TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

24- Desde a Capital do Vale do Itajaí

Blumenau * Ano 5 # 1666

Esta postagem ocorre de Blumenau, aonde cheguei ontem às 20 horas. Vim de avião até Navegantes, em um voo de 50 minutos e então, por via rodoviária percorri em ônibus, cerca de 60 km pelo vale do Itajaí, até a imponente Blumenau. No ônibus, entre outros fazeres, frui emocionado muito fraterno comentário na blogada de ontem do Adão e da Márcia; ele meu ex-aluno no curso de Filosofia do IPA.

Antes de trazer algo dos meus fazeres aqui, um registro de números muito significativos da edição de ontem: 186 visitas, sendo Brasil 143 / Argentina 9 / Portugal 8 / Equador 2 / USA 2 e mais 09 países com 1. Os comentários, em número de 22 também são recordes. Não há como não se impressionar com os dados fornecidos, que com depoimentos pessoais que recebi encantam inclusive crianças. Já estou pensando em um seminário com informações obtidas do ‘relógio’.

Inicio com informação acerca dos dois munícipios.

Navegantes é um município com cerca de 60 mil habitantes, no litoral do oceano Atlântico, na foz do rio Itajaí-açú. Em 1962 conquistou sua emancipação. A cidade que tinha uma praia quase desconhecida, está entre os balneários mais badalados da região. Outro destaque fica por conta da indústria pesqueira, que hoje emprega mais de 60% dos navegantinos, além da construção naval que tem uma mão de obra altamente especializada. Navegantes conta ainda com o Aeroporto Internacional, importante terminal de cargas e passageiros que serve as regiões da Foz do Itajaí e Vale do Itajaí, que juntamente com o Porto de Navegantes, uma conquista recente do município, torna a cidade referência no transporte nacional e internacional.

Blumenau tem cerca de 210 mil habitantes e orgulha-se de dois epítetos: ‘Cidade Jardim’ e ‘Alemanha Tropical’. Fundada em 1850 por Hermann Bruno Otto von Blumenau (de onde vem seu nome), que chegou em um barco acompanhado de outros dezessete colonos alemães. Desembarcou à foz do Ribeirão Garcia em 2 de setembro de 1850 e dividiu a terra em lotes para que os colonos pudessem edificar suas moradias, majoritariamente casas feitas com a técnica construtiva enxaimel, como se pode ver na foto. A cidade possui uma agenda cultural focada nas festas baseadas na cultura dos imigrantes europeus, destacando-se a colonização alemã, especificamente a Oktoberfest, a segunda maior festa sobre cerveja do mundo e que acontece durante dezoito dias do mês de outubro Apesar de ser minoritário, o turismo comercial acha seu nicho na Texfair, feira têxtil – que está acontecendo nestes dias que estou aqui – reconhecida mundialmente.

Estou voltando a Blumenau e a Universidade Regional de Blumenau (FURB) depois de 3,5 anos, quando então quebrava um jejum de mais de 20 anos. Nos anos 70-80, tinha uma ligação bastante intensa com a FURB então lecionei disciplinas de Educação Química em cursos de especialização. Em junho de 2007 estive aqui ministrando um curso de História da Ciência e palestra na 13ª Semana de Química.

Hoje, cumpro uma agenda que envolve os três turnos. Participo, pela manhã, como avaliador externo da defesa de Dissertação da Daniela Raduenz: “Por que a Química está na Escola? Uma genealogia sobre a matéria e sua prática pedagógica". Trabalho orientado pelo meu colega Professor Dr. Celso Kramer, que conheço há um tempo pelos seus estudos filosóficos sobre temas que me agradam na tentativa continuada de espraiar-me por outras áreas. Também Faz parte da banca o Prof. Dr. Edson Schroeder que é referência pelo seu envolvimento com a Educação nas Ciências, que reconheço especialmente nos trabalhos de mestrandos que orientou. O trabalho da mestranda faz um rigoroso estudo critico acerca da disciplina Química. Busca responder a pergunta Por que a Química está na Escola? abordando a história dos saberes sobre a matéria e a metodologia do ensino de Química.

No período vespertino deve ocorrer uma conferência para três dos mestrados FURB: em Educação, em Química e o Profissionalizante no Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Fui convidado a promover um debate acerca das Relações entre as Ciências Naturais e as Ciências Humanas. O encontro será com docentes e discentes dos três Programas de Pós-Graduação.

No período noturno faço uma palestra para estudantes e professores de graduação, dos cursos de licenciatura. O tema desta palestra Ética e Ciência na Educação Básica. A atividade esta relacionada com a atividade de estágio dos licenciandos.

Amanhã pela manhã está previsto meu retorno à Porto Alegre, quando ainda nos lemos aqui de Blumenau. Adito votos de uma muito boa quinta-feira a cada uma e cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário