TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 28 de fevereiro de 2010

28* Num domingo de despedir da acolhedora Copenhagen


Copenhagen Ano 4 # 1305



Esta edição não poderia iniciar sem manifestar a tristeza e solidariedade aos irmãos chilenos vítimas de uma terrível catástrofe. Junto esses sentimentos a povos de outras nacionalidades que nesse sábado foram violentados por inclemências da natureza.

Hoje trago aqui um pouco de meu sábado, marcado por um dia de temperaturas em torno de zero grau, nubladíssimo e com continuados chuvisco.

Trago dois destaques de visitações sabatinas: a Torre Redonda e o Museu Judaico.

A Rundetaarn (a Torre Redonda) foi construída por iniciativa do Rei Christian IV (1588–1648) entre 1637 e 1642. Foi a primeira parte do Trinitatis complexo, para reunir as três estruturas mais importantes dos escolásticos do Século 17: uma igreja para os estudantes, uma biblioteca para a universidade e um observatório em um único prédio.

A parte superior da fachada da Torre existe uma inscrição dourada: um hieróglifo.

O esboço, elaborado de próprio punho pelo Rei Christian IV, o hieróglifo pode ser interpretado do seguinte modo: que Deus guie, na sabedoria e na justiça, o coração do rei coroado Rei Christian IV, 1642. Este é o ano que Torre foi concluída. A Torre ficou muito acima do resto dos telhados da cidade, e astrônomos da Universidade estudavam as estrelas e os planetas no topo do Observatório.

Hoje acessei a Torre, única em sua concepção na Europa, até o topo. Há uma rampa em espiral de 209 metros de comprimento, que dá 7,5 voltas em torno do núcleo oco da Torre. Essa rampa faz o acesso único a outras partes do edifício, como meia altura da torre está a entrada para a grande e belíssima Biblioteca Municipal, que agora serve como uma galeria popular e local do concerto.

Os acadêmicos podem ter abandonado o edifício há muito tempo, mas durante o inverno os visitantes ainda são capazes de olhar para o cosmos de observatório mais antigo da Europa. A plataforma que roda em torno do exterior oferecem as exibições do Observatório em relação ao trimestre em latim - a partir daqui, você pode manchar a maioria dos edifícios famosos da cidade.

Acima da Biblioteca é o loft do sino, notável por suas enormes vigas de madeira, que foram utilizados na reconstrução da Torre na sequência do grande incêndio de Copenhague em 1728. O loft é também local de uma pequena exposição de artefatos fascinantes da história da Torre, incluindo lacre de cera Christian IV', uma lata de medicamento produzido por Tycho Brah, e um pedaço da bomba que explodiu na Biblioteca Municipal durante o bombardeio de Copenhague, em 1807.

Quando se termina o acesso pela rampa, por estreita escada de ferro em caracol se chega à plataforma do miradouro, 34,8 metros acima do nível da rua. Do local se pode ter uma visão de 360º da parte antiga de Copenhagen. Circundando a plataforma da Torre encontra-se um gradeado de ferro, ricamente trabalhado, executado pelo artesão da corte, Kaspar Fincke. Neste gradeado pode se ver o monograma do Rei Christian IV e as letras RFP, que representam o lema do Rei: Regna Firmat Pietas: a piedade fortalece os reinos.

A Torre Redonda é o mais antigo observatório ainda em funcionamento. Até 1861 era usada pela Universidade de Copenhagen; hoje astrônomos amadores e publico em geral, sobem a noite para observações do céu através do excelente telescópio da Torre Redonda. Mais detalhes há em www.rundetaarn.dk Fazendo um contraponto, a noite visitamos o moderníssimo Planetário Ticho Brahe, junto ao nosso hotel

Em umas das salas da antiga biblioteca visitei uma linda exposição temporária: “Bizâncio - império de ouro da Europa, 330-1453” que destaca a superpotência bizantina e seu legado - uma viagem para um mundo de seda bordada a ouro, mosaicos coloridos, vidros, moedas, ícones, catedrais e hipódromos. Estes contam a história de uma civilização única que sobreviveu por mais de 1000 anos e deixou marcas indeléveis do deserto do Sinai até à Escandinávia. Vi peças com mais de mil anos de existência.

Depois de circularmos pelo Quartier Latin e nos dirigimos para a região dos museus em Slotsholmen, onde estão entre outros: o palácio Chrisiansborg – o majestoso e imponente palácio real usado pela rainha para celebrar as cerimônias de Estado como jantares e banquetes; o Diamante Negro – a biblioteca real; o Real Museu Dinamarquês do Arsenal – que reúne peças históricas de artilharia militar desde a Idade Média; e, o Museu Judaico Dinamarquês, escolhido para nossa visitação.

Dansk Jødisk Museum (Museu Judaico Dinamarquês) é dedicado à história da minoria judaica e a sua cultura na Dinamarca que datam do século 16 e se estendem aos dias de hoje. O museu abriga uma pequena coleção permanente e mostra exposições temporárias. Uma das maiores atrações do museu, porém, é o seu interior, projetado pelo arquiteto estadunidense Daniel Libeskind – que também projetou o Museu Judaico de Berlim e da Torre da Liberdade, a ser construída no local do World Trade Center em Nova York ).

Paredes inclinadas do museu, pisos inclinados e ângulos salientes podem parecer assustadores para o visitante, quase como um labirinto surrealista, mas há razão que sustenta a estrutura aparentemente caótica. Libeskind quis mostrar na arquitetura interna do Museu Judaico Dinamarquês, simbolicamente a situação de outubro de 1943 quando os judeus dinamarqueses foram contrabandeados em sua maioria para a vizinha Suécia a fim de serem salvos. As paredes internas do museu são formadas pelas quatro letras hebraicas da palavra Mitzvah, que é usado a para descrever um ato de bondade humana, ou boa ação e que aparece no logo do Museu.

As cinco peças do museu no projeto de Libeskind do museu se assentam em cinco conceitos do mundo judaico tradicional das idéias. Na exposição, elas foram feitas para corresponder com as cinco dimensões da experiência judaica na Dinamarca, trazidas da experiência histórica do povo judeu: 1) O Êxodo do Egito; 2) A chegada ao deserto; 3) A migração pelo deserto; 4) A recepção da Lei e das Tradições; 5) A chegada na Terra Prometida. Tudo isso está sintetizado, como referi antes, na palavra Mitzvah que dispõe a organização do Museu.


O museu está localizado em uma antiga estrutura conhecida como Galejhuset, que com suas paredes de pedra externas, combinam com paredes internas em ângulo, assim Libeskinds cria um interessante diálogo arquitetônico entre passado e presente. Essa moderna concepção está alojada num edifício do século 17 - o antigo Real Boat House - agora transformado em um espaço geométrico intrigante. A entrada fica no

lado sul do jardim que fica na parte traseira da Biblioteca Real.

Trouxe segmentos de nosso sábado aqui em Copenhagen. Há detalhes do cotidiano que nos surpreenderam como ir a um supermercado onde todo serviço de passagem pelo caixa é feito exclusivamente pelos clientes. Isso fica para outro momento. Voltamos à noite para Ålborg . Temos uma extensa programação para uma última curtida nessa cidade que nos encanta. Um bom domingo a cada uma e cada um e nos lemos amanhã na abertura de minha última semana aqui.

2 comentários:

  1. Mestre Chassot, não posso negar que tive uma grande inveja de sua visita à exposição Bizantina. Eu, dentro dos estudos históricos, dou preferência à Antiguidade Clássica e à Idade Média, e o período do Império Bizantino é, para mim, um dos mais ricos períodos históricos, pois mostra como a ascenção de uma nova religião e um novo reino podem alterar muito do que havia sido e previsto.

    As obras de arte bizantinas, são, ao meu ver, a melhor forma de analisar a transição da antiguidade para a medievalidade, de uma forma única e bela.

    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. Muito caro Marcos,
    Não se sabes que arte sacra é um dos meus pontos de sedução. Ícones bizantinos me encantam. Ontem maravilhei-me com lindas peças.
    Uma muito boa semana, que para mim será a última por essas bandas
    attico chassot

    ResponderExcluir