TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

22.— EM UM DIA DE SONHADA PARTIDA

ANO
 8
Porto Alegre
EDIÇÃO
 2660

Esta quarta-feira, um dos dias mais esperado do ano, chegou. Não são apenas 22 dias de férias que se iniciam hoje. É um dia de uma muito sonhada partida. Começo uma viagem que inclui mais uma travessia do Atlântico. Realizo a ação mítica de voltar à Europa matriarcal (ou seria: maternal) prenhe de simbolismos para muitos de nós latino-americanos e mesmo americanos.
Há 2,5 anos que não fazia isso. Desde que fi-lo a primeira vez, há quase um ¼ de século, nunca havia transcorrido tanto tempo sem cruzar mares. Esta abstinência não foi trivial. Também, já faz dois anos que a Gelsa e eu não viajávamos em férias. Hoje começamos a curtir benesses de milhas amealhadas durantes anos.
Minha estreia em viagens internacionais, excluídas aquelas de fronteiriças a Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia deu-se na França, em julho de 1989, em meio às comemorações do bicentenário da Revolução Francesa. Foi um saboroso auto-presente pelos meus 50 anos.
Depois aquela primeira viagem do tipo ‘conheça uma dúzia de países em três semanas’ tomei gosto por viajar. Desejo sempre conhecer mais. Acredito que sigo a máxima "Bom viajante não é o que não sabe para onde vai, mas o que sabe de onde veio" atribuída a Lin Yutang* (1895-1976). Depois da memorável ouverture 1989, ocorrida na maturidade, já contabilizo 43 países em quatro continentes (ainda não estive na Oceania).
* Escritor e filologista chinês nascido em Changzhou. Estudou nas Universidades de Shanghai, de Harvard e de Leipzig. Foi professor na Universidade de Beijing. Viveu quase meio século nos Estados Unidos e sua significativa obra literária significou uma ponte entre vazio cultural existente entre o Ocidente e o Oriente.
Nos últimos 7,5 anos meus leitores têm acompanhado, aqui, meus périplos. Neste período este blogue já foi postado em 17 países (não nesta sequência): Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, México, Estados Unidos, França, Espanha, Reino Unido, Holanda, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Dinamarca, Suécia e Rússia. Nesta viagem este número deve passar para 21.
Sei de há alguns que se encantaram enquanto leitores aqui, por exemplo, com as magníficas estações do metrô de Moscou ou com as belezas de Saint-Petersburgo. No roteiro que se inicia hoje há a previsão de visitação de lugares que há muito embalam meus sonhos.
Hoje, no começo da tarde viajamos para São Paulo. À noite, começamos a viagem rumo à Europa, ônus imposto àqueles que moram em cidade donde partem/chegam muito poucos voos internacionais. Na blogada de amanhã, que será pré-postada de Guarulhos, mais um pouco de viagens narradas em memórias de um viajor neste blogue.

6 comentários:

  1. Ao Mestre Chassot::Oba! as férias chegaram, desejo ao mestre um bom descanso. Muita paz e felicidades para você e Gelsa. Volte trazendo muitas novidades para compartilhar com todos; e não esqueça que o descanso é o alimento da mente então aproveite. Um forte abraço Ley.

    ResponderExcluir
  2. Desejo ótimas férias, com ótimas viagens e ótimos relatos. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. Aproveitem as merecidas férias no mundo vellho, e que essa passeada em novas realidades aguçem a boa crítica de nossos problemas.
    AbraÇos

    ResponderExcluir
  4. Com os desejos de uma proveitosa viagem saúdo nosso mestre. Sem esquecer das benesses que o ultramoderno sistema de comunicação, incluindo este diário virtual, nos possibilita estarmos, não na mala, mas conectados ao diário deste poliglota dos conhecimentos.
    Um forte abraço.
    Vanderlei.

    ResponderExcluir
  5. Estimado Chassot.

    Ao fazer hoje a leitura matinal do seu Blog, tive a grata surpresa de saber sobre a sua viagem de férias, que se inicia em breve rumo ao "velho mundo"...

    Gostaria de desejar a você e a Gelsa um pleno recorrido por essas terras além mar... Que vocês possam desfrutar de dias epifânicos e repletos de boas experiências. Vocês merecem!

    Já aguardo com expectativa as notícias do seu diário que serão postadas no Blog. Certamente, viajarei com vocês a partir das postagens.

    E como já lhe disse em outras ocasiões, se faz necessário reunir todas as exímias histórias e vivências amealhadas em inúmeras viagens para comporem um(ns) livro(s). Certamente nele(s) estariam contidos importantes ensinamentos, dentre os quais o de que VIAJAR É (sempre) PRECISO!!!! Sobretudo porque o que se leva dessa vida é a vida que se leva...

    Abraços cordiais,

    Vinícius

    ResponderExcluir
  6. Limerique

    Mestre “pé na estrada” mais uma vez
    Rumo ao Velho Mundo como antes fez
    Viajar é seu lazer
    Que lhe traz prazer
    Quando voltar ele conta prá vocês.

    ResponderExcluir