TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

11* Do Noroeste do Rio Grande do Sul, quase na fronteira da Argentina

Santa Rosa Ano 4 # 1288

Como anunciei ontem, escrevo desde a cidade de Santa Rosa na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Deixei Porto Alegre, de ônibus, às 23h. Depois de percorrer em torno de 500 km, cheguei aqui às 06h45min. Houve atraso devido à prestação de socorro a ônibus da ‘Ouro e Prata’ que estragara e também a péssima qualidade de rodovias em alguns trechos; isso também influi na qualidade do dormir, mesmo que a viagem fosse em carro-leito.

O município tem cerca de 65.000 habitantes e fica a uns 40 km da divisa com a Argentina. A colonização de Santa Rosa foi de maioria de alemães do Volga e de outras regiões, italianos, poloneses e russos. A região do Volga é na atual Rússia [O rio Volga com seus 3 688 km, é o maior rio da Europa em termos de comprimento e bacia hidrográfica] daí porque em


Santa Rosa há uma igreja ortodoxa (foto). Posteriormente por ser esse município onde se iniciou o cultivo da soja no Brasil houve expressivo surto migratório de outras regiões do Rio Grande do Sul.

Hoje aqui se concentram indústrias de máquinas agrícolas, importantes agroindústrias de suínos, leite, soja, etc. Mas a cidade é muito conhecida por ser Terra da Xuxa e disputa a paternidade do ex-goleiro da seleção brasileira Tafarel com a vizinha Criciumal. A top-model Gisele Bündchen nasceu na região de Santa Rosa.

Vim a Santa Rosa, para esta tarde ir a Três de Maio, que fica a cerca de 20 km desta cidade pólo regional.

É a terceira vez que vou a Três de Maio. Em 2008 estive nesta cidade a convite do CPERGS e em época mais distante a convite de uma escola católica. Três de Maio dista de Porto Alegre 475 Km e está a uma altitude de 343 metros acima do nível do mar. A população é de 24.785 habitantes. Ela é conhecida como Cidade Jardim do Alto Uruguai e Berço

Estadual da Canção Estudantil. O município caracteriza-se por várias origens étnicas, sendo que as mais populosas sao: germânica, italiana e polonesa. É inegável a beleza urbana de Três de Maio, com canteiros nas ruas e avenidas, onde as flores dão as mais variadas tonalidades. Esta característica ímpar na região, identifica a CIDADE JARDIM. Pioneira em festivais estudantis do estado, Três de Maio, conquistou outra identidade estadual: CIDADE CANÇÃO. É palco do famoso FEEC - Festival Estadual Estudantil da Canção, que também muito auxiliou para consagrar compositores e intérpretes oriundos do movimento estudantil gaúcho.

Minha atividade em Três de Maio é fazer uma palestra no V ENCONTRO DOS EDUCADORES DA REDE VERZERI, na atividade de formação pedagógica 2010. Estou aqui patrocinado pela Editora Moderna, onde o meu A Ciência através dos tempos terá esse ano a 21ª edição.

O encontro ocorre no Colégio do Hermeto, uma das unidades de Educação da Congregação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Esta ordem, que também mantém hospitais – por exemplo, o Banco de Olhos, em Porto Alegre, foi fundada em 1831 pela irmã Tereza Verzeri (1801-

1852) uma religiosa italiana. Hoje a fundadora é santa da Igreja Católica, canonizada em 2001. E suas discípulas: as irmãs FSCJ se encontram em quatro continentes: Europa: Itália e Albânia; Ásia: Índia; África: República Centro-Africana e Camarões; América do Sul: Brasil, Argentina e Bolívia. A Província Nossa Senhora Aparecida, com sede em Porto Alegre – RS, abrange três países (Brasil, Argentina e Bolívia). As comunidades são assim distribuídas.

Minha fala no evento será para professoras e professores da área de Ciências da Natureza e terá como título “Das disciplinas à indisciplina: caminho ao inverso para a leitura do mundo real”.

Devo retornar a Santa Rosa após a palestra para tomar o ônibus das 18h, que não será em carro-leito pelo horário. Devo chegar à Porto Alegre quando a sexta-feira já tiver pelo menos uma hora.

Assim aqui do Noroeste do Rio Grande do Sul, quase nas barrancas do Rio Uruguai, próximo à Argentina votos de uma excelente quinta-feira. Lemo-nos amanhã.

11 comentários:

  1. Meu caro Mestre! Não é Twiter mas sigo-te no Blog como se fosse. Desta vez me dás a conhecer pela veia histórica essa região tão propalada do Estado e da qual pouco conheço. Daqui de Brusque, um grande abraço e na expectativa de nosso almoço no próximo mês. JB

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Jairo,
    fazes-me honrado por seguires meu roteiro. Obrigado por teu comentário. Alegra-me que minhas pinceladas históricas sirvam para amealhar conhecimento desta próspera região. Sabes que nunca estive em Brusque. Tangenciai-a quando estive em alguns municípios do vale do Itajaí e recordo sua colonização alemã e sua tradição têxtil, se não me equivoco. Também sei da denominação política do nome, para homenagear ex-governador de Santa Catarina, na verdade Bruschi de origem.
    Curta as belezas naturais e a arquitetura bávara que deve ser significativa.
    A amizade e a admiração do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Olá Prof Chassot
    Passei para desejar-lhe uma boa viagem de retorno e me encantei com a sua palestra, com as informações sobre as vizinhas cidades de Tres de Maio e Santa Rosa.
    Na sexta -feira depois das 22h estarei rumando para um pequeno descanso merecido em Capão da Canoa. Um abraço
    Eloí

    ResponderExcluir
  4. Mestre Chassot, mais uma vez eu faço minhas as palavras do Jairo. Tomara que tudo corra bem nessa nova empreitada das "aventuras do Chassot".

    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  5. Muito querida Eloí,
    Foi bom ter estado na tua região. Na atividade em Três de Maio havia professoras e professores do Colégio Medianeira de Santiago.
    Desejo que tenhas os melhores dias de descanso na Praia.
    A partir de segunda-feira, por três semanas o blogue será da Escandinávia.
    Um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Marcos,
    tua torcida valeu. Deu tudo certo na inauguração das aventuras Chassot 2010. A maior delas deverá ocorrer a partir desse domingo rumo a três semanas escandinavas,
    Um bom dia
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Obrigado por estar em nosso meio enriquecendo ainda mais o nosso encontro. Sem sombras de dúvida suas colocações foram muito pertinentes, puxando o tema da indisciplina por outro viés.

    Abraço e volte sempre.
    Prof. Alexandre (História 8ª e Ensino Médio)
    (Dom Hermeto -Três de Maio]

    ResponderExcluir
  8. Muito estimado Alexandre,
    desde a Dinamarca ~~ em clima muito diferente daquela memorável tarde em Três de Maio ~~ agradeço teu comentário a minha fala. Lamentavelmente não tenho teu correio eletrônico para te fazer cópia deste me comentário.
    Que bom que apareceste aqui,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Meu caro Alexandre,
    obrigado por trazeres teu endereço eletrônico.
    O blogspot tem uma desvantagem de não ficarmos sabendo o endereço de alguns comentaristas. Hoje por exemplo aparece o teu endereço quando dou ‘responder para’ independente de tua mensagem. Agradeço também te colocares como um dos seguidores deste blogue.
    Aqui na Dinamarca estou tendo oportunidades de aprender mais acerca da História da Ciência.
    Desejo o melhor para ti aí em Três de Maio e sucessos no Dom Hermeto
    attico chassot

    ResponderExcluir
  10. Meu caro Marcos,
    obrigado pela tua torcida por minha jornada nórdica. Aqui já é quase meia noite. Há cerca de meia hora cheguei sob chuva e um abafamento de fazer suar – algo inédito para mim aqui – de uma tarde/noite onde talvez tenha vivido a maior oportunidade de contato com a arte em minha história. Visitei o Museu Louisiana em Humlebaek. Algo inenarrável que talvez consiga dar uma pálida ideia na blogada de amanhã.
    Com admiração os cumprimentos de
    attico chassot

    ResponderExcluir