TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

29.- ACERCA DE SABÃO DE ALEPO

ANO
 10
A G E N D A 2016 em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3117
No último domingo, neste ciclo de festas, comentei acerca de pelo menos dois presentes muito originais com os quais fui aquinhoado. Um, sementes de baobá; outro sabão de Alepo. Acerca do primeiro publiquei algo na edição do dia 27/12/2015. Hoje falo do segundo.
Faço um comentário preambular. Dar sabonetes como presente é algo de bom tom e bastante usual. Que o digam as perfumarias, que se esmeram em embalagens para fazer de seus produtos objetos de sedução. Todavia, não parece ser algo que seja referido na etiqueta social dar sabão. Na verdade o sabonete nada mais é que um sabão com alguns aditivos para conferir odores, cores, consistências etc. Aliás, em muitos idiomas, não há a distinção que fazemos em português:
Português
Sabão
Sabonete
Inglês
Soap
Soap
Espanhol
Jabón
Jabón (de tocador)
Francês
Savon
Savon du toalete
Alemão
Seife
Seife
Italiano
Sapone
Sapone
Latim
Saponem
Saponem

Tão logo recebi uma barra de 200g de sabão de Alepo (35% de óleo de bagas de louro e 65% de óleo de oliva) [na foto, onde coloquei junto uma fração para dar melhor informação aos leitores] acerca do qual sabia muito pouco, compartilhei a novidade com meu colega Paulo César Pinheiro, da Universidade Federal de São João del Rei, que tem um extenso trabalho relacionado com o fabrico de sabões envolvendo conhecimentos primevos [vale ver: www.campusvirtual.ufsj.edu.br/mooc/ ciencianacomunidade/os-saberes-e-suas-linguagens/] Na comunidade brasileira de Educação Química o Paulo César é nosso doutor em sabões dos mais respeitados.
Depois deste preâmbulo algo sobre o meu original presente:
Sabão de Alepo é elaborado desde a Antiguidade, representa vários milhares de anos de cultura e de história, com o modo de fabrico originário da cidade de Alepo, na Síria, ainda sendo fabricado na atualidade.
O sabão de Alepo está na origem da totalidade dos sabões duros atuais. É elaborado exclusivamente com matérias primas natural. Azeitona e louro são utilizados para o seu fabrico, acrescentando perfume.
Alepo é um importante centro comercial e industrial conhecido pelos seus souks (= mercados) cobertos, contendo numerosas lojas e mesquitas dos séculos 16 e 17 na sua famosa cidadela que domina a cidade. Uma das principais indústrias é a saboaria.
Os primeiros sabões duros foram fabricados no noroeste da atual Síria. Estes sabões, como os que existem em Alepo, foram introduzidos provavelmente na Europa pelos cruzados, que os trouxeram para o Ocidente. Assim, o sabão foi disseminado na bacia mediterrânica, chegando à cidade de Marselha, cujo sabão (sabão de Marselha) é originário do sabão de Alepo. As primeiras saboarias na Europa começam a partir do século 10º, na Espanha (Alicante) e na Itália (Nápoles, Génova, Bolonha, Veneza).
O sabão de Alepo é fabricado de acordo com um método artesanal. Esta tradição secular é perpetuada até aos nossos dias, geração após geração, pelos mestres saboeiros de Alepo.
Alepo (em árabe: حلب, transl. ˈħalab; em turco Halep) é uma cidade no norte da Síria, a segunda maior cidade do país, capital da província homônima. Alepo é uma das cidades mais antigas do mundo, tendo sido habitada desde o século 11 a.C., o que é evidenciado pelos edifícios residenciais descobertos em Tell Qaramel. Ocupa uma posição comercial estratégica entre o mar Mediterrâneo e o rio Eufrates.
Por séculos Alepo foi a maior cidade da Grande Síria, e a terceira do Império Otomano, depois apenas de Constantinopla e do Cairo. Embora esteja relativamente perto de Damasco em termos de distância, Alepo é diferente em sua identidade, arquitetura e cultura, todas marcadas por um contexto histórico-geográfico distinto.
A importância da cidade na história consistiu de sua localização, no fim da Rota da Seda asiática que cruzava a Ásia Central e a Mesopotâmia. Quando o canal de Suez foi inaugurado em 1869, o comércio passou a ser realizado pelo mar e Alepo começou seu declínio gradual. Paradoxalmente, este declínio pode ter ajudado a preservar a antiga cidade de Alepo, sua arquitetura medieval e seu patrimônio tradicional. Alepo tem passado por um renascimento e vem voltando lentamente a uma posição de destaque, tendo conquistado recentemente o título de "Capital Islâmica da Cultura" em 2006 e testemunhado uma onda de restaurações bem-sucedidas de seus monumentos.
Aleppo tem sido abalada por intensos combates entre rebeldes e forças do regime já há mais de três anos. Tornou-se o ponto focal do conflito, tornando o fabrico e as entregas do sabão extremamente difícil.

4 comentários:

  1. Entre outras coisas que fascinam no Mestre Chassot é a maneira peculiar de fazer ciência com o auxílio da história ...É agregar sentido em tudo o que se fala e se faz.

    ResponderExcluir
  2. Mestre,
    há alguns que ganham sementes de baobá ou sabões e fruem seus presentes. O senhor não apenas estuda sobre os mesmos e os dissemina, no caso do boabá no sentido pleno da palavra, colocar sementes.
    Com continuada admiração,
    L L L

    ResponderExcluir
  3. ​eita! só tu mesmo, chê!
    muito interessante a história do sabão de alepo.​ Será que usavam carbonato de sódio em sua preparação? provavelmente...
    um ótimo ano pra vc, meu querido.
    P

    ResponderExcluir
  4. Mestre muito estimado,
    excepcional isso de ser rigorosamente no português ter essa diferença entre sabão e sabonete. Nunca me tinha dado conta disso.
    E o sabão de Alepo é muito especial?
    Feliz ano de 2016, meu sempre professor querido
    michaela

    ResponderExcluir