TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 12 de dezembro de 2015

12— DESDE A HISTÓRICA SÃO JOÃO DEL REI


ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3112

Cheguei em São João del Rei 33 horas depois do previsto. Isso me obrigou postergar em 24 horas meu retorno a Porto Alegre. A banca de defesa de Mestrado, prevista para quinta-feira só pode ocorrer na tarde de sexta-feira. Nesta Daniela Regina Resende do Programa de Pós-Graduação: Processos Socioeducativos e Práticas Escolares, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rey, defendeu sua dissertação. A Daniela, orientada peloProfessor Dr. Paul
o César Pinheiro, trouxe a exame “A interação de professores com as narrativas híbridas do sítio Ciência na Comunidade: efeitos e desdobramentos”. O ato acadêmico te especial realce com a participação da Profa. Dra. Bruna Sola da Silva Ramos da UFSJ.
Na noite de ontem conheci, ciceroneado pelo Paulo César, no Centro Histórico uma cidade vibrante com centenas de pessoas, especialmente jovens, curtindo a cidade setecentista.
Na manhã de hoje (às 13 horas começo retorno a Confins para às 18h30min retornar a Porto Alegre) visitei a igreja de São Francisco, que ontem à noite me encantara externamente, o cemitério onde o destaque e túmulo de Tancredo Neves (1910-1985), o campus de São Francisco da UFJS e o museu-memorial de Tancredo Neves, guiado pelo Paulo César. O muitosignificativo é vermos em um memorial algo que fomos testemunhas, 
Também o fato de Tancredo ser mais novo que eu, ao morrer, mexeu comigo. Na foto converso com ele.
São João del-Rei é uma das maiores cidades setecentistas mineiras. A cidade foi fundada por bandeirantes paulistas, considera-se Tomé Portes del-Rei como seu fundador.
Adicionar legenda
Localizado na Bacia do Rio Grande, tem seu relevo formado pelas serras do complexo da Serra da Mantiqueira. É um polo para cidades do sudeste e sul de Minas Gerais. Dotada de uma vasta gama arquitetônica, na qual não se restringe apenas ao Barroco. Mesmo na região do Centro Histórico é possível observar diversas linhas arquitetônicas. São João del-Rei é conhecida também por ser uma cidade universitária devido a presença da UFSJ, do IPTAN e IF-Sudeste de MG, além do grande número de repúblicas estudantis espalhadas pela cidade.
Nasceram, em São João del-Rei o presidente eleito do Brasil Tancredo Neves, o cardeal dom Lucas Moreira Neves, Otto Lara Resende, padre José Maria Xavier (compositor sacro), Francisca Paula de Jesus (a "santa" Nhá Chica, que está em via de ser canonizada pelo Vaticano), dentre outros.

4 comentários:

  1. São João Del-Rei já era pretendida como nova sede da capitania pelos inconfidentes. Eis sua vocação para a história. Grande abraço mestre.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que o senhor ainda teve tempo para conhecer um pouco de nossa querida São João del-Rei. Ficamos honrados com sua presença na UFSJ e lamentamos o atraso que impossibilitou uma troca maior de conhecimentos. Pra mim em especial, conhecer o autor que é uma das referências na minha pesquisa sobre alfabetização científica, foi realmente significativo. Um momento que guardarei com carinho e que espero que possa se repetir um dia, em breve, com mais calma. Espero que o retorno tenha sido mais tranquilo...
    Abraços, Adriana Lamêda

    ResponderExcluir