TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

24.— UMA CONURBAÇÃO BINACIONAL

ANO
 8
ANNEMASSE França

EDIÇÃO
 2662

Esta postagem não agrega mais um pais, pois nestes 7,5 anos de blogue já houve outras postagens francesas. A estas se adita: Annemasse, a 29ª cidade no exterior onde este blogue já foi postado.
As três etapas da viagem Porto Alegre/Guarulhos/Paris/ Genebra foram boas. A chuvarada de São Paulo na noite quarta-feira atrasou em quase duas horas a partida, que determinou tivéssemos perda em Paris de conexão para Genebra. Situação facilmente resolvida, dada a muito frequente voos entre as duas cidades.
O voo de 10h40min entre Guarulhos não só é desconfortável por sua extensão (=quase 9500 km), mas pelas acomodações na classe econômica onde mais de 200 pessoas são amontadas, numa situação muitíssimo díspar da 1ª classe. Neste trecho tivemos a companhia de bailarinos da Sociedade Masculina de São Paulo, que vinham a França para turnê. Tivemos excelente papo com o Luciano, conhecendo, um pouco, um mundo muito desconhecido.
Ontem o polímata Guy agradeceu a referência à palavra ‘conurbada’. Isso catalisou ampliar um pouco este detalhe geográfico.
Estamos em Annemasse cidade conurbada (o robô que vigila minha escrita, como não sabe o que é conurbada insiste que deva escrever conturbada) com Genebra.
Conurbação é um termo que designa a unificação das malhas urbanas de duas ou mais cidades, que passam a formar um aglomerado urbano contínuo, mantendo, entretanto, suas autonomias politico-administrativas .
Geralmente, mas não obrigatoriamente, este processo dá origem à formação de regiões metropolitanas. Os países capitalistas desenvolvidos foram os primeiros a apresentar esse tipo de espacialização do fenômeno urbano. Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, mesmo antes da Segunda Guerra Mundial, já apresentavam intensos processos de conurbação.
Talvez, pudéssemos falar de três níveis de espaços geográficos conurbados: intraestadual, interestadual e internacional.
Para o primeiro nível (intraestadual) temos muitos exemplos. No Brasil a Região Metropolitana de São Paulo é um exemplo muito significativo de grande conurbação que continua a aumentar entre seu os 39 municípios. Numa homenagem ao Guy, que trabalhou em Cachoeirinha, poderia exemplificar que esta é conurbada com Porto Alegre.
Interestadual: Há varias situações: exemplifico com a cidade de União da Vitória no Paraná, que faz divisa com Porto União, no estado de Santa Catarina, através de uma linha férrea e também pelo Rio Iguaçu. Essa divisão entre as duas cidades, forma um único núcleo urbano de aproximadamente 86 mil habitantes, sendo conhecida como as "Gêmeas do Iguaçu"
Internacional: há casos curiosos de conurbações que se desenvolveram junto às linhas de fronteira de diferentes países. Além do espaço onde vivo nestes dias, recordo o caso das cidades de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, no Brasil, e Rivera, sede do departamento de mesmo nome, no Uruguai. O conjunto urbano das duas cidades, denominado tradicionalmente de "Fronteira da Paz", tem mais de 170.000 habitantes que vivem de forma integrada. É comum, por exemplo, usar o sistema de educação ou de saúde pública de uma ou da outra cidade. O comércio tem especialidades que levam o consumidor a procurar lojas no Brasil ou no Uruguai além de serem muito frequentes os casamentos "mistos" (entre cidadãos dos dois países). A divisão entre as duas cidades é feita por linhas imaginárias traçadas ao longo da malha viária e se estende por muitos quilômetros. Por isso, muitas vezes é difícil para um turista perceber que uma calçada de determinada rua se encontra em um país enquanto que a calçada em frente está no outro.
Quanto à situação local da aglomeração urbana franco-suíça de Genebra-Annemasse — ou para ser mais exato aglomeração franco-valdo-genebresa — que está a sudoeste do Lago Léman, vale destacar esta conturbação envolve mais uma dezena de comunas suíças e francesas, formando extenso e continuo aglomerado humano boa parte do qual pude ver ontem à tarde. Como a Suíça é muito pequena vale recordar que os cantões (estados) e as comunas (municípios ou cidades) são bastante pequenos.

3 comentários:

  1. Nada melhor que, neste amanhecer, enquanto sorvo religiosamente da bebi'da que mantém os sul-riograndenses aproveito para acrescentar magníficos conhecimentos postados do lado de lá das barrancas do "laguinho" que nos separa de nossos ancestrais. Bom passeio cultural mestre.

    ResponderExcluir
  2. Aditei aos meus conhecimentos que moro em uma Niterói conurbada com a cidade do Rio de Janeiro.
    AbraÇos

    ResponderExcluir
  3. Querido Chassot,

    adorei a aula de Geografia! Espero que postes fotos destes lugares. Estou curioso.
    Abraços

    ResponderExcluir