TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 25 de abril de 2014

25. — A ARTE DE ESCREVER A CIÊNCIA COM ARTE


ANO
 8
WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR
EDIÇÃO
 2754

Depois da profícua jornada juiz-forana, de onde retornei ontem com alma prenhe de gratificações pela maneira querida como fui tratado, tenho hoje e amanhã uma agenda no Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista do IPA.
Na noite de hoje, ocorre a primeira de duas atividades no Seminário de Pesquisa I coordenado pela Profa. Dra. Marlis Morosini Polidori. Minhas ações hoje e no dia 09 de maio serão duas sessões do “A arte de escrever Ciência com arte”
As atividades das duas noites ocorrem sob a forma de oficina de produção que se desenvolve com a realização de um laboratório da escrita que tem como mote: ‘aprende-se a escrever, escrevendo’ mas para o qual há um pressuposto: ‘ler é preciso’. Lastreado nestas duas teses a proposta tem como atividade fulcral: ler e escrever individualmente, mas também, juntos.
Como se trata de uma atividade acadêmica há um horizonte bem definido e audacioso: a busca do escrever Ciência com Arte. Mestrandos e doutorandos, também graduandos, devem escrever trabalhos científicos. Isto é devem escrever (sobre a) Ciência. Usualmente isto se constitui numa tarefa árdua.
Não raro se ouve esta afirmação de um pós-graduando: “Já fiz todos os créditos e também a pesquisa, agora só falta escrever a tese (ou a dissertação)!” Há vontade de dizer: “Falta (quase) tudo!” Falta, talvez, o mais difícil e por isso, de maneira equivocada, relegada para o final. A escritura deveria ser concomitante.
Aquelas e aqueles que orientam a produção de trabalhos científicos, mesmo em cursos de doutorado, não se surpreendem com a necessidade (e pretensiosamente, adito: da utilidade) de atividades orientadas à prática de um dos binômios que faz os humanos distinguidos de outro animais: leituraescrita.
No exercício do binômio leituraescrita há a proposta de fazermos juntos, e também individualmente, alguns exercícios de leitura e escrita.
Exemplifico o primeiro exercício de escrita desta noite: Elaborar um texto, na 1ª pessoa do singular de no mínimo 5 e no máximo 15 linhas, acerca do processo de como busca superar o drama para vencer a síndrome diante da folha em branco (ou de desvirginar a tela vazia).

4 comentários:

  1. Ler e escrever são "vícios" bons. A leitura estabelece uma ponte no tempo e no espaço e a escrita perpetua idéias.

    ResponderExcluir
  2. Querido mestre!
    Enquanto teço meu comentário, deves estar em sala com teus estudantes exercitando a arte da escrita! Minha história com leitura/escrita, que já te contei pessoalmente e também na tese, vem de um artifício de meus pais durante nossa infância. Éramos três filhos, de seis, dez e treze anos, e ficávamos sozinhos em casa as tardes inteiras, pois pela manhã íamos para a escola. Nossos pais, então, talvez preocupados com a quantidade de artes que três filhos nessa idade possam aprontar, talvez impulsionados pelo desejo de fazer os filhos estudados, nos deixavam cópias para fazer. E nada de brincar enquanto não acabássemos! Copiávamos histórias ou sessões da revista seleções.As vezes eram piadas, outras vezes aventuras... Sei que acabei tomando gosto pela arte de ler aquelas e outras histórias. Já a cópia no caderno de caligrafia, com o objetivo nunca alcançado de domesticar minha letra... Bem, essa é outra história! Um grande abraço e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Mesmo (quase)tardiamente devo dizer que este post é uma excelente dica para quem sonha encaminhar-se na bela empreitada que é a escrita. Um abraço mestre. O Luvander já exercita como tarefa intelectual uma olhada(leitura é mais complexa para sua capacidade de abstração dos códigos na escrita, pela pouca idade) diária neste blog. Para orgulho do pai.

    ResponderExcluir
  4. Várias vezes me pego diante do computador, cheia de ideias na cabeça, sem que o texto saia...De fato, escrever é a parte mais difícil de um mestrado/doutorado e que sem dúvidas pode sim ser aperfeiçoado com a leitura...Nela nos apropriamos das palavras e além de tudo da arte de escrever. Minha meta agora é tentar colocar todas as ideias que surgem, normalmente antes de dormir, no papel e construir uma tese! Será que consigo? =) Abraços professor.

    ResponderExcluir