TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

04* ALIMENTAÇÃO agora é DIREITO SOCIAL garantido na Constituição Brasileira.

Porto Alegre Ano 4 # 1281

Essa edição segue a uma quarta-feira que teve essa manchete:
Porto Alegre registra sensação térmica de quase 44ºC. Não é sem razão que se fala em mudar Porto Alegre para Forno Alegre. Devo dizer que me condoo com a Columbina, que não vejo sair em busca de água. Ainda é madrugada e escrevo com temperatura superior a 30ºC.

Dentro dos usuais registros do cotidiano: ontem recebemos a visita da Rose e da Joana, que no dia 6 de janeiro recebeu um registro especial aqui. Hoje a Joana completa um mês e tem nesta foto, feita pela Fernanda Dias Dutra, uma documentação da alegria que a Gelsa e eu tivemos com a visita. A Joana curtiu durante a tarde as benesses do ar condicionado.



Uma muito importante noticia que me faz chegar meu amigo Edni Oscar Schroeder, líder nacional da Rede de Segurança Alimentar: ALIMENTAÇÃO agora é DIREITO SOCIAL garantido na Constituição Brasileira.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 047/2003, que inclui a alimentação entre os direitos sociais da Constituição Federal, foi aprovada nesta 4ª-feira (03/fev) em 2º turno, pelo plenário da Câmara dos Deputados. Atualmente, a Constituição prevê como direitos sociais (artigo 6º) a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados.

A chamada PEC (047/2003) da ALIMENTAÇÃO é mais uma conquista dos que lutam e lutaram pela Segurança Alimentar neste país.

Tenho uma dívida mais antiga com meus leitores. Nos dias 12 e 13 de janeiros apresentei aqui reflexões acerca do tempo. Restou uma terceira parte. Sempre vieram assuntos que a protelavam. Hoje, completo aqueles dois textos e encerro a tríade.

Na história da medição do tempo, a descoberta do relógio mecânico, no entorno do século 14, foi dos momentos mais significativos. A diferenciação deste para daqueles medidores de tempos anteriormente citados, é que os de agora independiam do sol ou de astros; logo não importava o tempo atmosférico.

Há divergências quanto ao período de invenção do relógio mecânico. Ele parece ter surgido no final do século 13. Na Divina Comedia de Dante Alighieri (1265-1321) há menção a relógios mecânicos, isso pode indicar um provável inicio dos mesmos nos começos do século 14. Se considerarmos a introdução do pêndulo devemos a sua inovação ao cientista holandês Christian Huygens (1629-1695 - matemático importante na área do cálculo, físico que estabeleceu as bases teóricas da luz com onda e astrônomo que descobriu Titã uma das luas de Saturno) que, em 1656, construiu e patenteou o primeiro relógio baseado no pêndulo. A utilidade desta invenção é fácil de se perceber comparando com os relógios anteriores. Galileu Galileu (1564-1642) teria feito um projeto para um relógio de pêndulo - é famosa, ainda na juventude, sua constatação da regularidade das pulsações com a freqüência do pendulo, observando as oscilações de um candelabro, durante um ofício religioso na catedral - mas que provavelmente não tenha sido executado enquanto ele estava vivo.

Qual a característica central do relógio mecânico? Ele é movido pela energia gerada pela queda de um peso; energia essa transmitida a uma engrenagem que movimenta uma sucessão de rodas dentadas conectadas umas às outras, que giram em determinados tempos (segundos / minutos / horas). Essa movimentação é registrada pelos ponteiros no mostrador. A sacação mais genial nesse relógio foi fazer uma oposição à aceleração, produzida pela continuidade da queda do peso e que imprimiria um movimento cada vez mais rápido à engrenagem. A descoberta de um dispositivo de retardamento capaz de bloquear o peso, frear o movimento das rodas dentadas e impedir a aceleração dos ponteiros, criando um movimento de oscilação com um batimento regular, é o vaivém contínuo característico dos relógios de pêndulo.

Não posso me furtar de contar, quando falo em relógios de pêndulo, que há muitos anos um

já quase centenário carrilhão - que anuncia diferentemente as

passagens de ¼, ½ e ¾ de hora e nas horas cheias além de indicar a passagem da mesma, ainda faz soar badaladas de 1 a 12 conforme a hora -, pauta muito de meus fazeres domésticos e às vezes estica madrugadas insones. O ritual de dar lhe corda - geralmente nas noites de domingo - parece torná-lo rejuvenescido e me enseja pensar nos momentos que ele balizará na próxima semana. Aproveito para registrar, marcado pelo tom intimista que dei a essa tríade, que sou um aficionado por relógios de

parede. Na documentação fotográfica dois de meus relógios. O

carrilhão na sala de jantar em duas vistas. Também em duas tomadas aquele do gabinete, onde se pode ver os vitrais em homenagem a Hipátia e Giordano Bruno.

Logo, é fácil de entender o quanto a invenção do relógio mecânico deva ser reconhecida como uma das mais significativas invenções, podendo estar colocada no mesmo nível de importância com a invenção da imprensa, numa leitura ocidental da história. As conseqüências que o uso do relógio mecânico determinou na vida das populações, especialmente daquelas que vendiam sua força de trabalho como empregados, mudanças em relação aos valores culturais, à organização política e social, com conseqüências particulares, especialmente, quanto a mudanças nos modos de viver e fazer. O relógio assumiu o controle das ações de homens e mulheres para que tivessem assim possibilidades de terem aferidos seu desempenho e sua produtividade.

Assim, se há alguns séculos o relógio tornou-se o grande feitor dos humanos, mais recentemente, a ele está associado o computador para nos controlar. Há muitos fazeres, ou melhor, muitas horas ‘informalmente’ trabalhadas para as quais não recebemos remuneração. A essas horas não contabilizadas de nosso trabalho formal, poderia acrescentar muitas outras que se atravessam em diferentes momentos. Quantas vezes, a pacata leitura dominical de um jornal ou uma revista, embalada na rede, nos leva à versão eletrônica do mesmo, para mandarmos o texto a um orientando para que o utilize com vistas a seu trabalho.

Mas o computador não é apenas um severo feitor. Ele fez / faz / fará outras modificações em nossas vidas. E agora os votos de que a quinta-feira não seja tão quente. Amanhã nos lemos de novo aqui.

6 comentários:

  1. Hello Attico,
    Greetings from North America. We are here this week in Pembine, Wisconsin freezing to death while you are 32 deg. below the equator melting to death. Either extreme is unpleasant for sure! Wisconsin is North America’s dairy capital. The cheese is very good. The milk here tastes like pure cream and the ice cream matches no other. It comes close to the ice cream of Argentina.

    Weather permitting we will drive to Milwaukee, Wi (Also I hope to go to the Milwaukee Public Museum to see the Dead Sea Scrolls on display) to visit more of our precious family and then on to New England ,to that state of New Hampshire where the state motto is “Live Free or Die”. We are from Concord, NH the capital of that little state. We will be there with my wife’s (not our wife’s) family and then will travel to Orlando for some fun in the sun. (It will probably be freezing there as well!) We will back in Porto Alegre on Feb. 21. I love the USA but miss my home in Porto Alegre.

    Well, as always I enjoy your blog entries!

    Your Friend,
    Jonathan

    ResponderExcluir
  2. Mestre Chassot, o calor parece querer castigar a nós todos. Tanto seres humanos quanto os demais animais sofrem de sede e cansaço, pois o clima abafado não permite noites agradáveis de sono.
    Quanto ao tempo cronolpogico, que bom que a trilogia de oostagens a respeito dele foi completada.

    Com votos de temperaturas mais amenas, desejo-lhe um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  3. My dear friend Jonathan,
    i (My good teacher i know: in correct English de pronoun personal of first person of singular is with capital letter, but i don’t use if is not possible write you also with capital letter) like very much receive your commentary in my blog. Thanks for so rich details about your so beautiful trip. I wished you and your (attention with this pronoun, attico) wife have enchanting days in United States. I recommend enjoying the cold. Here have been very hot days. Say around here yesterday was the hottest place of the entire world. I travel to Denmark on Sunday, 15, and certainly will face very cold. I think I have much to tell my readers here on the blog.
    Warm greetings with continued admiration of his friend
    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Marcos,
    espero que aí pelas bandas de Viamão os céus os tenham abençoado com uma chuva;
    Aqui ‘sorvi’ saborosos 13 ml/m2 que foram riquíssimos. Apiedo da Columbina que não abandonou o ninho durante a chuva. Surpreendo-me com meus parvos conhecimentos ornitológicos.
    Obrigado por teus votos de um ‘bom dia’ saudação mais plena ~~ como disseste em teu discurso de formatura ~~ que ‘boa noite’ ou ‘boa tarde’

    ResponderExcluir
  5. Prof Chassot
    Passei para lhe dar um abraço, desejar felicidades para Joana e flia.E dizer que não esqueci do seu desafio, mas estou me adaptando a um novo trabalho. Fui contratada pela UNOPAR,STGO como coordenadora Pedagógica e estou me inteirando da organização da instituição, para colocar-me à disposição com os desafios que certamente terei de encarar. Mas eu sou otimista que tudo vai dar certo, pois tenho muita força de vontade e comprometimento quando assumo algo.
    Li seus textos e fiquei encantada com o último, que fecha a tríade sobre o tempo. É muito bom ler seu escritos, valeu.
    Um abraço
    Eloí, voltarei...

    ResponderExcluir
  6. Muito estimada Eloí,
    quando festejo teu retorno aqui, cumprimento frente ao desafio na Coordenação Pedagógica da UNOPAR em Santiago. Posso inferir outros complicadores a partir das ‘tensões’ URI versus UNOPAR.
    Obrigado pelos votos à Joana e também pelo prestígio que dás ao texto acerca dos relógios. Mostrar também os meus relógios e seus cenários aqui na Morada dos Afagos foi gostoso.
    Aguardo com expectativa e sem pressa teu texto. Gostaria de ter mais leitores escrevendo comigo.
    Desejo-te um fim de semana com sonhadas chuvas para abrandar esse calor senegalesco.
    Um afago co carinho,
    attico chassot

    ResponderExcluir