TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

27.— Uma mesquita imponentíssima


ANO
 11
A bordo do Vision of the seas
FÉRIAS 14/24
EDIÇÃO
 3259

Esta sexta-feira, quinto dos oito é um dia diferenciado. 0 Vision of the seas partiu do porto de Mascate ao pôr-do-sol de ontem e em uma viagem ininterrupta quase 40 horas deverá chegar à Abu Dabi, na manhã de sábado. Assim teremos um dia sem escala em nenhum porto. As múltiplas atrações serão todas a bordo.
Nossa quinta-feira foi de extensos fazeres. Destacarei apenas uma saída do navio no qual visitamos duas imponentes obras da capital do Sultanato de Omã: a Royal Opera House de Mascate, uma moderna obra arquitetônica  que possui a maior órgão do mundo e a Grande Mesquita Sultão Qaboos. Após a visitação de uma e outra, pelo impacto que a Mesquita me causou brindo às minhas leitoras e aos meus leitores, ajudado pela Wikipédia, com algumas informações. Selecionei duas fotos que fiz, que dirão mais do minha tentativa de descrever a Grande Mesquita.
Em 1992, o Sultão de Omã — ontem aqui referido —  o determinou que Omã que deveria ter uma grande mesquita, cuja construção, iniciada em 1995, foi realizada em seis anos e quatro meses.
A mesquita foi construída em um local que ocupa 416 mil metros quadrados e o complexo se estende a uma área de 40.000 metros quadrados. As obras consumiram 300 mil toneladas de arenito tendo a obra finalizada uma cúpula e um minarete principal (de 90 metros) e quatro minaretes de acompanhamento (de 45,5 metros). Merece um destaque o tapete que cobre o chão da sala de oração. Ele contém, 1,7 bilhão de nós, pesa 21 toneladas e levou quatro anos para ser produzido e reúne as tradições clássicas de design Tabriz, Kashan e Isfahan. 
Foram utilizados 28 cores em vários tons, a maioria obtida a partir de corantes vegetais tradicionais. O tapete mede 70 × 60 metros, e cobre uma área de 4.343 metros quadrados do salão de oração, tudo em uma única peça.
O lustre acima da sala de oração é de 14 metros de altura. A Grande Mesquita, que leva o nome do Sultão foi por ele inaugurada em 4 de maio de 2001.
Agora, um registro do diário de bordo: na noite desta quinta-feira, dentre as muitas atrações que são oferecidas no Vision of the seas durante as 24 horas de cada dia, assistimos, no teatro principal, ao musical “Broadway: Rithme and Rhyme. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário