TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

07— UMA SURPRESA NO PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU


ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3110

Na edição do dia 3 de dezembro contava acerca de minha estada em Foz do Iguaçu e da palestra que teria, ao anoitecer, a convite do Instituto de Ciências da Vida e da Natureza no Primeiro Ciclo de palestras em Educação e Ciências na UNILA — Universidade Federal da Integração Latino-Americana —. Realmente esta ocorreu como o previsto.
Comentava, então que à tarde, graças a atenciosas amabilidades oferecidas pelos meus anfitriões faria uma visita ao Parque Tecnológico de Itaipu PTI, com a Profa. Graça Porto. Nesta parte da programação ocorreu uma preciosa surpresa.
Nestas continuadas andanças que realizo, de maneira usual, tenho o privilégio de conhecer estados da Federação, cidades, Universidades, Institutos Federais que antes desconhecia. São benefícios advindos das palestras. Isso é uma recompensa muito importante.
Na visita ao PTI ocorreu algo inimaginável. Antônio Otelo Cardoso, um muito reconhecido engenheiro eletricista, também meu colega desde o Ginásio marista São João Batista, em Montenegro, na metade do século passado, fora diretor da Itaipu Binacional, soube que eu estaria no PTI. Prestimosamente, contatou o Engenheiro Celso Novais (na foto comigo), responsável pelo setor de estudos e produção de veículos elétricos da Itaipu. Este me telefonou oferecendo a possibilidade de eu associar à visita já programada uma estada na Veículo Elétrico.
 A Professora Graça Porto e eu tivemos, por mais de duas horas, a oportunidade

de conhecer, com uma organizada exposição pelo Celso Amorim, acerca da produção de veículos como automóveis de diferentes portes, triciclos, ônibus, veículos off-roads, VLTs (veículos leves sobre trilhos) e inclusive um avião elétrico para duas pessoas.
Também conhecemos acerca de sistemas inteligentes de armamento de energia: conjunto baterias de sódio em containers, que são recarregáveis com energia solar podendo oferecer a regiões remotas da Amazônia energia limpa, gratuita e abundante para população. Este sistema dá, por exemplo, uma nova dimensão ao turismo no arquipélago de Fernando de Noronha.
Eu não tinha a mínima ideia desta produção de Itaipu. Aliás, a Professora Graça Porto, há mais de meio ano professora da UNILA, que funciona no PTI não conhecia essa ângulo da empresa binacional Brasil/Paraguai.
A estes relatos que trazem satisfação de se ver a Ciência e a Tecnologias produzindo bem estar e conforto aos humanos, como, por exemplo, ver automóveis que são reabastecidos de energia, em cerca de 20 minutos, da mesma maneira que recarregamos a bateria de um telefone celular ainda houve a inédita oportunidade de poder viver a experiência de girar a chave de ignição do automóvel e ‘ouvir o silêncio’ e depois selecionar a opção ‘drive’ no cambio automático e sentir o carro deslizar suavemente como não tocasse no chão. Vivi esta experiência acompanhado pelo engenheiro Márcio Massakiti Kubo, dirigindo cerca de um quilômetro, um automóvel, para 4 ou 5 pessoas.
Também pude experimentar um automóvel para apenas duas pessoas (o segundo passageiro assenta-se em banco traseiro ao motorista. Há também a possibilidade de experimentar um triciclo elétrico.
Este registro é para manifestar meus agradecimentos a Professora Graça Porto que incluiu uma visita ao PTI em minha programação na UNILA e muito especialmente a sensibilidade do Otelo, que sabendo de minha presença proporcionou-me conhecer o engenheiro Celso Novais, um verdadeiro Aladim que sabe o que bem fazer com a eletricidade. Sou grato a engenheiro Massakiti, que foi competente copiloto no meu debut com o carro elétrico.

Uma vez mais comprovo que ganho sempre muito nestas jornadas disseminando alfabetização científica. A Binacional Itaipu, que visitara quando de sua construção, hoje tem, agora, outro significado para mim. Ela é muito mais que a líder mundial em produção de energia limpa e renovável. 

3 comentários:

  1. Caro Chassot.
    Que maravilhosa essa estada em Foz do Iguaçu, e que visita insólita conhecendo estes veículos futuristas. Parece que todas aquelas tão sonhadas propostas fictícias de Jules Gabriel Verne hoje se fazem realidade.
    Um abraço do JB

    ResponderExcluir
  2. Mestre Chassot,
    que privilégio sua experiência vivida no Parque Tecnológico da Itaipu. Como o senhor desconhecia essa produção de veículos elétricos.
    Pode-se realmente afirmar que algumas horas o senhor viveu alguns anos a frente de nosso tempo.
    Tomara que mais surpresas o senhor encontre em suas peregrinações

    ResponderExcluir
  3. Estimado Chassot,

    Este dia foi muito especial para minha vida. Entrou na minha história com Foz do Iguaçu. Foram muitas emoções em tão poucas horas. Você me encheu de esperanças. Pra sempre, em meu coração, vou guardar nossas conversas.
    Lhe desejo o melhor, sempre!
    Estou ansiosa com a sua volta aqui na Unila.
    Bjs
    Graça Porto

    ResponderExcluir