TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

03— NA UNILA EM FOZ DO IGUAÇU.


ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3109

Esta manhã às 07h30min chegava à Foz do Iguaçu, acolhido pelo Prof. Márcio e pela minha ex-aluna, Profa. Marcia, um e outra de Área de Química. As atenciosas amabilidades oferecidas pelos meus anfitriões se estendem, à tarde, com uma visita ao Parque Tecnológico de Itaipu, com a Profa. Graça Porto.
Cheguei num voo de um pouco mais de uma hora, desde Porto Alegre. Mesmo já tendo estado aqui antes, talvez uma meia dúzia de vezes, parece-me que é a primeira vez que este blogue é postado desta cidade. Isto também pode traduzir que há cerca de 10 anos não chegava à tríplice fronteira. Claro que não estou contabilizando algumas vezes, quando mais recentemente, fiz escala no Aeroporto das Cataratas, vindo da Amazônia. Se não me equivoco, é esta primeira vez que desembarco no aeroporto local.
Hoje, às 18h30min, tenho uma fala, a convite do Instituto de Ciências da Vida e da Natureza no Primeiro Ciclo de palestras em Educação e Ciências na UNILA — Universidade Federal da Integração Latino-Americana —. Volto à noite para Porto Alegre.
O presidente Luiz Inácio da Silva propôs a sua criação da UNILA em 2007, entretanto a Universidade foi criada somente no dia 12 de janeiro de 2010 na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Foi a décima terceira universidade criada pelo Governo Lula, e teve sua primeira turma de 200 alunos entre brasileiros, paraguaios, uruguaios e argentinos em agosto de 2010, tendo como previsão de investimento para construção dos edifícios no montante de 550 milhões, uma construção portentosa prevista para findar em 2014 (o que não ocorreu), com o projeto arquitetônico arrojado de Oscar Niemeyer.
Estar mais uma vez na Foz do Iguaçu, dá azo a recordações das vezes que estive aqui antes. Nos anos 1970, enquanto professor da UFRGS estive em três cidades da região (Candido Rondon, Cascavel e Foz do Iguaçu) participando de cursos de Metodologia do Ensino Superior, oferecidos pela Faculdade de Educação da UFRGS, o que sempre ensejou estar aqui. Quando estive em Cascavel, meus filhos Bernardo e André vieram juntos. Visitamos então as Sete Quedas, um pouco antes de as mesmas se transformarem no imenso logo de Itaipu. Foi uma memorável viagem histórica.
Já no entorno da virada 80/90 vim uma vez com a minhas filhas Ana Lúcia e Clarissa atraídos pelo ‘fazer compras no Paraguai’. Há época, antes do advento da Internet, por exemplo, produtos do mercado chinês, tinham aqui uma das oportunidades de compra. Lembro que batemos muita perna na busca de determinada marca de tênis, então ausente do mercado brasileiro e também buscando incrementados estojos escolares. Parar em um hotel no Paraguai também foi o máximo para elas. Sei que com a Clarissa um tempo depois bisei esta aventura.
Assim,na inauguração das edições dezembrinas aqui, contei algo da primeira viagem do mês. Estas serão apenas quatro no total, pois já referi que este é um hemi-mês. Então, até um novo blogar.

2 comentários:

  1. Seja bem vindo Professor, estaremos lá hoje a noite.

    ResponderExcluir
  2. Desde FOZ DO IGUAÇU
    Postado no Facebook
    Se sentido honrada com a presença do ilustre Prof. Attico Chassot. Um show de sabedoria!!! Hoje percebi com Ele que não basta conquistar a sabedoria, é preciso saber usá-la! Muito obrigada por nos embriagar com tanto conhecimento!!!!

    ResponderExcluir