TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

15* Iniciando três semanas na Escandinávia


Aalborg Ano 4 # 1292


Estamos em Ålborg a quarta maior cidade da Dinamarca depois de Copenhagen, Århus e Odense. Chegamos aqui em horário previsto em uma longa viagem que entre a partida de casa (14h de domingo) às 19h (=16h de Brasília) perfazem 26 horas. Fizemos isso em 4 etapas.

Partimos de Porto Alegre, às 15h30min levados ao Salgado Filho muito queridamente pelo Bernardo. Chegados a Guarulhos às 17h, esperamos por quase três na sala VIP do American, graças ao cartão da Gelsa.

A etapa seguinte foi o longo voo Guarulhos / Paris, pela Air France. Em 11 horas percorremos cerca de 9.500 km. Consegui dormir algumas horas, mesmo envolto em denso apertamento. Não se conseguir ajuntar algo que cai a nossos pés, traduz o desconforto de como se viaja em esses vôos. Paradoxalmente os vôos internacionais, por conseqüência os mais extensos, parecem ser os mais desconfortáveis. Era 11 horas quando chegamos ao Aeroporto Charles de Gaulle em Paris. Tempo fechado e temperatura de -1ºC.

Menos de duas horas iniciávamos a terceira etapa: Paris / Copenhagen. Ainda pela mesma companhia fizemos um voo de 1h45min. Nevava quando chegamos a capital da Dinamarca e a temperatura a mesma de Paris (-1ºC). Ainda do avião tivemos um lindo espetáculo de ver os telhados e as ruas cobertas de neve. Recebidas as malas logo tínhamos que estar na rua para de ônibus fazer o transbordo do terminal internacional para o nacional. Nesse todo o checking efeito pelos passageiros, incluindo a impressão das etiquetas para despacho das bagagens. Na espera em Copenhagen conseguimos conexão à internet, mas não foi possível acessar a rede e o correio eletrônico. Nas fotos, nosso primeiro encontro com a neve.


Quase 18h, num voo de 45 min, pela SAS começamos a 4ª etapa da viagem. Chegamos a Ålborg com temperatura de -1ºC e neve mais branda que a de Copenhagen. Fomos carinhosamente recepcionados no aeroporto pela Professora Dra. Paola Valero, de quem somos convidados. Estavam com ela suas duas encantadoras filhas Cecília e Rebeca. Elas nos trouxeram a residência que a Universidade de Ålborg destina aos professores visitantes. Temos a nossa disposição um lindo apartamento em um antigo prédio recém reformado na zona velha da cidade. Um ângulo interno do mesmo.

Aqui está um primeiro relato quase na chegada. Tenho ainda problemas de conexões e por tal, por ora, não respondo comentários. Faço uma edição limitada. Amanhã volto com novas impressões.


2 comentários:

  1. Mestre Chassot, voltei hoje de minhas férias litorâneas. Estranhamente, não encontrei resposta a minha postagem de domingo, onde informei de minha ausência temporada.

    De volta à leitura das suas blogadas, preferi lê-las em ordem cronológica, para não adiantar surpresas e aumentar as expectativas das próximas descrições.

    Mesmo atrasado, os votos de que tudo corra bem são sinceros.

    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Marcos,
    realmente uma vez mais a internet nos traiu e não me avisou de tuas férias.
    Obrigado pelo teu retorno. Obrigado por fazeres atualizações de teus comentários a cada dia.
    De Ålborg a Viamão um afago
    attico chassot

    ResponderExcluir