TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 19 de abril de 2014

19. — ABANDONANDO A RELIGIOSIDADE E ...PRECONCEITOS

ANO
 8
WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR
EDIÇÃO
 2748

Vivemos uma semana muito especial. Mesmo que adjetivada de ‘santa’ nesta semana, neste sábado de aleluia, se cometia [com otimismo usei o tempo verbal no passado] as maiores discriminações e atos de violência. Refiro-me à ‘malhação de judas’. 
Se ontem dizia que neste século 21 cada vez mais parecem se esvair manifestações de religiosidade, parece que preconceitos contra os judeus estão desaparecendo no sábado santo, dia em que as imagem eram desvestidas de roxo e se quebrava os sinais de luto.
Nestes dias é usual interrogações acerca da definição da data da Páscoa e porque e como varia. Há poucas pessoas, quando se faz esta discussão, que fazem a associação de sempre a noite de Sexta-feira Santa ser de plenilúnio, ou seja, a lua é contemplada em sua intensidade máxima (= lua cheia).
A Páscoa ocorre sempre na primeira lua cheia do equinócio de primavera no Hemisfério Norte (ou de outono no Hemisfério Sul). Como o calendário lunar é independente do calendário solar vemos que essa variação é de trinta e quatro dias, ou seja, cinco semanas menos um dia. Como o equinócio (quando temos o dia com 12 horas de sol e 12 horas de noite) de outono (no Hemisfério Sul) é em 22 de março, há a possibilidade de variação entre 22 de março e 25 de abril.
Esta maneira de se definir a data da Páscoa aconteceu em 325, quando ocorreu Concílio de Niceia, tido na história como primeiro Concílio ecumênico. Até então o Cristianismo permanecia tão somente como uma seita do judaísmo tal como os Fariseus, os Saduceus ou os Essênios - os cristãos eram inicialmente conhecidos como Nazarenos -. É a partir deste Concílio que se pode falar em uma Igreja cristã.
Nicéia, atual cidade de Iznik, está localizada na província de Anatólia (nome que se costuma dar à antiga Ásia Menor), na Turquia asiática. Este primeiro Concílio Ecumênico da Igreja, foi convocado pelo Imperador Flavius Valerius Constantinus (285-337). Constantino, estadista sagaz que era, inverteu a política vigente, passando da perseguição aos cristãos, à promoção do Cristianismo, vislumbrando a oportunidade de relançar, através da Igreja, a unidade religiosa do seu Império. Contudo, durante todo o seu regime, não abriu mão de sua condição de sumo-sacerdote do culto pagão ao "Sol Invictus". O Imperador Constantino tinha um conhecimento rudimentar da doutrina cristã e suas intervenções em matéria religiosa visavam, a princípio, fortalecer a hegemonia do seu governo. Assim, buscou com o Concílio a unificação de uma religião oficial para o Império e para tal trouxe propostas as mais diversas.
Uma das propostas de Constantino, aos mais de 300 prelados conciliares foi dissociar a data da celebração da Páscoa da data judaica. Há uma carta, marcada por um repugnante antissemitismo e provavelmente apócrifa, atribuída ao Imperador, da qual transcrevo um excerto, mesmo não crendo em sua autenticidade1. Não podemos, portanto, ter nada em comum com os judeus, porque o Salvador nos mostrou outro caminho; nosso trabalho segue um curso mais legítimo e mais conveniente (a ordem dos dias da semana): e, consequentemente, deste modo, numa adoção unânime, desejamos, caros irmãos, separar-nos da imprópria companhia dos judeus, porque nos é verdadeiramente vergonhoso os ouvirmos se vangloriarem de que, sem sua orientação, não podemos guardar essa Festa. Como podem eles estar corretos, se após a morte do Senhor, não se apoiam mais na razão, senão na violência, já que a ilusão é quem os impele? Como judeus e cristãos observavam o Shabat e participavam das mesmas festividades era preciso demarcar diferenças. Assim, outra decisão deste Concílio de Nicéia consistiu na transferência do dia santo e de descanso semanal guardado pelos primeiros seguidores de Cristo, de Sábado para a Prima Feria, que passou a denominar-se dies domini, daí Domingo.
[1] A íntegra da Carta de Constantino sobre a Celebração da Páscoa está no sítio http://www.veritatis.com.br/doutrina/documentos-da-igreja/6837 (Acessado em 17 de abril de 2014).

3 comentários:

  1. Bom dia, Mestre!
    Interessantes eventos, garimpados dos antigos tempos, mostrando que pequenos atos de pessoas daquela época causaram mudanças que permanecem até os nossos dias, e hoje se apresentam como fatos irrefutáveis e dogmáticos dentro da fé religiosa...
    Mas, esta é a natureza humana, onde a religiosidade e o misticismo sempre encontram espaço...
    A política também...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. A historia do Cristianismo sempre foi coroada de contradições. Agora mesmo nos é anunciado que haverá missa nesse domingo de Páscoa nas mais de 270 paróquias da cidade do Rio de Janeiro para alento dos pobres e necessitados, menos na Arquidiocese onde efetivamente nesse momento existem pobres e necessitados em busca de ajuda...

    ResponderExcluir
  3. Imaginar a Religião desvinculada de interesses(políticos e de poder) é praticamente uma miragem. Me lembro uma passagem ao voltar para minha cidade, depois de alguns anos, ao conversar com um professor aposentado, dono de estabelecimento comercial e pessoa de influência intelectual e na Igreja católica local. Me falou descaradamente: "Mete religião nas tuas aulas. Fala de religião aos teus alunos".

    ResponderExcluir