TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 10 de maio de 2016

10.- UM TRÍDUO NA ZONA SUL

ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3164

Estou desde a noite de domingo na Zona Sul do Rio Grande do Sul. Cheguei à Pelotas, então, com meus colegas da UFPel, Jarbas e Márcia. Na manhã de ontem, participei com mestrandos e doutorandos de uma atividade dentro da VI Semana de Conversações do Programa de Pós Graduação em Educação. Foi central uma vez mais a interrogação: “O que é Ciência, afinal?” e de como, pelo menos enquanto numa dimensão de fazer alfabetização científica, esta Ciência deve assumir posturas indisciplinares, marcadas pela incerteza.
Na tarde de ontem, vim de Pelotas à Rio Grande, para na FURG — é no campus desta universidade que redijo esta postagem — participar do minicurso “História e Filosofia da Ciência catalisando ações indisciplinares” na Escola de Química e de Alimentos. Este minicurso começou na manhã de hoje e se concluirá amanhã.
Assim nestes três dias estou nas duas maiores cidades da Zona Sul e em duas das mais importantes universidades gaúchas: UFPel e FURG. Aliás, uma e outra antípodas em termos de concepção física de campus. Uma recupera prédios históricos para fazê-los espaços acadêmicos e outra faz germinar prédios em terreno até então ainda virgem. 

Um comentário:

  1. Privilegiados estes povos que habitam as 'bandas' sul deste destemido solo gaudério, que podem, neste primevos ares frios, escutarem as sapiências do Mestre.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir