de lecturas. ¡Aproveche su viaje!! Le envío un saludo con calorcito y sol,

    ResponderExcluir
  4. Muy amable Matilde,
    es complicado para uno se imaginar que algunos de mis lectores, como tú por ejemplo, me leen en un clima tan diferente de este que ahora vivo experiencias tan inéditas para mí. Gracias por compartir, a través tus lecturas de este blogue, ese viaje tan significativo para mí.
    Que la semana en tu caloroso Ecuador sea la mejor.
    Con una profunda amistad
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Mestre Chassot, uma temperatura de -8º é algo que põe a prova tanto a saúde quanto a saudade do calor riograndense nesses últimos dias. Ainda assim, acredito que o frio seja preferencial.

    Obrigado pela referência de hoje ao meu comentário anterior.

    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Marcos,
    realmente esse frio não está na geografia de nenhum gaúcho. Eu que tenho que agradecer a tua colaboração acerca da Jutlândia.
    Recebe aqui da Ålborg Universitet branca de neve a gratidão do

    attico chassot

    ResponderExcluir