TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 7 de fevereiro de 2010

07* Não aderindo a Oscar Wilde


Porto Alegre Ano 4 # 1284

Se Oscar Wilde tem usualmente minha adesão quanto, em viagens, portar sempre meu diário para ter algo interessante para ler, o contrario hoje: começar a falar sobre o tempo é algo para os que não têm nada a dizer. Aqui começamos mais um dia muito quente que se encadeia a quase uma semana de temperaturas muito altas. E o domingo inicia com mais de 5 mil pessoas sem água na grande Porto Alegre e há número igual sem energia elétrica. Altas temperaturas exigem mais consumo de energia, que determina cortes nas redes de distribuição, implicando em desabastecimento de água, Claro para populações menos aquinhoadas.

Hoje em termos domésticos é um domingo muito especial. Teremos uma hemi-domingueira. A Gelsa e eu receberemos, ao pôr-do-sol, a metade do clã ou três trios: Bernardo, Carla e Maria Antônia, André, Tatiana e Pedro; e, Clarissa, Carlos e Maria Clara. Os outros três grupos filiais estão fora de Porto Alegre. O pretexto (¿mas para que pretexto para estar com pessoas tão queridas?) e pré-comemorar o aniversário da Carla que é amanhã.

Já disse que domingos é dia de falar aqui de algo leve. As blogadas dominicais de 2010 falaram de sagu, de pinturas do Educador matemático Ole Skovsmose e de desvantagens da beleza e da fama de Angelina Jolie, no texto de Matilde Kalil. Em duas outras dominicais (24 e 31 de janeiro) – parte de uma série de quatro edições trouxe obras de arte que associam desenho e fotografia.


Estas quatro obras (as de janeiro e a de hoje e a do próximo domingo) são obtidas de seleção de desenhos de uma coleção que me enviou minha ex-aluna e leitora deste blogue Mauriane Pacheco, aquém sou grato. Lamentavelmente não identifico os autores dos desenhos. Também no vou expedir comentários. As obras são geniais e merecem ser admirada.

Votos de um muito bom domingo a cada uma e cada um.

7 comentários:

  1. Mestre! Realmente são esplêndidas os desenhos apreentados aqui. Trazem um mixto de realidade e fantasia, muito bem elaborados pelo autor. Estou já definindo nossa jornada portenha. Se puder fazer contato para finalizarmos, agradeço. JB

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Jairo,
    Nesse domingo caliente ~~ e que Oscar Wilde que diz: começar a falar sobre o tempo é algo para os que não têm nada a dizer, me aceite como tolo. Mas o Planeta está a nos dizer algo. Mesmo te sabendo em viagem antecipo que a blogada de amanhã é emocionante: o rio mais sujo do mundo.
    Agradeço-te as gestões acerca da jornada em Buenos Aires.
    Os desenhos destas blogadas domingueiras são muito envolventes.
    Um muito bom domingo e obrigado por seres leitor aqui.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Mestre Chassot, realmente, o calor está insuportável. Roguemos por uma chuva, para que a temperatura se abrande.

    Quanto à imagem de hoje, não há muito mais o que dizer além de "brilhante".

    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Marcos,
    há que transgredir Oscar Wilde, pois na há assunto maior que falar do clima: te escrevo no ocaso do domingo quando uma vez mais vencemos a barreira dos QUARENTAs.
    Realmente a obra de arte dominical de hoje é impressionante.
    Uma nota colúmbica: apiedo-me da rolinha nesses dias tão quente;
    Uma muito boa segunda, que se avizinha rápido.

    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Querido Profesor Chassot,
    Descubrí que el autor del dibujo de la semana pasada es Henrik Moses, un artista holandés.
    Su trabajo lo puede encontrar en el sitio: http://www.artility.nl/en/home.html
    ¡Que tenga una linda semana!!
    Matilde

    ResponderExcluir
  6. Estimada Matilde,~
    muy preciosa tu información acerca del nombre de uno dos dibujistas de la serie de blogadas de arte (diseño + fotografía) de los tres domingos y aunque en el prójimo.
    Tu has hecho un papel de detective. He visitado el sitio de Henrik Moses.
    Aquí tenemos ahora un muy lindo por del sol y para ti es media tarde, así lo imagino
    Gracias, una

    ResponderExcluir
  7. Continuación:
    Gracias, una vez más,
    attico chassot

    ResponderExcluir