TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 12 de abril de 2014

12. —CUIDADO! NÃO CONTRAIA WHATSAPPINITE


ANO
 8
www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO
 2741

No retorno de ontem, que correu da maneira desenhada, uma vez mais em papos com meus vizinhos de voos, amealhei saberes conversando com uma jovem oftalmologista carioca que vai bimensalmente a Boa Vista para tratar retinas, com um comandante de avião e com um produtor de frangos. Encanta-me saber dos fazeres de outros.
Nesta manhã de sábado tenho atividade quinzenal no Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista do IPA.
Ofereço, em cima de uma muito continuada observação de pessoas digitando em smartphones, em toda a parte, um texto de Stefanie Silveira publicada na Folha de S. Paulo
Do dia 07ABR14.
Teclar demais no celular pode causar "WhatsAppinite" Uma mulher de 34 anos recebeu o diagnóstico de 'WhatsAppinite', inflamação nos polegares e punhos pelo uso excessivo do smartphone e do aplicativo de mensagens de texto WhatsApp. O caso foi descrito na revista de medicina "The Lancet" por uma médica da Espanha.
A paciente chegou ao hospital com fortes dores nas mãos e relatou que, na véspera de Natal, ficou trabalhando, por isso no dia seguinte passou cerca de seis horas trocando mensagens de boas festas.
O movimento contínuo e repetitivo com os polegares causou a 'WhatsAppinite'. O tratamento prescrito foi abstinência total do telefone, além de anti-inflamatórios.
A inflamação nos músculos da região da mão e antebraços pelo uso de dispositivos tecnológicos não é nova. Na década de 1990, médicos relataram a 'Nintendinite', ou 'Nintendo thumb', diagnosticada em usuários constantes de videogames. Nos anos 2000, veio a 'BlackBerry thumb' e a 'Tendinite de SMS', que ocorriam nos donos dos primeiros celulares.
Segundo o ortopedista Mateus Saito, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da USP, a 'WhatsAppinite' é mais comum do que se imagina e o número de pessoas atingidas cresce diariamente.
"Muitos profissionais tentam transformar o smartphone num escritório portátil, mas esses aparelhos não estão adaptados a um uso tão constante e repetido."
Saito ressalta que uma das formas de evitar problemas é utilizar smartphones e tablets para consumir informação e não para produzir textos longos.
"A interface desses aparelhos ainda precisa melhorar. Não dá para substituir um computador quando se quer saúde para as mãos."
O fisioterapeuta Rodrigo Peres diz que, para usuários constantes de dispositivos móveis, é importante fortalecer os músculos.
"Exercícios localizados e fisioterapia ajudam a reduzir as dores." Outras dicas são alternar as posições de uso e usar compressas geladas para amenizar o processo inflamatório.
O ortopedista José Ribamar Moreno, especialista em dor, recomenda que, caso seja necessário teclar por mais de 45 minutos, sejam feitos intervalos de 15 minutos. Segundo ele, há fatores que podem gerar mais risco de desenvolver tendinite.
"Gravidez, obesidade, estresse, tabagismo e sedentarismo são fatores de risco. É importante não somar fatores."
O médico ainda ressalta a importância do diagnóstico de "WhatsAppinite", que ligou a dor ao uso de um dispositivo específico. "O interessante do diagnóstico é que a autora conseguiu fazer a relação direta do uso no WhatsApp e do quadro que apareceu logo em seguida. Foram seis horas diretas de uso do app, um fator que desencadeou a tendinite."
Apesar do problema, a paciente diagnosticada com "WhatsAppinite" não cumpriu a indicação médica e voltou a enviar mensagens pelo aplicativo na véspera de Ano Novo.

3 comentários:

  1. Qualquer coisa que se use continuamente de forma indiscriminada vai trazer alguma consequência, muitas vezes não benéfica. Penso ser algo natural e compreensível. Requer-se o uso moderado, principalmente no que diz respeito às novas tecnologias. Estas que trazem na sua configuração elementos que provocam verdadeiro fascínio, principalmente dos mais jovens. O que pode levar a uma prática viciante.
    Grato pelas informações e um bom sábado.

    ResponderExcluir
  2. Se formos considerar o uso exacerbado dos celulares, tablets e afins, ainda haverão mais diagnósticos de "WhatsAppinite"

    Um abraço da amiga manauara

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o mal maior se deva na substituição do contato tradicional por essas novas formas. As pessoas viram verdadeiros beocios ambulantes alienados a tudo e a todos.

    ResponderExcluir