TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

10.- A CORUJA DE ATHENA

ANO
 8
em fase de transição
EDIÇÃO
 2648

Nesta quarta-feira, fui presenteado por um leitor muito presente neste blogue com uma escultura em resina de uma coruja e uma corujinha. O Vanderlei Goularte Farias, aluno do Programa de Pós Graduação em Educação da URI, Campus Frederico Westphalen comoveu-me com seu mimo, que agora inspira meu ‘scriptorium’.
Na foto elas se assentam sobre um isolante de vidro de algum poste de energia elétrica ou de rede telegráfica, em uso há cerca de ¾ de século na Estação Jacuí, onde nasci. Postes, muitas vezes, são locais de pouso para as atentas corujas.
Este presente me faz evocar o saudoso colega Luís Carlos de Mesquita Rottmann que colecionava imagens de corujas. Catalisado pela generosidade do Vanderlei, que também me brindou com saboroso vinho de sua produção, trago algo sobre o significado da coruja na mitologia grega.
A Coruja e a Sabedoria Não é por acaso que a Coruja é tida como um símbolo de sabedoria em diversas culturas, pois ela pode ver o que os outros não conseguem: a essência da verdadeira sabedoria. Onde outros se iludem, a Coruja percebe com precisão o que realmente ali se encontra, já que é uma excelente conhecedora dos segredos da noite.
A coruja da filosofia é a Coruja de Minerva. Minerva é uma deusa romana e seu equivalente grego é Athena. Athena, a deusa grega da sabedoria, possuía uma Coruja de estimação que permanecia sempre em seu ombro e lhe revelava as verdades invisíveis. Essa Coruja tinha o poder de iluminar o lado obscuro da deusa, capacitando-a a perceber toda a verdade e não apenas aquela parcela da verdade que podia discernir sem seu auxílio. Em função disso a coruja ficou associada à deusa da Sabedoria. Eis a ave da deusa da Sabedoria e da Justiça: atenta coruja, cujo pescoço gira 360º, possuidora de olhos luminosos que, como Zeus, enxergam “O todo”. Devido a todos esses atributos, a Coruja simboliza também a Filosofia, os Professores e a proposta de Conhecimentos Sem Fronteiras: integrar todas as formas de conhecimento com o olhar para O Todo.
A coruja tem a capacidade de ver uma quantidade de luz 100 vezes a mais que o ser humano. Ela também tem uma ótima audição. A disposição de seus olhos permite uma ótima percepção do relevo e da distância. A coruja é capaz de piscar um olho e também girar a cabeça até três quartos da rotação total, para poder enxergar as coisas que estão ao seu lado. Assim como muitas aves, são animais muito fiéis ficando juntos até o fim da vida.
Em latim é Noctua, “ave da noite”. Noturna, relacionada com a lua, a coruja incorpora o oposto solar. Observem que Athena é irmã de Apollo (Sol). É símbolo da reflexão, do conhecimento racional aliado ao intuitivo que permite dominar as trevas. Apesar de haver uma forte associação desta ave à escuridão e a sentimentos tenebrosos, o que é natural a um ser noturno, o fato de ela ter sido (devido a suas específicas características) atribuída à deusa Athena também a tornou símbolo do conhecimento e da sabedoria para muitos povos.
Com apoio de www.iq.ufrj.br/descomplicando-a-quimica/ 328-a-coruja-e-a-sabedoria.html.

5 comentários:

  1. Publicamente devo confessar que me deixaste sem palavras, mestre.
    Parafraseando o ditado(praticamente um imperativo) popular de que "nada é por acaso", ouso dizer: Nada é sem sentido.
    E continuemos a filosofar, a exercitarmos nosso pensamento reflexivo, porque, assim como a coruja, precisamos sabiamente nos mantermos atentos nosso olhar 360º.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. CORUJANDO
    Corujas são aves que prestam atenção
    Empoleiradas em árvores ou telhados
    Observam o que ocorre aqui no chão
    Os eventos não deixam de ser olhados

    Certa perspicácia, sua maior qualidade
    Elas veem, aprendem e compreendem
    Espertas, muito longe da mediocridade
    Entre toda avifauna elas surpreendem

    Movimentos lentos mostram paciência
    Que em outras palavras simplesmente
    Só demonstram sua incrível sapiência

    Então por possuir essa brilhante mente
    Estudiosos os quais dominam a ciência
    Entronaram-na como ave mais inteligente.

    ResponderExcluir
  4. Muito querido Mestre,
    com a blogada de hoje e as 11 edições serendipitosas tivemos um excelente minicurso de História e Filosofia da Ciência.
    Este 2014 promete aqui,
    Michaela

    ResponderExcluir
  5. Nada mais apropriado para reverênciar o sábio do que o símbolo da sapiência...
    Abraços

    ResponderExcluir